Parece coisa de velho, mas nos anos 90 quando tinha banda, nos lutávamos desesperadamente por um pouquinho de divulgação na TV (aqui Joaçaba nos tínhamos o programa Tombo da Bergamota que era um programa da tv a cabo da cidade, o Canal 21) e quando a internet ficou mais rápida (perto de 2004), os programas de gravação ficaram melhores e as redes sociais chegaram (primeiramente com o Orkut), muita gente pode finalmente expor seu trabalho para o público ver e ouvir.
Passado 20 anos após o surgimento da internet, muita gente ainda comete os erros "básicos" em divulgar suas músicas, por isso nossas 10 dicas de hoje é justamente sobre esse assunto!
Boa leitura!
1) Publique somente quando estiver tudo 100%
A maior tentação de um músico é justamente publicar quando não está pronto.
Embora hoje em dia o profissionalismo não está sendo tão "fundamental" (uma vez se você tivesse uma banda sem pelo menos ensaiar por 3 meses antes de fazer o primeiro show era considerado loucura, mesmo que o pessoal já tivesse experiência e isso não para uma banda, mas para outros tipos de música) não publique algo que você vai ficar corrigindo depois. Várias postagem do vídeo por exemplo, faz com o algoritmo do You Tube pense que é um Spam, por exemplo.
2) Seja criativo no seu vídeo, ou não!
Uma coisa corriqueira é que o pessoal está com mania de fazer "video clipes" no seu quarto, sem mesmo arruma-los! Isso torna os vídeos "muito amadores" pra quem quer ser levado a sério! Você deve ser criativo, quer fazer no seu quarto? Pelo menos crie um cenário! Não é criativo? Veja outros vídeos (até de bandas/cantores famosos) e se inspire e se necessário de um CTRL + C e CTRL +V na cara dura! Afinal, um monte de "famosos" já fazem isso! O importante é ter um vídeo que chame atenção.
3) Fuja dos direitos autorais!
Voltando ao CTRL + C e CTRL +V , falamos em criar e não em usar imagens!
Lembre-se que o Artigo 13 já está na fase "beta" na Europa, por isso colocar imagens, gifs ou vídeos onde pode haver logos de "marcas com copyrights" pode ser uma roubada! Claro que há muitas coisas em "Domínio Público" ou seja, que são "isentas de direitos autorais" por isso, pesquise antes de colocar no seu vídeo. Porém método mais manjado que é pegar os "amigos" e pedir ajuda para fazer que seu videoclipe "ganhe likes e views" no You tube!
Por Exemplo, a sua amiga/irmã/namorada "gostosa" dançando sua música é garantia disso na certa, o mesmo vale usar o amigo/irmão/namorado "saradão"!
4) Fuja da tentação do cover!
Muitos músicos fantásticos (ou que ainda se tornaram) apela para cover ou versões. Claro que é lindo ver um guitarrista tocar For Love God do Steve Vai nota por nota, ou uma cantora cantar Alô, Alô Marciano da Elis Regina com perfeição ou ainda ver um tecladista fazer Jump do Van Halen.
O problema que o You Tube anda passando muito pente fino nesses casos, um dos exemplos é que muito cover do Legião Urbana estão sendo "excluídos" sumariamente pois que detêm os direitos autorais da música pediu para o Google fazer isso. Claro que você não precisa seguir esse conselho, mas não fique surpreso se sua música for excluída ou todos os seus "likes e views" passarem diretamente para o autor da música, que na minha opinião é mais que justo. Se não concorda, faça uma música, registre, pague a gravação, o produtor, o estúdio e a divulgação para ver se você não muda de ideia! Um mercado novo que está surgindo é justamente das músicas "com direitos autorais diretos" ou seja, você produzir por exemplo um "tema de um canal" e vender a música e o direito sobre ela para o mesmo, pense nisso. Particularmente não faço cover, por que todos eles foram sumariamente excluídos!
5) Músicas de Domínio Público
Se quiser fazer uma cover sem dor de "cabeça" com direitos autorais, por que não procurar uma de domínio público? Algumas músicas que você ouve nas rádios são de domínio público, ou seja, o artista/produtor nem se preocupa com o direito autoral. Se você fizer uma pesquisa rápida na internet, com certeza irá encontrar alguma que lhe agrade!
6) Faça um "storyboard"!
Você sabe o que isso? É simplesmente o rascunho do vídeo, feito geralmente em desenho ou apenas escrito num caderno ou digitado num arquivo de texto. Embora não seja algo obrigatório fazer, irá dar uma cara bem "profissional" ao seu vídeo, além de poupar tempo, pois você sabe exatamente para onde está indo!
7) Veja Vídeos!
Embora pareça uma coisa bem "óbvia", assim como o melhor estudo de fazer, gravar e mixar um música é escutar músicas, o melhor caminho para ser fazer um vídeo é "ver vídeos"! Preste atenção nos detalhes e como você pode melhorar alguns detalhes para fazer o seu.
8) Cuidado com "Cursos"!
Existem cursos de edição de vídeo para Sony Vegas, Adobe Premier ou Filmora, até tudo bem, porque é bom saber dominar um editor. Agora esses cursos para te transformar em You Tuber, deve-se ter atenção, porque esses "cursos" (que tem ensinam a editar, se comportar e atuar) até hoje não conseguem explicar o sucesso de um canal como Sr.Nelson (o vovô da slime) feito somente com um celular, provavelmente mais barato que o seu! Assim como para mixar uma música de qualidade é necessário "ouvir outras", serve a mesma coisa para um vídeo por isso muitas vezes a ideia de só ligar a câmera e gravar funciona muito mais que um vídeo elaborado!
9) Faça mais de uma versão da sua música!
Se sua música é acústica, faça uma eletrônica. Se for eletrônica faça uma acústica!
A cada estilo diferente da sua música, sua idéias para fazer um vídeo irão mudar!
10) Estude!
Assim se para mixar é necessário é estudar, serve a mesma coisa para se fazer um vídeo!
Ótimas gravações! E Boa Semana!
Postado por:
Rafael o KH
Autor do blog Palco KH!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário