sábado, 30 de abril de 2011

Mixagem & Masterização: como usar direito o plugin DR – Analisador de volume e dinâmioca– parte 3

Após falar do spectrum analyser e do stereo analyser ou “analisador de campo estéreo” agora, vamos a última parte: o uso do plugin DR e considerações finais.

1)Por que é interessante o uso do DR1?
Como já explicado esse plugin é feito pela associação que está lutando para
(leia aqui) que a dinâmica ganhe do volume. Quanto mais dinâmica quer dizer que está próximo a um timbre “agradável” para nossos ouvidos. Quanto menos dinâmica e mais volume, quer dizer que podemos “estressar” nossos ouvidos e de nossos ouvintes. Para entender o funcionamento do plugin veja a figura ao lado:

Correlation: indica como está o campo estério, quanto mais positivo melhor.
Peak: indica o pico real, em RMS.
Dynamic Range: indica a dinâmica do som, seguindo essa tabela:
De 1 a 7: Dinâmica ruim
De 8 a 13: Dinâmica em transição/regular
De 14 a 20: Dinâmica boa

RMS:O pico de volume em RMS.
Mono:Ao habilitar essa função, o som se torno mono.
Link:Quando ativado, analisa os dois canais (esquerdo/direito) ao mesmo tempo. Quando desativado, faz análise separada.

2)Dinâmica no mesmo volume
Porém, não ache que quanto mais dinâmica o seu som está bom. Se você gravar um timbre “super ruim” e colocar um volume baixo, você notará que o plugin indicará mais dinâmica. Se fosse assim, era só fazer uma gravação ruim e colocar um volume baixo! O desafio aqui é conseguir um DR com mais de 11 num volume perto de – 3db! E não pense que é fácil! Muitas vezes pode indicar a carência de equipamento!Apesar dá exigência do site em dizer que 14 é bom, você deve considerar o aumento de volume. Quanto mais se aumenta o volume, mais se perde dinâmica, mas isso não quer dizer que a música está ruim.

3)DR1 e ajuda aos plugins!
Muitas vezes nossa dinâmica está ruim, porém o uso de plugins (como compressores, equalizador e efeitos) podem melhorar a marca do mesmo! Por isso é bem legal fazer alterações com os plugins e verificar nossa dinâmica. Quando nossa dinâmica aumenta com as alterações e ouvimos que o som está ficando agradável, estamos no caminho certo. Quanto menos, algo está errado. Sempre ouça! Não adianta ter uma dinâmica boa e um timbre porcaria!

4)Volume vs dinâmica
Se sua mixagem está com um dinâmica boa, quer dizer que na hora do master, provavelmente tudo soará agradável. Quanto mais compressão/limiter você coloca no master, mais ela ganha volume e perde dinâmica!

5)A dinâmica de um master, pode ser não ser a mesma da mixagem.
Nessa postagem avaliei algumas músicas com o DR. Segundo a tabela da
do site oficial da DR, algumas estão boas outras não. Porém a mixagem é a ordenação dos volumes, equalizador e compressão e a masterização é o aumento de tudo isso! Então, possivelmente nós podemos deduzir se um música com DR10 já masterizada e volume com – 6 dB podemos deduzir que na mixagem ela tinha DR15 (ou menos) com – 10 dB. Isso deve-se ao fato por o mesmo passar pela compressão e a equalização do master, por isso novamente falamos que muitas vezes o que te dará mais dinâmica é o uso correto do seu equipamento.

5)Toda música com pouca dinâmica é ruim?
A dinâmica não significa que se o som está “quadrado” e com muito volume, ele está soando ruim! Muito sons acústicos que analisei, tinham a dinâmica bem abaixo do aceitável. O que vai acontecer é que não importa o quanto bom seja gravado e mixado uma música, se ela passar de um ponto de volume o mesmo irá embaralhar! Quando vemos um onda “super compressada” e seu aparelho de som tiver de 0 a 10 em volume você pode ter certeza: soará alta apenas no volume 2 e totalmente estourada a partir dos 5! É por isso que a maioria da músicas nunca soa direito em caixinhas de computador! Porém as antigas (gravadas até a década de 80) soam bons em qualquer lugar!Por que ainda não tínhamos, a “guerra do volume”.

6)Para saber mais
Baixe o plugin (primeira postagens), coloque sua(s) música(s) favorita(s) na sua DAW, rode o plugin e compare com essa tabela. Lembre-se: não há músicas brasileiras ou latinas no site, apenas americanas e inglesas!

Abraços!!

Nenhum comentário: