domingo, 26 de julho de 2020

Escute ao seu redor


Não sou nenhum profissional de gravação, aliás estou bem distante disso....Aliás, existem 6 segredos de uma boa gravação que os profissionais "não revelam" só enrrolam quem está aprendendo (falo isso de experiência própria) são eles:

1) O tipo da acústica do estúdio que gravaram.
2)Os instrumentos e equipamentos usados
3) O que usaram pra gravar (se foi digital ou analógico)
4) Por onde o som passou e foi processado (entrada e saída)
5) O mixer (volume,pan e equalização) e lógico a masterização (processo final)
6)Com o que eles "abrem o som" (equalizador?compressor?)

Por isso uma das coisas que aprendi é sempre escutar as referências. Apesar de não ter nem um 1/4 dos equipamentos necessários para gravar, aprendi que escutando a gente aprende. Quando me pedem tirar uma música uma das coisas que faço é dormir escutando a mesma para que a "música entre na minha cabeça" em gravação além de fazer isso, eu pego um "analisador gráfico" de alguma música "bem gravada" e acompanho no mesmo o andar dela. Compicou? Vou explicar...
Todo instrumento possue um frequência: bumbo e o baixo é grave, a caixa é médio grave, a guitarra e o teclado são grave,médio e agudo, o xipo é agudo, a voz é medio grave e agudo e assim por diante...O que faço é simples:
1)Pego um analisador de espectro (Spectrum Analyser)
2)Escolha uma(s) Música(s) para referência.
3)Coloco a música no meio (onde ela está toda mixada) e congelo o spectro. (Figura abaixo)
4)Após isso, coloco em "solo" a pista que gravei, e vejo onde o espectro da pista está batendo (figuras abaixo) no espectro congelado.















(CLIQUE NA FIGURA PARA AMPLIAR)



isso não é uma regra geral e nem te ajuda a ter um som de estúdio grande.... Mas irá ajudar o som gravado em casa, soar diferente dos outros sons gravados em casa e talvez até de estúdios pequenos. Aliás quem tiver uma pista destes "6 segredos" me fale!!


Abraços!


Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog Palco KH
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850 (pelo menos era)
Contato:
rafael.kh@gmail.com
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segunda-feira, 22 de junho de 2020

Mixagem:Os 7 anões do Barulho




Tubby (Denso, Pesado)
Encontrado nas frequências: Sub Grave
Grave, vagoroso e raramente em movimento, é um aliado formidável se fazer uma música dançante. Quando o “Tubby” fica fora de controle, ele tem um mau hábito de ir ao encontro das frequências fundamentais da mixagem esmagando tudo que encontra em seu caminho.

Muddy (Turvo, Confuso)
Encontrado nas frequências: Grave
Claro, você pode ouvi-lo, mas o que ele está dizendo? 
Quando ele está no lugar impulsiona o som e quando está fora tem embaraça (deixa tudo confuso) o mesmo.

Boxy (quadrado)
Encontrado nas frequências: Médio Grave
Este anão certamente não sofre de claustrofobia. “Quadradão” ama o congestionamento de espaços fechados e muitas vezes é criticado por sua falta de abertura. Quando há oportunidade, o “Boxy” irá remover todas as letras do alfabeto do seu som, além das vogais "" um "o" e "u".

Honky (corneteiro)
Encontrado nas frequências: Médio
Este falastrão gosta de emprestar até mesmo para as melhores das mixagens seu som de “corneta” e essa é sua única função no som mesmo quando não queremos.
É o responsável por 99% dos estragos num música.

Barky (Tagarela)
Encontrado nas frequências: Médio Agudo
Ele não é tímido nem por um instante. “Barky” é bem agressivo e sempre quer impor seu ponto de vista na frequência.
Assim como o “Honky” é o responsável por 99% dos estragos num música e difícil de controlar.

Edgy (Gaiato)
Encontrado nas frequências: Agudo
Sempre associado aos guitarristas e aos vocalista que gostam de tocar gaita de boca, “Edgy” sempre adora ser o centro das atenções e geralmente fica furioso quando isso não acontece. Gastasse muito tempo com esse camaradinha e que é o responsável pela fadiga nos nossos ouvidos nas intermináveis sessões de mixagem.

Sibilant (Sibilância)
Encontrado nas frequências: Agudo Alto
Parceiro de longa data do “Tubby” nas músicas dançantes. “Sibilant” adora fazer barulho.
É um carinha extremente necessário para os sons de “pratos, loops e sintetizadores” e também para destacar e abrir o som.
Porém quando sai fora de controle faz mais estragos que qualquer um dos anteriores!

Aconselho você imprimir aquela tabela do anões! Pode sem muito útil!

Tradução
Rafael o KH
Autor do blog Palco KH!

Nota do Tradutor: 
Toda a matéria foi lida em inglês e traduzida objetivamente pois a tradução 
ao pé da letra não tem muito sentido para nós brasileiros.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Vídeo Aula: experimente essa ordem de plugins com compressor e equalizador!

Salve Músiconauta!
Olhando como sempre no "You Tube" achei um vídeo bem
legal sobre uma dica "de ordem de plugin", nesse caso como colocar
o "equalizador" numa ordem que ressalte os agudos, não importando o plugin;
Para mim a dica do "compressor" antes do equalizador é ótima para corrigir
muitos erros de "abafamento". Embora o compressor "multibanda" faça isso, a diferença
é que aqui apenas as "frequências" erguidas no equalizador passarão pelo compressor!
Experimente!



Não se esqueça de escrever no canal do Jorge Esteves

 Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog Palco KH
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terça-feira, 26 de maio de 2020

10 dicas de mixagem do Site Dawsons traduzidas e comentadas

Há muito tempo não fazia traduções nem de livros e nem de sites. Porém achei essas dicas no site https://www.dawsons.co.uk muito interessantes para quem grava em todos os níveis (do amador ao profissional) e que poderá ser muito útil nas suas futuras produções.
Para quem sabe inglês e quer ir direto no site este é o link da postagem original.
A tradução também coloquei de acordo ao português para ser melhor compreendida!

Boa leitura!


 1. Verifique a fonte!
Antes mesmo de tocar um fader (um fader virtual dentro de uma DAW ou de outra forma), certifique-se de ter gravado cada instrumento com uma melhor qualidade possível.
A mixagem é uma experiência totalmente diferente quando tudo já soa bem, uma mixagem áspera com apenas os níveis ajustados aproximadamente e nenhum efeito já soará de alguma alguma ideia de como faze-la. Nunca pense "Eu vou consertar isso na mixagem", porque você acabará com algo que é, em última instância, um compromisso. Para aqueles que gravam através de microfones, você pode alterar o som de gravação  movendo apenas microfone um pouco do que gastar horas tentando processando e ajustando o som!

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Mixagem: Equalização: "Aumentar ou não aumentar as frequências, eis a questão!"

Aqui é uma questão ainda polêmica!!
Porque ainda é uma fator de "tentativa e erros".
Já comentei sobre aquela história do campo estéreo (do som abafado e pesado) , agora vou comentar sobre o aumento das frequências numa mixagem final. Todos os produtores e gravadoras procuram conseguir um som decente pra sua(s) música(s) maioria dos profissionais acham que você deve "pagar" um estúdio de ponta com equipamentos "top" para não precisar ficar "subindo e diminuindo" frequências num equalizador pois teoricamente você pode matar o som dos instrumentos que já equalizou na mixagem mas nem todos podem pagar um estúdio com Sala Branca para fazer isso!
Então vale apena apelar para dois "milagrosos" plugins: compressor e equalizador ou ainda o que uni os dois que é o compressor de multibanda. Tem uma história que conto sempre que uns amigos que gravaram num estúdio em 2005 usando os seguintes equipamentos:

Voz - Microfones Behringer e Shure
Guitarra - Ibanez JS com Amplificador Line 6 Flextone
Baixo - Tobias com cabeçote Hartke
Teclado - Korg Trinity
Bateria - Itama linha pro com microfones Behringer

O Computador usado na época era um Pentium 4, com placa de som delta e periféricos filtro como compressores, crossover, equalizador, etc...

sábado, 9 de maio de 2020

Mixagem e Gravação: 10 dicas para uso com fones de ouvido

Salve Músiconauta!
Gravar e Mixar é uma coisa chata!
Sim! Porque isso requer tempo, estudo, atenção, dedicação e muito ouvido!
Para aqueles que se aventuram a fazer isso não basta a enxurrada de informações ou cursos que temos por aí, também precisamos de algo bem crucial: ouvir o seu trabalho!
Porém como fazer isso quando moramos num apartamento ou condomínio? Quando não podemos usar a "toda" nossos monitores de referência? Para isso se apela para um acessório simples e essencial: o bom e confiável fone de ouvido!
Porém não são todos os fones de ouvidos que servem para fazer uma mixagem ou definir os timbres de uma gravação, por isso abaixo você irá tomar conhecimento de 10 dicas para uso com fones de ouvido para conseguir fazer sua produção sem incomodar ninguém!

Dica importante!
O ouvido vicia muito mais rápido com uso dos fones!
Por isso se normalmente damos uma pausa de "quinze minutos" para os ouvidos voltarem ao normal  usando monitores de referência, com o uso dos fones é melhor fazer uma pausa de  "meia hora".
Cuidado com o volume! Pois os fones atacam diretamente o tímpano!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Música Pay Taxes Money!

Salve Músiconauta!
Se você é músico e está trancando em casa só tem três alternativas:
Estudar, gravar ou fazer Lives (ao vivo). No meu caso com "vírus ou sem vírus" eu continua gravando. A música de hoje chama-se Taxes  Money ou traduzindo "Dinheiro de Impostos" e irá fazer parte de outra animação de opera rock que estou desenvolvendo. Enquanto você escuta a música irei dar mais detalhes dessa gravação:



A Primeira coisa para quem notou se trata de uma fake live, inclusive eu brinco que foi gravado no único festival de música permitido nos tempos de de quarentena que é o Maired Festival que é um trocadilho para My Head logo a tradução seria Festival da Minha Cabeça!! Bom clickbait não acham?