Salve!
Vou posta hoje mais uma dica do livro “How to Make Great Audio Recordings Without Breaking the Bank”que estou lendo nessa semana. Pra começar uma dica bem legal sobre som “binaural” ou seja som 3D.
Como todos sabem (ou devem saber) esse tipo de som só tem efeito num “home theater” e num fone de ouvido, pois em aparelhos normais ele fica normal. A sacada aqui é fazer com essa figura, saia no seu fone de ouvido:
1)Freqüências
Esse gráfico ao lado (clique para ampliar) era bem mais simples, mas resolvi acrescentar algumas coisas para lhe explicar melhor. O campo frequencias mostra as frequencias que começam do 20 Hz (final sub grave) a 20 kHz (final agudo).
2)Pan
Pan esquerdo e pan direito.
3)Volume
O volume trás o som pra frente
4)Efeitos
Já os efeitos empurram o mesmo pra trás.
O legal dessa visualização, é conseguimos imaginar na nossa mente como funciona o som. Quanto mais dados tivemos em mente do seu funcionamento, melhor ficará nossa mixagem. Se caso você sentir muito “embolamento”, tente separar o mesmo com ajustes indicando no gráfico, seguindo os mesmos.
Onde aumentar ou diminuir afinal?
Para continuar tentando resolver essa dúvida cruel, nada melhor que mais informação!
Esse gráfico explica de uma maneira mais “direta” o funcionamento de certas freqüências. Você ouvirá melhor os resultados dele se usar um equalizador gráfico de 15 bandas (pois esse gráfico está separado por essa ordem). Você também pode pegar um equalizador paramétrico e colocar nas posições acima citada, sempre usando uma oitava para subir ou descer.
Siga o o que o gráfico manda! Aumente/diminua conforme a altura que ele indica.
50 Hz
Se diminuir: vai diminuir os graves e vai aumentar a claridade e vai aumentar o(s) som(s) harmônico(s) na mixagem.
Se aumentar: reforçará todos os intrumentos graves (baixo, bumbo, tons, padwarm)
100 Hz
Se diminuir: elimina som estourado e aumenta a claridade da guitarra/violão.
Se aumentar: acrescenta som cheio a caixa e a guitarra, trás os graves de todos instrumentos para frente. Enriquece piano e sopro.
200 Hz
Se diminuir: diminui a sujeira do vocal nos instrumentos com frequencias médias. Diminue o grave no xipo.
Se aumentar: som cheio da voz. Pode “enquardar” o som dá caixa e da guitarra.
400 Hz
Se diminuir: diminui o embaralhamento do bumbo e dos tons. Tira o xipo do ambiente.
Se aumentar: acrescenta linhas de graves (baixo, bumbo) em músicas suaves.
800 Hz
Se diminuir: aumenta o som harmônico da guitarra/violão.
Se aumentar: acrescenta força e claridade nas linhas de graves (baixo, bumbo)
1.5 kHz
Se diminuir: diminui o embaralhamento da guitarra/violão
Se aumentar: acrescenta força e claridade nas linhas de graves (baixo, bumbo)
3 kHz
Se diminuir: aumenta a respiração nos back vocals. Pode resolver conflitos entre a guitarra e a voz.
Se aumentar: mais som de efeitos manual no baixo, aumenta a claridade da voz e o ataque da guitarra.
5 kHz
Se diminuir: faz os instrumentos irem para trás. Deixa a distorção da guitarra mais suave.
Se aumentar: aumenta a presença da voz, o ataque do bumbo e dos tons, aumenta o som do baixo sem palheta (fingerbass), mais ataque no piano e violão e deixa a guitarra distorcida mais brilhosa.
7 kHz
Se diminuir: reduz sss nos vocais.
Se aumentar: mais ataque do bumbo, tons e percussão. Reduz o embaralhamento na voz, aumenta o som do baixo sem palheta (fingerbass), modela o sintetizador, guitarra e piano.
10 kHz
Se diminuir: reduz sss nos vocais.
Se aumentar: brilho na voz e no piano. Limite do xipo.
15 kHz
Se aumentar: aumenta o xipo e a respiração da voz. Deixa samples e VSTi mais reais. Aumenta o som das strings.
Sempre use os ouvidos!!! Confira se seu equipamento está bem regulado! A mixagem não salva uma gravação ruim!
Ótimas gravações!!!
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