sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Como criei o vídeo: Jogos dos anos 90 - Duke Nukem

Conforme já tinha comentado no vídeo anterior...
Hoje vou explicar um pouco como faço as publicações para meus canais de vídeo. Como exemplo vou usar um vídeo que acabei de postar falando sobre um dos jogos que mais gosto dos anos 90, o renomado "Duke Nukem". Dê uma olhada enquanto a postagem rola após o vídeo:



Criando o vídeo A primeira coisa antes do vídeo foi cuidar da trilha sonora. Pra mim uma trilha sonora pode terminar o "desenvolvimento" do vídeo, mas isso deve se o fato que sou músico, por exemplo, se você for desenhista, talvez prefira primeiro começar com seus desenhos. Se você for um editor de vídeo, talvez prefira começar pela imagens. Nesse caso não fiz nada mais. Eu peguei uma das "inúmeras Midis" do tema da internet, e dei uma repaginada. Coloquei uma guitarra real mesclada com sintetizador do tipo Synthbrass, alguns sinos, um baixo sintetizado e a voz do personagem mesclando com o tema. A bateria ficou por conta de um plugin gratuito que simula a Roland DR909 (pode baixar aqui) os outros VSTi todos tem no Fruit Loops como o Sitrus, Poizone e Toxic. Após isso foi é  hora de fazer o vídeo.
Alguns vídeos sou mesmo jogando, outros retirei da internet. Nesse caso você deve ficar atento a "marca da água" se tirar um vídeo da rede, pois se não estiver especificado de onde ele veio, quem colocou a marca da água pode dar um strike no seu vídeo! Contudo não basta apenas a marca, tem que ser uma empresa que faz isso.  Esse vídeo fiz sem roteiro, ao contrário de outros. O que fiz antes foi uma pesquisa com dados sobre o jogo, porém a maioria veio tudo das minhas lembranças e fatos que me recordava durante os anos sobre o mesmo. Os programas que usei para editar o vídeo foram Gimp 2.10, Wondshare Filmore, OBS Studio (gravador de tela) e Synfig Studio.

Strike ou BAM 
 Embora os canais com menos de 1k seguidores não demonstre tanto perigo, a partir de 50k a coisa pode mudar bastante de figura. Acontece que vídeos com logomarcas, marcas d´água ou até mesmo pelo simples fato de conteúdo podem derrubar um canal. Porém não é tão simples dar um strike como muita gente acha. Primeiro além do seu canal, você precisa de CNPJ e logo você deve ter uma empresa. Segundo a plataforma irá lhe pedir "o crédito de direito autoral" do seu vídeo e se você fez e não reivindicou pelo menos um "copyright" as chances de tirar do canal que está usando o seu vídeo são muito pequenas. Terceiro se seu canal ainda não tem monetização, provavelmente a plataforma não se importará de ouro canal usar seu vídeo, principalmente um grande.
No meu vídeo eu especifiquei os seguintes copyrights:

Duke Nukem, Shadow Warrior, Iron Fury
Copyright: 3D Realms

Wolfstein 3D
Copyright: ID Software

Redneck Rampage
Copyright: Bizzard

Blood
Copyright: Monolith Productions

Eles Vivem (They Live)
Copyright: Universal Pictures

Marcas "D´água" que aparecem em alguns vídeos usados
LGR (Canal com mais de 1M de seguidores)
https://www.youtube.com/user/phreakindee
IGN (Canal com mais de 12M de seguidores)
https://www.youtube.com/user/IGNentertainment 

Por que especificar esse Vídeo não Possui monetização? 
Para deixar que as marcas citadas acima recebam seus valores pelas suas visualizações!
Sinto lhe dizer... Mas se você faz um vídeo usando o vídeo dos outros, ou você escolhe:
Monetização zero ou Strike!!!
Contudo não há garantia nenhuma que seu vídeo não seja retirado do ar igual, por uma "análise manual". Depende do bom senso da plataforma entender que você está ajudando a divulgar as marcas citadas com seu vídeo. Em breve tenho planos em fazer um vídeo com amigo meu que possue um canal e já passou por tudo isso que citei. Quem quiser conhecer o canal dele é bem bacana e de humor, link está aqui: Tio e Sobrinho.





Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog Palco KH
Canal PalcoKHTV
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com




Nenhum comentário: