terça-feira, 17 de maio de 2011

Produção: como você compõe?

Desde do início, quando você pega um violão (ou qualquer outro instrumento) pra compor, antes de mais nada temos que ter a letra, a harmonia e montamos a melodia. O resto que vier é somente uma consequência de sua idéia inicial. Muitos livro tratam do assunto "composição" e até faculdade pra isso, porém o que vale mesmo é o que está sua cabeça, da sua banda e do seu produtor (se tiver um).Um amigo compartilha o mesmo pensamento que eu: “a música tem que emocionar não importa se é alegre ou triste”, mas como fazer isso? Como não sei como é o seu gosto mas posso descrever o que me chama atenção numa música:

1)introdução: uma bem feita já é 50% do caminho andando! São as introduções que chamam a atenção do ouvinte. Os primeiros 15 segundos de execução são cruciais para uma música.

2) Arranjos: uma música bem arranjada prende a atenção imediata, principalmente a que cativa na 1º audição.

3)Composição: a maneira como ela é arranjada, dando sentindo a letra. Seus elementos, como: introdução, primeira parte, refrão, segunda parte, refrão, fim.

4)Letra: Sem história ou sem enrendo não dá pra engolir

5)Músicos: se os outros elementos estão bem colocados, com certeza os músicos (pelo menos no estúdio) são bons ou bem produzidos.

6)Produção: quando o produtor junta todos esses elementos é impossível não ter um ótimo trabalho!!!

Se você ver aqui todas as matérias relacionadas a isso. Hoje em dia com as técnicas disponíveis para home studio, fazer música está cada vez mais virando um “hobby saudável” que muitos vão passar de hobby para profissão, porém os elementos de composição mudaram muito durante os anos. Ao meu ver (posso estar errado) a maioria das músicas que são tocadas na mídia hoje em dia eles estão valorizando demais isso:

1)Produção: um ótimo produtor, transforma qualquer um em um bom músico.

2)Jabá: não adianta luta contra isso, o você está com ele ou está sem ele.

3)DVD: como já já comentei nessa postagem muitos estão partindo direto para o DVD ao invés de fazer só um CD

4)Clipe: também já falado a aqui nessa postagem, quem cai no gosto do pessoal na internet é sucesso garantido! É último lugar que alguém consegue fazer sucesso sem ser “apadrinhado” por um jabá.

5)Atitude de palco: se a geração X (1980) foi marcada pelo excesso de musicalidade, a geração Y (1990) por resgatar a simplicidade, a geração Z (2000 em diante) está sendo marcada por um monte de gente poser. Dane-se cantar e tocar bem! O que importa é atitude!Não que todos sejam assim! Mas infelizmente tem um monte de gente pensando assim e deixando os estudos básicos de lado!

O que está certo nisso? Você tem que decidir, afinal música é música boa ou ruim. Muitos críticos que leio só sabem valorizar um novo artista sem opinar (são obviamente pagos pra isso), outros ficam dizendo “que as coisas antigas” são as melhores (não dão nenhuma chance de alguém novo mostrar seu trabalho para eles) e particularmente só gosto de ler artigos que “relevam” as 2 coisas: um trabalho novo bem elogiado sem fazer puxa “saquismo” porque está sendo pago e sem “malhar” coisa do “tipo o Led Zeppelin era bem melhor que essa banda”! Meu pai sempre diz que há ritmos que lembram os “tempos das cavernas” muito em alta hoje em dia, é só pancadão, gente falando e gritando porém ao meu ver tem coisas assim muito boas e outras nem tanto como em qualquer outro estilo e por mais que tenha vontade de “baixar o pau” em monte de gravadoras (como a maioria faz) não faço isso pois além de ser uma “falta de ética” pois qualquer um que trabalha no meio musical, pode estar do outro um dia. Porém muita dessas gravadoras que vivem se queixando do “boom” dos pequenos estúdios que tem acontecido nos últimos tempos são responsáveis direto por isso, pois a partir do momento que a pessoa vivia de um estilo só e a moda passa, ela precisa achar outros meios para continuar ganhando com o mesmo. Estou cada vez mais ciente que um estúdio caseiro com bons equipamentos e um ambiente legal podem trazer grandes surpresas para os ouvintes! Por isso, uma boa composição e uma boa gravação, ainda abre muitas portas!!!

Abraços!!!

Nenhum comentário: