segunda-feira, 7 de junho de 2010

Gravação: Calculando delay

Muitos se perguntam: como conseguir aquele delay maravilhoso no estilo U2



Ou aquele solo do Pink Floyd the Another Brick in the wall



A maioria dos guitarristas, técnicos de som, músicos de pequenos estúdios (que estudam para serem produtores) quando querem fazer um efeito de delay seja num instrumento ou na voz, apelam para o ouvido, porém existe um método muito mais simples e eficaz: calcular o tempo do delay. Na revistas especializadas que li sobre isso, informavam tudo meio “confuso”, porém agora descobri como calcular isso de uma maneira simples e eficaz, é só seguir os tópicos:

1)Para calcular o tempo você precisa dos comandos delay, feedback, mix (alguns usam a mesma função com nomes diferentes) e ainda há delays com mais comandos para incrementar o som. Nem todos os delay infelizmente dão para calcular o tempo pelo simples motivo: você precisará visualizar o que está fazendo, somente alguém com ouvido supremo e super senso matemático, conseguirá fazer isso sem verificar os valores que está colocando! Por isso prefira delays de rack, pedaleiras ou plugins.

2)Você vai precisar saber um pouco de partitura, pois pra calcular um delay você precisa entender de tempos. Clique aqui para ver a tabela de valores de uma partitura.

3)Verifique com um metrônomo o tempo da música, aliás você precisará dele para coisa funcionar. Procure um pra baixar.

4) Se você sabe o BMP, baixe esse programa: Calc Delay.

5)Essa tabela de delay feita por mim excel (clique aqui) além de calcular o tempo delay, calcula também o bmp aproximado através do tempo da música.

6)Conte com o metrônomo as primeiras 25 batidas da música, de uma pausa, veja o tempo onde parou a mesma e use a tabela para calcular o valor do delay.

Aplicações:
Solos de guitarras, efeitos de voz, instrumentos, criar camadas sonoras., overdub.
A maior vantagem do delay dentro do tempo da música, é que dependendo do valor do volume do efeito (mix ou dry/wet) cria camadas em sua gravações e também serve para outros efeitos que usam “pré delay” como reverb.

Boas gravações!

Nenhum comentário: