sábado, 9 de maio de 2020

Mixagem e Gravação: 10 dicas para uso com fones de ouvido

Salve Músiconauta!
Gravar e Mixar é uma coisa chata!
Sim! Porque isso requer tempo, estudo, atenção, dedicação e muito ouvido!
Para aqueles que se aventuram a fazer isso não basta a enxurrada de informações ou cursos que temos por aí, também precisamos de algo bem crucial: ouvir o seu trabalho!
Porém como fazer isso quando moramos num apartamento ou condomínio? Quando não podemos usar a "toda" nossos monitores de referência? Para isso se apela para um acessório simples e essencial: o bom e confiável fone de ouvido!
Porém não são todos os fones de ouvidos que servem para fazer uma mixagem ou definir os timbres de uma gravação, por isso abaixo você irá tomar conhecimento de 10 dicas para uso com fones de ouvido para conseguir fazer sua produção sem incomodar ninguém!

Dica importante!
O ouvido vicia muito mais rápido com uso dos fones!
Por isso se normalmente damos uma pausa de "quinze minutos" para os ouvidos voltarem ao normal  usando monitores de referência, com o uso dos fones é melhor fazer uma pausa de  "meia hora".
Cuidado com o volume! Pois os fones atacam diretamente o tímpano!

1. Tipos de fones de ouvidos
Os fones de ouvidos podem ser:
in ear (no ouvido) que é o mais usado quando usamos por exemplo nosso celular e que fica escondido em nossa orelha; closed back (parte de trás fechada) que é o "grande mais comum". A parte onde fica as orelhas é fechada;
open back (parte de trás aberta) que é o mais aconselhável para quem quer fazer mixagens pois as aberturas na orelha ajudam a destingir o som ambiente do som que você está ouvindo no fone de ouvido.

2.Escolhendo o seu fone de ouvido
Primeiramente um fone de ouvido para se usar para gravar e mixar não é aqueles quem veem juntos com seu celular, ou ainda aqueles grandes que você compra por uns R$50,00 pois um "fone de ouvido" para estúdio Alguns fones de ouvido como o Behringer HPS5000, Behringer XPX 6000 ou AKG A52 sai entre R$200 a R$350 (dependendo muito do câmbio atual).
Outros como o AKG K240, Philips Fidelio L1 ou Audio Technica Ath-m40x saem entre R$ 450 a R$ 600 e por fim fones como Audio Technica Ath-m50x, Beyerdynamic DT990 Pro ou Shure SRH1840 podem variar de R$1000 a R$ 3000!
Daí você se pergunta o porque disso? Pelo fato de que "fones de ouvido de estúdio" .
Além do mais, esses fones tem uma "resposta real" entre 30 Hz e 22 kHz e os fones "normais" geralmente possuem apenas essa resposta entre 40 kHz e 16 kHz. A minha sugestão é que a menos que você precise fazer tudo em silêncio (como por exemplo quem mora em apartamento) é gastar mais num ótimo fone ouvido do que num "monitor de áudio".
Agora se você não precisa ser tão silencioso, é melhor comprar um fone de ouvido
bom e gastar mais num "monitor de áudio".

3.Como a música funciona dentro da sua cabeça
Se você estudar um pouco anatomia (na verdade mais a parte de anatomia com música) irá descobrir que nossa cabeça é uma "caixa acústica". Tudo que ouvimos, entra em nossos ouvidos e som
ecoa nos tímpanos que será transformado em informação para nosso cérebro.
Quando escutamos o som nos falantes percebemos a profundidade, as frequências e a altura de todos os instrumento em relação a voz. Quando escutamos com os fones a única coisa real é o "pan" (campo estéreo) e o resto fica tudo parecendo o mesmo volume pois o som está praticamente dentro do nosso ouvido e isso nos leva ao outro item.

4.Porque o que você ouve no fone de ouvido nunca sai direito nos falantes!
Como expliquei no "item 1" os fones de ouvido do tipo open back são projetados para mixagem, contudo as aparências citadas no "item 3" ainda continuarão em evidência.
Com o fone como nossos tímpanos estão em contato direto com o som ele parece vir de "dentro de nós" (sem os fones o som parece estar na frente da nossa cabeça) e isso altera
toda nossa percepção menos é claro com o "pan" e por último a própria cabeça é uma "caixa acústica" você nunca notou que a voz que você fala não é a voz que você ouve por dentro?
Geralmente quando mixamos com fones precisamos ficar conferindo como está saindo também nos monitores pois a maioria das vezes uma coisa que fica boa no fone não fica boa nos falantes.
É preciso chegar num equilíbrio onde a música soe igual (ou próximo) tanto nos fones quanto nos falantes.

5.Peso nos médios
Uma coisa sobre usar fones de ouvido é sempre bom ter um "spectrum analyzer" (analisador de espectro) para ver como seu som está se comportando em relação as frequências.
Fones de ouvidos "não profissionais" tende sempre a serem "graves médios" ou seja, há muita resposta entre 120 Hz e 2.4 kHz e pouca resposta nas demais frequências e isso
não quer dizer que seu fone de ouvido "profissional" tem todas as frequências equilibradas pois muitos também puxam só para os médios.
Isso acontece porque nossos ouvidos escutam todos os médios, enquanto o grave sentimos mais com o corpo e os agudos sentimos mais acima da cabeça por isso quando for mixar em fone
lembre-se que a primeira coisa que seu ouvido vai fazer é colocar "peso nos médios"!

6.Pan verdadeiro, equalização e distância falsos
O termo PAN OU PANNING é um comando presente em aparelhos de som estéreo, DAW, programas que consiste ouvir somente um dos lados do "campo estéreo" ou seja, ou você ouve o lado esquerdo ou lado direito.
Numa mixagem é ele que determina se por exemplo, a guitarra limpa vai ser mais presente na direita, enquanto a caixa da bateria terá mais foco para esquerda e voz no centro.
O fone de ouvido é a melhora maneira para ouvir como se comporta seu pan pois os balanços são reais (isso porque monitores de audio podem puxar um pouco para cada lado) porém
já as frequências, distância e volumes da música podem dar um falsa ilusão que tudo está "soando bem" como expliquei no "item 4".

7.O mono em fones
O fone de ouvido quando o pan está "no centro" não diferencia se o som é estéreo ou mono, fazendo com que ambos saiam iguais em seus falantes e por isso
não é aconselhável tentar mixar em mono nos fones, pois você pode fazer com o que o som fique fraco ou fora de fase na hora que você distribuir o pan.

8.Gravando instrumentos
Muitas vezes o timbre que está ótimo no fone vira uma porcaria quando se ouve nos falantes!
Essa é uma grande reclamação principalmente de guitarristas e tecladistas.
Meu conselho é que você primeiro defina o timbre do instrumento fora do fone de ouvido, pois no fone de ouvido ele tem a tendência de quase nunca dar certo, pelo menos para quem não está acostumado.

9.Gravando vocal
O único cuidado ao gravar o vocal seria os "vazamentos" ocasionados pelos fones.
Alguns deles quando bem ajustados ajudam a música a ganhar mais corpo no resultado final.
A maioria só atrapalha quando se comprime a voz.
O melhor mesmo é sempre limpar as pausas, usando um noise gate ou melhor ainda silenciado as mesmas manualmente.

10.Cuidado com seu ouvido!
Novamente, tenha cuidado com o tempo que você fica gravando ou mixando com fones de ouvido!
As células do ouvido quando você perde algumas muitas vezes não tem como recuperar sem contar
que os altos volumes podem gerar um "zumbido eterno" (faz dois anos que estou com esse problema) e uma dica de saúde é  que ao mixar usando fone de ouvidos, no outro dia limpe os mesmos pois a cera só acumula quando forçamos o aparelho auditivo!


Ótimas Gravações!


Postado por:
Rafael "O KH" Dantas

Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

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