segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Produção: 10 coisas que não irão te mostrar num video!

Olá Palconauta!
Espero que esse seja um ano de muitas gravações para vocês!
Andei meio "parado" nesse ano que passou com o blog, porque fica cada vez mais difícil dar umas "dicas originais" com tantas informações que anda na internet, e este ano quero ver também se o meu canal no You Tube, finalmente começa a andar!
Como a maioria (ou pelo menos acho) do público do blog, procura informações de como melhorar o seu "som gravado em casa" (da mesma maneira que eu) geralmente faço experiências do livro que leio ou dos vídeos que vejo e falo aqui as que realmente funcionam, porque gravar no quarto não é exatamente como gravar num "ambiente tratado" de um estúdio e sem contar que a maioria de nós trabalha de uma forma bem básica: computador, placa de som usb, microfone e acabou!
Hoje em dia há muitos canais "maravilhosos" no You Tube sobre tudo o que comento por aqui e isso também foi um dos fatores da "diminuição" das minhas postagens, pois antes tinha mais de 200.000 visualizações mês, hoje estou pela metade disso e acho que até menos e eu mesmo estou usando bastante coisa por lá, até perceber que a maioria dos canais (nacionais e internacionais) escondem muito o jogo no processo deles e eles estão certos! Por que quem ninguém vai "viver" desses canais, pra se ter uma ideia o maior "sobre assunto" que vi não alcança 500k de escrito! Os que passam de "um milhão" sempre há outros assuntos no meio, principalmente política. Lógico que muita coisa que eles te passam funcionam realmente (quanto maior seu conhecimento sobre o assunto, mais fácil de entender) mas muita coisa não funciona e aqui vou te mostrar "10 coisas" que eles passam, você tentou e não funcionou e explico porque!
Fique comigo que te explico!

1)O equipamento de entrada é fundamental!
Pra começar, muitos dos vídeos "que tem um som maravilhoso" mesmo num laptop speaker (as caixinhas de som do computador) ou tem "mixagem por trás" ou se ao vivo, a pessoa tem um belo equipamento de entrada! Gravar usando um "rack" (equalizador, compressor, crossover, etc) é bem diferente do simplesmente "gravar direto na placa de som" ou do "microfone do celular".
A maioria dos canais que vejo, trabalham com estação Pro Tools e Macintosh e daí fica "fácil" tirar um ótimo som de qualidade, com poucos ajustes! Já perceberam que eles falam, mas somente alguns mostram o que estão usando pra gravar o vídeo?

2)Você tem que saber como funciona seu ambiente.
Talvez seja a coisa que ninguém presta atenção, principalmente na voz. Quanto maior o local, um melhor "reverb natural" você terá porém difícil de controlar. Quanto menor o local, mais presença de voz você terá, porém mais difícil de "casar" o ambiente com os outros instrumentos. Embora o melhor seja fazer um local de gravação mais "controlado" (como por exemplo com espuma acústica), lembre-se que os maiores sucessos foram gravados em ambientes "descontrolados" e as vezes somente com paredes falsas para não que o ambiente não atacar as frequências da voz. Conheça bem seu ambiente e como ele se comporta, que isso com certeza fará sua gravação ter 50% de aproximação de uma gravação comercial.

3)O Processamento dos efeitos não é realmente como te contam.
Compressão, delay, chorus, reverb.... Blá, blá, blá!
Há muitos vídeo sobre esses assuntos. Alguns muito bons, outros nem tanto. O que o vídeo não te fala é que um efeito que funciona para ele, pode não funcionar para você! Assim como falei no item 1, quando tem vídeos que falam por exemplo em "comprimir" eles não falam no que "comprimiram" e o som de um "plugin" é bem diferente de um "som de um equipamento real"! Outro fator é que quanto mais qualidade e mais limpeza você grava uma faixa de áudio, mais fácil para passar os efeitos e sem contar que o processamento do seu computador de "CPU e memória" também influencia diretamente na sua gravação e mixagem e por que você acha que só vemos esses caras gravar com equipamentos da Apple? Pois são os melhores em "processamento de áudio vs taxa de transferência e despejo de memória e processamento"!

4)Não usam presets!
Isso é uma coisa nunca fiz, porque procuro um som original e eles também!
Um Preset é bom para você conhecer o que "o efeito ou equipamento faz"  e partir daí você está por conta. Na minha opinião os presets não funcionam porque os equipamentos para gravar e mixar são muito variados e por isso "cada caso é um caso". Os vídeos (a maioria) falam como fazem  o efeito e podem ver que nunca falam em usar "preset" e por isso aprenda conhecer os "parâmetros" dos efeito que usa. Leia o manual de instrução para variar!

5)Conhecem bem o que estão usando!
Como geralmente esse you tubers não expõe o equipamento que é feito o som, então fica deduzir se algo "caro", "meio termo" ou barato. Porém um coisa que deve ser dita é que independente do que usam, eles conhecem muito bem o seu equipamento e isso serve até mesmo como um incentivo a você, conhecer melhor o que tem em mãos e sempre investir quando for possível.
Outra coisa: não achem que o computador pode ser a peça principal da gravação!
Quanto mais equipamentos você tiver disponível, mais você pode cortar o "processamento do computador". Pra quê ter um I7 de R$10.000 para ser DAW, enquanto com esse dinheiro você pode comprar um "mesa digital" e resolver  a maioria dos seus problemas?

6)Processamento dos plugins
Tudo em informática trabalha com números lógicos e processos físicos e logicamente não vai ser diferente com a música! Apesar da evolução de processamento, muitas vezes quem grava em casa não consegue "ter um som" comercial não pela falta de equipamento, e sim pela falta de compreensão de funcionamento do mesmo. No caso dos plugins muitas vezes eles soam "maravilhosos" na mixagem e na hora de "render" (juntar toda a música) parece que não soa e ninguém explica direito porque isso acontece. Isso é o "processamento dos plugins", por isso muitas vezes é melhor ao invés de você usar VST, usar plugin baseados em Direct X (se sua DAW suportar), ou ainda, fazer um "pré master" de quatro pistas (uma para bateria e baixo, teclados, guitarras e voz) gravados "via linha" por "playback" (onde todos os plugins aparecerão) e juntar essas pistas para finalizar sua música.

7)Desconfie de "poucos ajustes"
Se você vendo um vídeo, o músico começar a dar "valor exato de ajustes" ou ainda apelar para "presets" pode ter certeza que 90% não vai funcionar com você! Vídeos de "poucos" ajustes são muitas vezes uma furada, como dito no "item 5" a pessoa sabe no que está trabalhando, por isso meu conselho ainda é "saiba bem onde você está gravando" e como no "item 4" procure sempre fazer suas regulagens individualmente para cada música.

8)Ninguém irá te dar dicas realmente vitais.
Um dos problemas dos "tubers" é que muitos tentam ganhar com seus "views", principalmente os que estão na casa dos 100K (de inscritos) e embora isso não "dê tanto dinheiro como dava uma vez", muitas vezes nem é por "dinheiro" e sim por "vaidade" mesmo (pois a maioria dos músicos são um bando de vaidosos) e por isso mesmo apesar de eles "arrotarem um monte", a maioria não irá ter dar a "dica matadora" em questão, embora muitos irão te falar coisas que somente quem entende  e estuda sobre o assunto irá pegar de cara. Porém, lembre-se que muitos desses músicos tem cursos fantásticos que seus canais promovem e melhor de tudo, com um preço bem acessível. Então muitas vezes, pare de ser um "catador" e faça um desses cursos! Com certeza não irá se arrepender!

9)Referências são a alma da sua mixagem.
A dica sobre mixagem mais importante, a maioria dos canais de tão de graça!
São as "referências" que você usa para mixar sua música! Você pode usar todos os estilos para isso, ou seja, escutar como funciona o bumbo da bateria,  o baixo, a guitarra, etc...



10)Classifique o que funciona pra você ou não.
Tudo que você vê ou lê, pode funcionar ou não, porém você deve testar para ter essa certeza.

Toda semana vou postar um vídeo de algum canal, mas somente das dicas que realmente funcionaram para mim no meu estúdio caseiro! Ou seja, se funcionar pra mim, há grandes chances de funcionar para você, a não ser.... Que um dos 10 tópicos que passei te atrapalhe!

Boa Semana!

Assinaturas: Ótimas Gravações!
Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog Palco KH e Jovem & Adolescente nos anos 90!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário: