quinta-feira, 1 de julho de 2010

Gravação para principiantes: 10 perguntas sobre DAW (Programa Multi Pista)





Pra começa, DAW (Digitação Audio Workstation) aqui no Brasil tem vários significados: programa multipista (que era o que eu conhecia até saber que o temo correto era DAW), programa de gravação, programa de gravação de estúdio, etc....
Essa postagem vou fazer justamente para os que me perguntam como funciona uma DAW, porém vou lembrar você que você deve escolher seu(s) programa(s) e estuda - ló bem.

1) O que é multi track?
Provavelmente fosse já viu uma mesa de som (também conhecido como mixer). Já notou que ela tem vários botões e separados pelo número 1, 2, 3 e assim por diante? Isso é porque uma mesa de som é multitrack ou seja, “multi pistas”. Uma DAW se basea nesse periférico. Como mostra a figura abaixo:


(CLIQUE
PARA AMPLIAR)







Compare que as funções da mesa de som aparecem também no mixer virtual do Sonar.

2) Posso fazer numa DAW o que faço com uma mesa de som?
Sim. Basicamente tudo. O rack de uma mesa (onde contém o compressor, crossover, equalizador, etc..) pode ser substituído por plugins. Porém de uma olha antes na pergunta 8.

3)O que devo ter para rodar um DAW?
Um computador e uma placa de som. Antigamente era um parto fazer um DAW rodar, porque só as placas caras tinham “full duplex” (rodar, tocar e gravar ao mesmo tempo) mas desde 2001 isso é padrão nas placas de som (por isso se você não consegue ouvir e gravar ao mesmo tempo algo está errado no seu computador, clique aqui para saber mais). O equipamento que você tem depende de você (mesa de som, microfone, placa de som, etc...), porém lembre-se que quanto melhor o computador, melhor ela irá rodar.

4)Qual programa escolher?
Depende do seu gosto e bolso. Hoje em dia a DAW gratuitas que não devem aos programas pagos porém nenhum programa é igual o outro principalmente na parte dos plugins (link). Algumas são fáceis de aprender, outras complicadas porém uma coisa digo: quando se aprende uma bem, nas outras só mudam as posições dos comandos que você já conhece.

5)Quais as DAW mais usadas?
Segundo o site Top Ten essas são as DAWS mais usadas nos EUA (acho que muda a posição um pouco no Brasil, mas são essas também):

1.FL Studio 8.7 (Fruty Loops)
2.Abelton Live
3.Cubase 4 e 3 SX
4.Apple Logic Studio
5.Cakewalk Sonar 7
6.Pro Tool
7.Reason 4
8.Sony Acid
9.Adobe Audition
10.Nuendo

Dessas dez as que uso são a 1º, 5º e 8º. Sony Acid é uma DAW muito fácil de aprender.

6)Latência, dropout e firewire
Antes continuar, você deve saber das 3 coisas que enchem o saco de quem grava com uma DAW:

Latência: Lembra do vídeo do Sanduíche? Foi ocasionado por erro de latência. Isso é como um delay: se cria através do tempo de atraso de um sinal. Para resolver isso você deverá ter um domínio da sua DAW na parte de “configuração” para saber onde é o menu de “latency”. Geralmente deixa-lá em “auto” ou 128 ms resolve o problema. Porém há um detalhe: a maioria das DAW se configura automático a latência da placa de som, caso a DAW que você escolher não faça isso, te sugiro a mudar. Uma das compras mais inúteis que já fiz foi o Sony Acid 6.0. Apesar de ser ótimo para manipular VSTi toda vez que usava a latência nunca fechava! Hoje em dia, só o uso para fazer playback com os VSTi. Clique aqui para saber sobre isso.

Dropout: para que vai começar não se preocupe que esse é o pesadelo mais comum de quem trabalha com áudio. Todo mundo dá uma explicação “super detalhada” sobre dropout mas a verdade é que: dropout é quando a DAW não consegue tocar e gravar ao mesmo tempo porque a memória extendida e a CPU do computador estão esgotados! Você perceberá isso quando o campo “CPU” da sua DAW (procure se localizar onde é) chegar em 90% ou 100% que dizer que o computador está “estagnado” (devido a várias coisas que você está fazendo ao mesmo tempo) ou plugin é tão “pesado” que seu computador não tem como roda-lo. Na pergunta 8 vamos ver isso em detalhes.

Firewire: você instala sua DAW, você tem um “super computador” e na hora de fazer o programa rodar ele diz “no firewire soundboard detect” (Placa de som firewire não encontrada” e que diabos é isso? Essas placas de som são placas que rodam pelo sistema firewire, ou seja a integração de dados em “tempo real” (basicamente usa pouca CPU) por isso se você escolher uma DAW dessas, não tem jeito: vai ter comprar uma placa de som firewire. Veja aqui os preços pra ter uma idéia.

7)Quantas coisas dá pra fazer ao mesmo tempo com uma DAW?

Dá pra gravar, reproduzir, reproduzir enquanto grava, da para colocar um plugin em tempo real, passar o mesmo antes, da pra usar midi, metrônomo, dá para o midi usar Vsti ou DXi como sistema de timbres, algumas você pode fazer surround ou mexer com filmes, dá para usar umas 200 pistas de uma vez, etc... Se não fosse por um detalhe: isso é um programa de computador.
Podem falar mal daqueles grandes estúdios onde há “milhares” investidos em equipamentos analógicos como: DAT, compressores, câmaras de reverb/delay, Mesa de som de 64 canais, crossover, equalizadores, estágios... Você pode acionar tudo isso ao mesmo tempo em tempo real que o som irá gravar ou reproduzir normalmente. Num computador tudo se limita ao desempenho do mesmo (Desde a CPU até a placa de som que está usando) pois todos periféricos são substituídos por plugins. Você pode ter até equipamentos para gravação porém a reprodução irá sempre depender do desempenho do computador e do estiver instalado nele.

8) Máster e Bus
Você irá ouvir muito sobre isso... Máster é seção principal de plugins, bus são alguns pistas que usam um plugin em comum. Por exemplo, no máster vai um limiter no bus vai um reverb.

9) Qualidade de som.
A qualidade de som nada tem haver com o programa ou com os plugins. A qualidade som vem da placa de som.

10)Mãos a obra!
Escolha sua DAW!
No meu curso de gravação para iniciantes, você entenderá melhor.

Então? Escolha seu programa e ótimas gravações!
Abraços!

Nenhum comentário: