segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mixagem: valiosas Dicas!

Estou lendo 2 livros do Produtor/Engenheiro de Som Fábio Henriques. Eis umas valiosas dicas que podem te ajudar em sua equalizações:










 BUMBO 
 A)A REGIÃO DA MACETADA É 2 – 4KHZ 
B)ENTRE 250 -500 Hz SÃO OS HARMÔNICOS
C)FUNCIONA BEM A APLICAÇÃO L-R NO PAN PARA A BATERIA 
D)AJUSTAR MAIS OU MENOS EM – 6Db
E)USO DE EFEITOS NO BUMBO É RARO

 CAIXA 
A)RING PERTO DOS 450 Hz E O BRILHO ENTRE 3 – 4 kHz (MEDIA ALTAS)
B)OS REVERBS DE CAIXA SÃO PLATE, CHAMBERS E ROOM. TENDO MENOS PRÉ DELAY E MAIS DECAY.
C)GERALMENTE ACOMPANHA A MESMA ALTURA DE VOLUME DO BUMBO.

 TONS 
A)INTERESSANTE ATENUAR 0 2º HARMONICO ENTRE 250-500 HZ PORÉM DEPENDE DO TIPO DE TAMBOR.
B)O PAN PODE SER FEITO ATÉ 75% MAS É SEMPRE BOM DEIXAR AS PEÇAS MAIS GRAVES NO CENTRO. 
C)O REVERB PODE SER O MESMO DA CAIXA

 HIT HAT E PRATOS 
A)POUCA COISA ÚTIL ABAIXO DE 1 K
B)50% NO PAN, ASSIM COMO O SHAKER, PANDEIROLA OU SINO. 
C)COM PRATOS DE CONDUÇÃO, FILTRAR ABAIXO DE 500 Hz

 BAIXO 
A)OS DE 4 CORDAS TEM A FUNDAMENTAL EM 40 HZ E OS DE 5 EM 31 HZ.
B)MUITAS VEZES QUANDO GRAVADO EM LINHA ATENUAR EM 300 HZ RESOLVE O BAIXO!PORÉM DEVE CUIDADO PARA NÃO “EMBOLAR” OS OUTROS INSTRUMENTOS. C)RUÍDOS ESTÃO EM 60HZ, PORÉM SE COLOCA UM EQ “NOTCH” EM 61HZ PRA NÃO COMPROMETAR A 1º E A 2º CORDA.
D)SONS DE BAIXO QUASE NÃO FUNCIONAM COM REVERB E ECO. E)MUITAS VEZES É NECESSÁRIO AUMENTAR A OITAVA DO SURDO OU DO BUMBO, PARA ABRIR ESPAÇO PARA O BAIXO 

VIOLÃO
A)O FUNDAMENTAL DA 6º CORDA É 41 Hz, POR ISSO SE CORTA ATÉ 80 HZ.
B)A CAIXA TEM RESSONANCIA ENTRE 90 – 100 HZ. A RESSONANCIA TOTAL FICA EM 180-200 HZ. 
D)A MAIORIA DAS CORDAS ESTÃO EM 329 – 659 HZ.
E)ACENTUAR EM 120 HZ E COLOCAR UM FILTRO “SHELV” EM 60 HZ AJUDA NOS RUÍDOS.
E)PARA SOBRESSAIR GERALMENTE SE ESCOLHE ATENUAR 2-4Khz 
F)COMPRESSORES É MELHOR USAR UM COM ATAQUE FORTE E CURTO. PODE SE USAR UM “LIMITER” ANTES E APARAR USANDO UM RATIO DE 2:1 E UM THRESHOLD DE 3 – 4 Db.
G)GRAVAR COM 2 MICROFONES OBTEM ESTEREO. 
H)GRAVADO EM MONI PODEMOS USAR UM DELAY ENTRE 15 – 25 Ms PARA CRIAR UM FALSO ESTEREO.CHORUS E UM PLUGIN “DOUBLER” SÃO UTÉIS TAMBÉM. NO CASO DO REVERB/DELAYS, O MESMO DEVE SER BEM TRATADO PARA NÃO EMBOLAR. I)PARA CASAR O PAN OS MELHORES INSTRUMENTOS: BANDOLIM, GUITARRA, CAVAQUINHO, VIOLA, PIANO E TECLADOS, ETC... 
J)SOM DE LINHA NÃO APRESENTA RESSONÂNCIA EM 180 HZ, PORÉM FILTRA-SE EM 80 HZ.

 GUITARRAS 
A)OVERDRIVE É AMPLIFICAÇÃO DO SINAL, DISTORÇÃO É O SINAL DISTORCIDO COM HARMONICOS.
B)GUITARRAS DISTORCIDAS CAUSAM “FADIGA” AO OUVIDO RAPIDAMENTE.
C)POR SER RICA EM HARMÔNICAS, MASCARA RAPIDAMENTE OS OUTROS INSTRUMENTOS.
 D)QUANTO MAIS NOTAS NO ACORDE, MENOS DISTORÇÃO,POR ISSO DOBRAS COM MENOS DRIVE SÃO BEM INTERESSANTES. 
 E)GUITARRAS COM EFEITO COMO DELAY, DOUBLER E ATÉ AUTO TUNE SÃO LEGAIS QUANDO DOBRADAS COM GUITARRAS SECAS.
F)ATENUANDO ENTRE 200 – 400 HZ E ACENTUANDO ENTRE 2-4 HZ É O IDEAL. NÃO SE MEXE NO GRAVE, MAS PODE –SE PASSAR UM FILTRO “SHELVING” EM 80 HZ. EM 2 Khz PODE APARECER O SOM DA PALHETA E CONFLITAR COM A VOZ, DAÍ PRECISA ATENUAR. 
G)GUITARRAS DISTORCIDAS JÁ ESTÃO BEM COMPRIMIDAS, O COMPRESSOR DEVE SER USADO PARA MANTER O VOLUME.
H)GUITARRA BASES INTERESSANTE ATENUAR EM 250HZ COM -10 Db. PARA FACILITAR PODE DAR UM PEQUENO GANHO EM VOLTA DE 2-4 KHZ. E USAR EFEITOS COMO UM CHORUS SUAVE, REVERB E COMPRESSOR. 
I)GUITARRAS DE “REFRÃO” SÃO GUITARRAS DRIVE QUE SÓ APARECEM NO REFRÃO PARA DAR MAIS GÁS. J)SUSTAIN PODE SER OBTIDO COM UM ECO NO TEMPO DA SEMINIIMA,LONGO REVERB E POUCA DISTORÇÃO.

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Boas Gravações!!!

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