sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Produção: as partes que compõe uma música







Olá!Hoje vou comentar sobre as partes que compõe uma música.

Letra

Assim como um filme, livro ou poesia a música tem um início, meio, clímax e fim. Ninguém sabe ao certo como nasceu esse padrão ela segue a narrativa de um livro, filme ou poema, mas como não é uma regra obrigatória muitas músicas (principalmente as eletrônicas) podem fugir a esse padrão. Os 3 padrões mais usados para compor/gravar uma música seriam:


Primeiro Padrão

Introdução

Parte 1:
Você linda demais por você vi que a vida é capaz.... etc... etc...


Refrão da parte 1:
Então venha, não diga que já é tarde....


Parte 2:
O mundo foi bom em fazer nos encontrar... etc... etc...

Refrão da parte 2:
Então venha, não diga que já é tarde....

Fim


Segunda Padrão

Introdução

Parte 1:
Você linda demais por você vi que a vida é capaz.... etc... etc...

Refrão da parte 1:
Então venha, não diga que já é tarde....

Parte 2:
O mundo foi bom em fazer nos encontrar... etc... etc...

Refrão da parte 2:
Então venha, não diga que já é tarde....


Parte 3.(pré solo)
Mande todo mundo ir passear, a vida é boa pra nós dois ....

Solo

Refrão da parte 3:
Então venha, não diga que já é tarde....


Fim

Terceiro Padrão

Introdução

Parte 1:
Você linda demais por você vi que a vida é capaz.... etc... etc...


Refrão da parte 1:
Então venha, não diga que já é tarde....


Parte 2:
O mundo foi bom em fazer nos encontrar... etc... etc...


Refrão da parte 2:
Então venha, não diga que já é tarde....

Solo

Refrão depois do solo:
Então venha, não diga que já é tarde....

Fim

Nos anos de 1970 muitas bandas faziam uma “música dentro da outra”, é o caso de sucessos como Layla (Eric Clapton), Stairway to heaven (Led Zeppelin) e Bohemia Rapyshody (Queen). Hoje em dia até pode ocorrer isso porém com pouca duração.

Harmonia

Tirando o tipo de acorde que você vai usar (natural ou dissonante) a maioria das músicas usam também 3 formatos:

Acordes do campo maior:

Parte 1:
C F G
Você linda demais por você vi que a vida é capaz.... etc... etc...

Refrão da parte 1:
C F G Am
Então venha, não diga que já é tarde....


Acordes campo menor:

Parte 1:
Cm F7 Gm
Você linda demais por você vi que a vida é capaz.... etc... etc...

Refrão da parte 1:
Cm F7 Gm Am
Então venha, não diga que já é tarde....



Acordes campo maior para o menor:

Parte 1:
C F G Bm7b5 E7 (preparação)
Você linda demais por você vi que a vida é capaz.... etc... etc...

Refrão da parte 1:
Am Dm7 E7
Então venha, não diga que já é tarde....


Ou ao contrário menor para maior

Parte 1:
Cm F7 Gm F7 (preparação)
Você linda demais por você vi que a vida é capaz.... etc... etc...

Refrão da parte 1:
A# Eb A#
Então venha, não diga que já é tarde....

Músicas como Living on prayer (Bom Jovi) no final da música a mesma muda de tom assim como Sem Ar (D´black). Outras músicas podem mudar radicalmente de tom no refrão ou no meio da música usando a regra de “relação de campo harmônico”.

Sugiro você baixar os seguintes métodos de Almir Chediak no link abaixo, servem pra qualquer instrumento:

http://rafael6strings.blogspot.com/2009/10/almir-chediak-songbooks.html


Abraços!

Nenhum comentário: