quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mixagem & Masterização: como usar direito um analisador de campo estéreo (stereo analyser) – parte 2

Após falar do spectrum analyser agora vamos falar do stereo analyser ou “analisador de campo estéreo” que é uma ferramenta de muita utilidade!

1)Muitas vezes o que você ouve pode estar fora de fase!
Todo mundo fala do problema “fora de fase” por isso temos nesse plugin a função “correlation”. Quanto mais o som chega ou fica perto de 100% indica que o mesmo está em fase. Muitas vezes não entendemos como ouvimos sons fantásticos na nossa gravação separadamente e quando juntamos na mixagem soam fracos. Essas fraquezas são geralmente, exageros em nossos pans. Quando você toca uma música comercial e usa esse plugin (ou qualquer outro que seja analisador) você notará que as batidas fortes, sempre ficam perto do centro e dos lados, mas porquê? É o que veremos no próximo tópico.

2)Gravamos em estéreo ou mono?
Isso ainda continua sendo uma opinião pessoal. O estéreo tem força, mas o mono não corre o risco de ficar fora de fase. Particularmente eu doso ambos. Se vou trabalhar com algo que use reverb, eu prefiro usar 2 canais monos pois o reverb estéreo geralmente embaralha. Se for usar delay, prefiro o estéreo pois é mais denso. No entanto, quando gravamos tudo estéreo, temos que deixar tudo mais centralizado, e quando queremos fazer um “estéreo radical” ´e melhor que a pista seja mono. Se pegar uma música comercial e dividir o som entre direita e esquerda, você notará que a voz sempre permanece no centro, já os outros instrumentos são dividos. Quando você nota que ele é mais forte em um dos lados é sinal que o pan dele foi direcionado para essa posição.

3)Master Alarm
Essa função indica que algo pode estar errado no seu. Se ela acender no azul quer dizer que seu som pode estar saindo fora de fase. Se acender o vermelho que dizer que está tudo fora de fase. Estéreo radicais funcionam bem em fones de ouvidos porém em aparelhos de som tornam-se enfraquecidos. E não ache que o pan pode resolver seu problema, se o som estiver fora de fase tem que fazer tudo de novo!

4.Tente um nível avançado!
veja aqui nessa postagem no site Audição Crítica tudo sobre analisador de campo estéreo! Dicas precisosas! Por exemplo, de como usar o analisador para não deixar sua gravação sair fora de fase e efeito “binaural”!

Abraços!

Nenhum comentário: