terça-feira, 26 de maio de 2020

10 dicas de mixagem do Site Dawsons traduzidas e comentadas

Há muito tempo não fazia traduções nem de livros e nem de sites. Porém achei essas dicas no site https://www.dawsons.co.uk muito interessantes para quem grava em todos os níveis (do amador ao profissional) e que poderá ser muito útil nas suas futuras produções.
Para quem sabe inglês e quer ir direto no site este é o link da postagem original.
A tradução também coloquei de acordo ao português para ser melhor compreendida!

Boa leitura!


 1. Verifique a fonte!
Antes mesmo de tocar um fader (um fader virtual dentro de uma DAW ou de outra forma), certifique-se de ter gravado cada instrumento com uma melhor qualidade possível.
A mixagem é uma experiência totalmente diferente quando tudo já soa bem, uma mixagem áspera com apenas os níveis ajustados aproximadamente e nenhum efeito já soará de alguma alguma ideia de como faze-la. Nunca pense "Eu vou consertar isso na mixagem", porque você acabará com algo que é, em última instância, um compromisso. Para aqueles que gravam através de microfones, você pode alterar o som de gravação  movendo apenas microfone um pouco do que gastar horas tentando processando e ajustando o som!

2.Começe sempre neutro
Muitas vezes, especialmente quando grava em um estúdio em casa, você tenderá a se misturar grosso. Embora você possa querer saltar essa versão áspera para referência, quando você começar a mistura final, idealmente você deve reiniciar a mesa. Isso significa configurar todos os faders em zero, desligar todos os efeitos e desligar todo o EQ. Isso significa que você pode se concentrar em todas as partes em detalhes, desde o início do processo.

3.Deixe um volume razoável
As orelhas ficam cansadas quando submetidas a altos níveis de ruído. Quando o fazem, eles são muito inúteis quando se trata de fazer julgamentos críticos em sua mistura. Já terminou de trabalhar em uma pista um dia pensando que era ótimo, depois ouviu isso no dia seguinte e ficou horrorizado com o quão ruim era? Isso porque seus ouvidos estavam cansados. Com o pior, você pode se virar, digamos, um vocal até o final, e não ouvir nenhuma diferença. Por esse motivo, você deve se misturar em um nível razoavelmente baixo. Desta forma, levará mais tempo para que seus ouvidos se cansem. Apenas gire tudo de vez em quando para verificar a energia em alto volume. Você também deve tentar fazer um intervalo cada poucas horas pelo menos. Se você está se misturando para clubes e grandes sistemas de som, é provável que você queira ouvir em volumes maiores. Nessas situações, você precisará quebrar mais regularmente.

4.Mantenha os "faders" longe do pico
Quando algo está muito quieto, a tentação é transformá-lo. Ao misturar, isso é um erro. Muito rapidamente, os níveis dos canais e as saídas mestres serão dançando na área vermelha do medidor - não é bom. Em vez disso, puxe os faders do canal para baixo. Este nós, você irá preservar o espaço livre e evitar recortes.

5.Corte não aumente!
Da mesma forma, ao usar o EQ, é muito melhor cortar frequências do que aumentar.
Todo impulso aumenta o ganho e, portanto, ocorre algum espaço livre. ]
Cortar frequências em torno da banda que você deseja enfatizar é uma estratégia muito melhor, e faz uma mistura mais gerenciável, com menos "desordem".

6.Menos é mais
A força dos sistemas de gravação baseados em computador é que é muito fácil voltar e adicionar novas peças. O problema com os sistemas de gravação baseados em computador é que é muito fácil voltar e adicionar novas peças. Quando você pode potencialmente fazer qualquer coisa com seu equipamento doméstico, sempre há uma tentação de continuar adicionando e adicionando.

NÃO FAÇA !!
Pense nisso como cozinhar - um pouco de sal e pimenta e algum manjericão fresco pode desbloquear o sabor de um molho de macarrão simples. Comece com ervas, especiarias, mais sal e mais pimenta, e você acabará com uma bagunça desagradável e confusa. Ao misturar, menos componentes bem projetados serão quase sempre melhores do que uma enorme pilha de peças. Continue perguntando-se "isso aumenta o efeito que eu estou procurando, ou tire isso?"

7.Use o reverb com cuidado!
Dos erros mais comuns que os engenheiros inexperientes fazem é afogar tudo em reverb. É fácil ver por que o reverb parece ótimo. Contudo.
Muito reverb pode fazer com que as coisas soam muito confusas muito rapidamente. Pense se assim, se você estivesse sentado ao lado de alguém na sua sala da frente enquanto eles falavam com você, sua voz teria pouca reverberação natural, e assim seria claro e inteligível. Se eles estavam falando com você do outro lado de uma enorme caverna subterrânea, a reverberação "borraria as bordas" de seu discurso, tornando muito difícil ouvir nada de forma clara. Outra maneira fácil de pensar sobre isso é que quanto mais reverb algo tiver, mais adiante na mistura parecerá ser. Sons mais secos parecerão estar mais perto do ouvinte. A menos que você esteja olhando para você usar o reverb como um efeito muito óbvio, uma boa regra é ajustar reverb para que você não perceba que está lá até você pressionar bypass - e então é óbvio. Experimente, e você vai ouvir o que quero dizer ...

8.Duck (baixo com o bumbo)
Uma das áreas mais problemáticas de uma mistura pode ocorrer entre o baixo e o kick drum. A questão surge porque esses dois sons geralmente ficam sentados na mesma faixa de freqüência. Você também não classificará nenhuma das frequências mais baixas de qualquer um, já que de repente elas ficam suaves - então, o que você faz? É aqui que o encaminhamento da cadeia lateral é mais utilizado. Normalmente, um compressor funciona usando o nível do sinal de entrada cruzando um limite pré-definido como um gatilho para reduzir o nível do mesmo sinal. Compressores com entradas de cadeia lateral permitem que o usuário desencadeie a compressão do sinal de entrada através de outra fonte. Isso pode reduzir temporariamente o nível do sinal em um momento escolhido. Com baixo e kick drum, o método mais comum é usar um compressor na parte de baixo, com um sinal auxiliar do tambor de arranque roteado para a cadeia lateral. Alguns ajustes de limiar, relação, ataque e decadência, e você poderá ouvir ambas as partes com clareza, sem compressão visível.

9.Sempre fique verificando
É fácil fazer parte de um solo e passar uma idade EQing, e conseguir que a gravação individual soa incrível, apenas para não-solo, e achar que não se encaixa. Por esse motivo, você deve continuar verificando como algo soa na mistura inteira, ou se faz parte de um grupo (como um som de bateria ou parte de uma seção de latão, por exemplo), dentro do grupo também.

10.Ouça a mixagem em vários falentes possíveis!
Já notou que em grandes estúdios eles têm muitos conjuntos diferentes de falantes na sala de controle? É assim que a mistura pode ser verificada na mais ampla gama de altifalantes de reprodução possíveis. Embora a maioria das pessoas não tenha um conjunto de monitores principais, eles terão muitos dispositivos de reprodução.
Verifique a sua mixagem através de tudo o que você pode - alto-falantes de TV, hi-fi, alto-falantes do computador, estéreo de carro, iPod, fones de ouvido ... Sua primeira referência deve ser idealmente um bom conjunto de monitores de estúdio .
Ouvir uma mixagem através de alto-falantes diferentes é uma experiência muito reveladora.
Antes de começar a desmontar a sua mistura para que pareça bem em um par de alto-falantes para PC, lembre-se - a ideia é que isso soa tão bom quanto possível em todos os alto-falantes, então sempre haverá um elemento de compromisso.
Pense em onde você pretende que a faixa seja mais tocada, e coloque a maior prioridade em conseguir que saia direito nesses alto-falantes. Existem infinitas maneiras de criar grandes misturas e, como acontece com toda a música, realmente não existe uma maneira correta de fazer as coisas. No entanto, essas dicas devem fornecer algumas orientações úteis.


Assinaturas: Ótimas Gravações!
Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog de gravação musical Palco KH, do blog de "histórias" Adult Stories e Jovem & Adolescente nos anos 90!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

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