domingo, 28 de junho de 2015

Gravação: 20 dicas muito úteis para gravação de voz


Já escrevi muito sobre  “gravações de voz” e ainda hoje muita gente me pergunta o que “faço na voz” para deixar ela “tão na cara” com minhas gravações. Primeiramente a maioria das coisas por mim foram “criadas” mas por necessidade do que outra coisa. Pra se ter uma ideia a voz “oitentista” de Vontade de Amar foi gravado com um Lesson SM58 que é a “cópia da cópia” do Shure SM58! Como eu sabia que a voz “ficaria” de fundo fui criando pistas colocando algumas pra frente, mudando o pan de outras, tacando efeitos e assim por diante e lógico a medida que a gente vai gravando, muda os equipamentos, estuda-se mais e assim melhora-se tudo aos poucos.  Essas 15 dicas podem ser usadas tanto pra quem grava em casa (com um equipamento mais modesto) ou em estúdio e pode ser de uso bem variado! Mãos as obras!

DAW:A que você usa
Dificuldade: médio

1)Cheque seu ambientes e seus microfone
Primeiramente o microfone capta o que está “ao redor” dele e por isso (como sempre digo) tente gravar o mais seco possível! Evite ambientes muito grandes (como por exemplo uma garagem) prefira médios ou pequenos porém tenha cuidado com as reverberações “naturais”  pois tudo isso se torna difícil de equalizar e colocar efeitos. Para quem não tem um “aquário” algumas “medidas preventivas de emergência” (as famosas gambiarras) costumam dar certo como essas abaixo:

http://images.gear4music.pt/media/25034/600/preview.jpg



2)Deixe “mudas” as pistas desnecessárias
Nunca grave com “todas as pistas” no playback pelo simples motivos que elas podem te “desconcentrar” na hora da gravação.  Prefira gravar com a bateria (se puder somente bumbo, caixas e tons), o baixo e pelo um dos instrumentos rítmicos (guitarra, violão ou teclado).

domingo, 3 de maio de 2015

Produção: em tempos de playlist

Quando você grava logicamente você vai se "aventurar" pelo conhece.
Tente convencer um roqueiro a gravar um sertanejo, ou um sertanejo a gravar uma MPB, ou sambista a gravar uma dance music e assim por diante.
https://hectorsaanz.files.wordpress.com/2009/10/imagen-electro.jpgVontade até eles tem mas não correm o risco seja por motivo pessoal, por falta de conhecimento, pelos fãs ou pelo mercado mesmo.
Porém nos vivemos há duas gerações que são baseadas pelas "playlist" seja do computador,no carro,celular, tablet ou outro meio de reprodução como aparelhos de som.
A questão é que dificilmente  o ouvinte comum (aquele que não é fã de uma coisa só) fica ouvindo o mesmo estilo direto (a menos que esteja num ambiente para isso) pois a maioria gosta mesmo de fazer uma "playlist" com umas 300 músicas (nacional e internacional) e colocar em modo "aleatório" deixar rolar e o motivo pra isso é porque a maioria das pessoas gostam de ouvir músicas de estilos diferentes porque não gostam de ficar ouvindo um estilo só.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Mixagem: você conhece os efeitos que as músicas gravadas em estúdio usam?

Em muitas música o que pode chamar a atenção pode ser algo bem simples. Uma introdução, um arranjo ou um solo pode fazer muitas vezes faz mais sucesso que a música em si.
Em vários estilos de músicas muitas vezes algo que o público acha genial, não passa de efeitos antigos colocados de maneira diferente, foi o caso do Van Halen no início dos anos 80 (Ed Van Halen usava toneladas de phaser em sua guitarras, algo que os guitarristas da epóca achavam brega e só os de funky usavam) e recentemente no caso dos DJ Franceses do Daft Punk (que usam vocoders em seus vocais, algo que banda alemã Kraftwerk fez nos ano 80).
Portanto para quem está começando a gravar ou pra quem já tem experiência é sempre bom recordar como funciona 12 efeitos de instrumento, voz e mixagem da música "pop" moderna:

http://www.chocolatecitygroup.com/wp-content/uploads/2013/08/recording-studio-mixer-and-microphone-625x300-c.jpg

segunda-feira, 23 de março de 2015

Como montar seu Home Studio - Parte 1

Essa semana vamos falar mais "atualizado" como montar um home estúdio. Essa postagem é justamente que como agora o blog está associado num "agregador de link" vamos
fazer um postagem para quem toca, compões e nunca se imaginou gravando na vida!

A)Local 
Primeiramente como a própria palavra diz, "home studio" é um estúdio caseiro, por isso um lugar
mais para gravar um "rascunho" para posteriormente "gravar valendo" em estúdio profissional.
Claro que 90% das pessoas não usam assim. Como hoje temos tantas oportunidades de "divulgação" (veremos isso no item I) terminamos o trabalho e já mostramos para os outros. Em relação ao espaço varia muito do gosto pessoal e da disponibilidade de local.
Porém espaço pequenos são mais interessantes visto que na maioria das vezes o "home studio" não possue tratamento acústico. Os melhores que já vi geralmente são bem pequenos.




segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Mixando: Diamonds da cantora Rihanna

Salvem!!!
Encontrei esse video bem legal de um workshop de gravação com a equipe que mixou o grande sucesso da Rihanna "Diamonds". Pra quem não conhece dá uma ouvida na música abaixo





Você pode até não gostar do estilo mas não importa. O que importa que os caras mostram toda a etapa de mixagem na DAW "Pro Tools, incluindo os plugins que eles usaram!
A única coisa é que o vídeo está inglês, mas se você não domina o idioma não se preocupe, eles falam muito bem quais os comandos dos plugins, e eles são iguais em qualquer língua!!!



Aproveitar e dizer que vou me ausentar por uns dias para curtir umas merecidas férias! Um abraço!!!


domingo, 11 de janeiro de 2015

Gravação:Dicas de camadas e dobras de som!!!

Dificuldade: Médio 
DAW: A que você usa 
 Nessa postagem vou explicar de uma forma prática sobre camadas e dobras de som em sua gravação!!!


1.Cuidado com as fases!
Primeiramente não basta você simplesmente "gravar" em camadas tem ter cuidado para uma fase não cancelar a outra. "fase" (Phase) é a onda em estéreo que contém as informações sonoras, assim como um computador que usa o mesmo "ip" do outro cancela ambos, acontece também com o som, como no vídeo bem explicado sobre o assunto:



Por isso que geralmente gravo tudo em "mono" para depois evitar "dores de cabeça" com a pista que dupliquei, porém isso não é uma "regra geral". Muita gente faz "dobras" em estéreo e o único cuidado além do desempenho é evitar que os microfones (se tiver usando eles) entre em "cancelamento de fase".
Se você gravar a primeira "dobra" em linha e a segunda usando um microfone também irá precisar ter o mesmo cuidado. Primeiramente faça um "teste" antes de gravar só para ter certeza que uma pista não irá anular a outra.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Mixagem: porque a mixagem é o mais complicado da gravação

 Salvem!
Para começar o ano de vou falar sobre uma conversa que tive com um amigo meu esses dias.
Ele está finalizando um trabalho e acha que está demorando demais porque o dono do estúdio não acerta a mixagem, pois que deixa lá com o som mais comercialmente possível. Primeiramente expliquei que um dos maiores problemas dos estúdios é justamente a pressa do cliente! A pressa além de gerar "gastos extras e resultados ruins" coloca muita "pressão psicológica" em quem está mixando, visto que mixagem é igual a tocar: precisa ter paz de espírito.
Geralmente se me pedem pra mixar, estabeleço um prazo e não me preocupo muito se a pessoa for mixar em outro lugar devido a isso mas porém pra quem grava em casa e quer levar "no peito"  a primeira coisa que se ter mente que gravar é a parte mais fácil (se você vai ter um desempenho excelente ou péssimo daí é com você) e ajustar pra gravar e mixar é o mais complicado.
É por isso que hoje vou comentar sobre certos "desafios" que passo ao gravar sozinho e como procuro evitá-los nas próximas gravações. Lembrando que sempre aqui falo em "gravar em casa" porém se você quiser experimentar em estúdio também está valendo. Vou colocar a seguir alguns "espectros" de áudio normalmente que encontramos quando usamo um "analisador de espectro".
Vamos lá!