No Windows
Vamos ver como se faz isso:
1)Vá em Inciar – configurações – painel de controle
2) Abra o menu Sons e dispositivos de áudio
3)Vá na aba áudio e verifique se está selecionada sua placa de som no menu “dispositivo de reprodução” e “dispositivo de gravação”.
4)Ative a opção “usar somente dispositivos preferenciais”
Agora vá no canto da tela, até onde há o “falante e clique duas vezes” volume principal:
2) No menu "opções" mude de "reprodução" para "gravação"
3)
4)Se está usando a entrada do microfone verifique se opção "mic in" está ativada
5)Se não estiver conseguindo "visualizar" verifique se no menu "mostrar os seguinte itens do controle de volume" a opção para aperecer o line in ou mic in está marcada.
6)Se não estiver conseguindo ver em opções reprodução/gravação verifique se no menu "dispositivos do mixer" tem sound board input (gravação) e sound board output (reprodução)
Assim como os estúdios grandes possuem racks, os plugins são “racks virtuais” que podemos modificar o som (compressores e equalizadores), colocar efeitos e finalizar a música. Ainda existe alguns que acrescentados a linha MIDI (instuments) simulam instrumentos. Vamos a eles:
VST (Virtual Studio Technology)
VSTi (Virtual Studio Technology Instrument)
DX (Direct X)
DXi (Direct X instrument)
RTAS (Real Time AudioSuite, somente Pro tools)
Programas Muti Pistas (DAW)
Pro tools – O pai da gravação digital e o melhor.
Prós – O melhor de todos os programas, profissional ao extremo e o único que roda o plugin do formato RTAS, projetado para tirar o máximo de som de um plugin fazendo aplicação de memória e projeção de som.
Contras - difícil de operar no início, porém precisa de um equipamento “muito bom” para tirar proveito dele. Geralmente é só vendido com pacotes completos de “estação de gravação digital” com computadores Macintosh o que torna meio difícil de encontrar para PC, quando encontrado alguma versão geralmente trava ou precisa de uma “super máquina”. Você só consegue comprar o mesmo com pacote de hardaware incluso.
Cakewalk Sonar – O mais conhecido de todos.
Prós - de fácil operação, rápido para começar a gravar, manipulação midi de fácil acesso, manipulação de vídeo, fácil acesso a plugins VST e DX.
Contras - muito uso de memória, famoso pelo “drop outs” que trancam o som do nada, difícil de manipular plugins VSTi e Dxi, meio complicado de configurar.
Prós – De fácil operação, manipula midi, vídeo, roda todos os plugins existentes (menos RTAS), acesso fácil aos plugins.
Contras – Bem complicado de começar a gravar com o mesmo sem uma instrução decente, precisa de um bom computador e driver Asio.
Prós – assim como seu irmão Vegas, muito fácil de operar, tem um baixo uso de memória e é o mais fácil de todos de acessar os plugins VSTi.
Contras – trava do nada, complicado para configurar certas placas de áudio, precisa de uma instrução decente.
Prós – 2 programas em 1: estação de áudio e vídeo profissional. Até as versões atuais são leves e muito simples de usar.
Contras – como não é um programa específico de áudio falta implementação midi e VSTi, certos plugins vst não rodam e nem aparecem em sua lista de acesso, precisa de uma instrução decente.
Prós – fácil de compor bateria, baixos e cama com samples real. Vasta gamas de som prontos, roda todos os tipo de Dx, Dxi, Vst, Vst3 e Vsti, possue um loop de alta definição e exportação de arquivo *.wav em alta definição 32 bits float. O melhor de tudo não trava com uma série de plugins interligados.
Contras – bem complicado de aprender. Você precisará de manual ou de um curso.Complicado de gravar áudio.
http://www.audiojunk.net/search/label/D.A.W.
Eu uso somente 2 (assim como a maioria) por isso vou falar deles que soa bastante populares:
Prós: rápido de entender e sair trabalhando.
Contras: não roda todos os plugins VST, não possue analisador de espectro próprio, não há como colocar plugins em cadea (um atrás do outro)
Wavelab: programa famoso da Steinber fabricante do Nuendo e Cubase.
Prós: roda todos os plugins, plugins pode ser feito em cadea, masteriza CD usando 32 bits float, analisadores próprios.
Contra: complicado de entender no início.
As versões “demos” desse programas estão disponibilizadas no site do fabricante.
Na próxima postagens, aprenderemos como a gravar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário