segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Direito Autoral: O calcanhar de Aquiles da Internet

Olá Musiconauta!
Primeiramente antes de entrar no assunto, veja um vídeo que postei no Palco KHTV justamente falando sobre o "tenebroso" Artigo 13 que a União Europeia está tentando regulamentar para os próximos dois anos.



Pra quem acompanha esse blog isso é uma coisa que avisando há mais ou menos 4 anos, por isso eu dediquei tantas horas em cima desse blog que não me garante nenhum retorno financeiro, nunca pedi doações ou fiz algum "apoia-se", e meu canal no You Tube ainda não está pronto, justamente porque não quero ser "barrado" antes de começar a se mexer e sinceramente já ando analisando outras plataformas para fazer o mesmo, por que a censura por lá está começando a pegar a rodo.
Esse vídeo para se ter uma ideia, tive que extrair de outro vídeo, e praticamente "esconder" entre os filtros do You Tube, porque não havia nenhum vídeo sobre o Artigo 13, e os que tinham estavam sendo removidos e não violei nenhum copyright já que no vídeo, desabilitei os comentários, indico o link que traduziu o mesmo e que quem é o autor do vídeo ou seja "monetização zero", porque infelizmente é assim que tem que ser, pois já não basta "ganhar dinheiro em cima da pirataria", ganhar dinheiro em cima do conteúdo dos outros é uma tremenda sacanagem. Vou explicar melhor, antes que você se revolte.

Em 2009 a Primeira Ministra da França da época, Carla Bruni que (também é uma cantora pop) queria que fosse aprovada uma lei (com influência do seu marido o Presidente Nicolas Sarkozy) sobre"direitos autorais" não com intenção de "vetar o uso de imagem ou conteúdo" e sim de tentar para os "downloads" piratas de filmes e música. Até tudo bem, porque isso é uma velha "briga" desde dos tempos de programas de "compartilhamento" como o Napster.
Porém tinha algumas "ressalvas" bem negativas como por exemplo a proibição de baixar ou colocar na internet conteúdo independente que não fosse ligado há uma produtora ou gravadora, ou seja, sites como Palco Mp3 (no Brasil), My Space e outros compartilhadores, iriam ter que "vetar" músicos não ligados a ainda há uma gravadora iriam ter que somente colocar (e ainda pagando) conteúdo exclusivos ligados a direitos autorais e o pior é que mesmo que se você montasse um site, não poderia disponibilizar seu conteúdo para baixar, mesmo que quisesse. Após muitas "polêmicas" a ideia da lei foi sendo esquecida e nunca mais se ouviu falar sobre ela.
Essa lei do Artigo 13 apesar de não ter "quase nenhuma ligação" com a lei de 2009, tem muitos aspectos semelhantes como por exemplo que "todo conteúdo" tem que estar "ligado" a uma empresa sendo vetado para "pessoas independentes" ou seja, em termos musicais é como voltar para os anos 80, onde nenhum artista podia ser lançado sem estar ligado a uma grande gravadora, ou seja, toda essa tecnologia e informação que temos hoje dia de como "gravar em casa" seriam basicamente inúteis, pois teríamos que voltar para os "tempos" onde você tinha que mandar uma "fita" para uma gravadora e passar pela loteria dos "produtores" para ser escolhido.
Primeiro antes de tudo, mesmo que seja aprovado, chegar em outros lugares será muito difícil porque o povo de países "viciados em internet" como os Estado Unidos (1º lugar) e o Brasil (3º Lugar) simplesmente se "revoltariam" (lembram quando o governo quis limitar a banda da internet o que aconteceu)?
Segundo isso tem dois anos para ser implementado, até lá alguém cria uma "forma alternativa" de acessar a internet e todo mundo migra para lá, como já aconteceu em muitos casos, talvez o mais famoso seja a migração em massa do "Orkut para o Facebook" e por último, muitos são capazes de criar uma nova internet "sem coisas sobre proteção de direitos autorais" e isso quer dizer que em matéria de música, teríamos uma nova onda "anti comercial" como foi nos anos 90, pois se uma lei "tão eficaz" em matéria de copyright não passou em 2009, não iria passar agora.
Aliviado agora? Então deixa eu botar um outro ponto de vista.
Imagine você ser um criador de "conteúdo" no You Tube, onde cada vídeo que você faz demora em média um mês para ser feito, pois você escolhe as músicas, as imagens e talvez algum vídeo com todo cuidado, Quando você vê tem gente usando o seu vídeo sem nenhum pudor e ganhando mais views e mais like que seu próprio canal e daí você entra num dilema pessoal: dar ou não um strike naqueles canais, pois afinal você não ganha nada com o conteúdo que está sendo passado e eles sim, porque sabe que "se pisar fora do balde" irá perder sua monetização ou até mesmo tomar um "strike" e perder o canal.
Por isso o  Direito Autoral virou, "o calcanhar de Aquiles da Internet" pois ao mesmo tempo que os "independentes" querem liberdade para falar o que quiser e usar o que quiser para "ilustrar" essa fala, quem tem direito a essa ilustração também não quer sair perdendo.
Essa história de "fazer música por amor" é só no papel mesmo, pois todos querem viver da sua música e o músico que não faz isso é só aquele seu amigo(a) que anima festas e luais.
Pior mesmo é ver aquele seu músico favorito e que você se inspirou apoiando totalmente essa nova lei (e não vou citar nomes, procure no Google ou veja essa vídeo aqui bem explicado sobre isso) pois isso é outra coisa que também já comentei muito que a maioria dos músicos antigos (principalmente os ligados ao Rock ou a MPB) não querem ver novos talentos fazendo sucesso! Por isso, temos essa "ditadura musical" em muitos estilos que dura desde dos anos 90, enquanto em outros estilos "popularescos" não acontece isso ainda (por que pelo andar da carruagem de certos Artistas tudo indica que está indo para o mesmo caminho).
Porém mesmo assim, a internet seja por "rede social" ou por "site" continua sendo o melhor "divulgador" de músicos independentes ou aqueles que ganham a vida fazendo "cover" e essa postagem é mais para você refletir que está mais do que na hora de o mundo conhecer a sua música, e sim é uma batalha com muitos lutadores e pouquíssimos vencedores, mas não é uma tarefa nada impossível e mesmo que se esse Artigo 13 vingar poderá ate dar certo num primeiro momento, mas depois teremos outra janela que pode será aberta e lembre-se:

Em uma coisa que muitos enxergam uma dificuldade, outros ergueram uma oportunidade!

Ótimas gravações!







Nenhum comentário: