sábado, 20 de outubro de 2018

Produção: Meu Novo Computador (DAW) do meu estúdio!

Salve Músiconauta!
Pra quem achou que o blog terminou, na verdade só parei de escrever porque meus compromissos aumentaram e agora que tudo foi resolvido vou voltar a escrever aqui pelo menos novamente uma vez por semana, e algumas postagens vou tentar finalmente fazer alguns vídeos.
Como ando também trabalhando com edição de vídeo e animação, meus computadores já não estavam mais "suportando" as exigências para "compilação" e por isso resolvi dessa vez montar uma nova DAW, capaz de além gravar áudio, mexer com os programas "pesados" de edição visual e nessa postagem vou escrever em "detalhes" como montei esse meu novo brinquedo!
Continue acompanhando abaixo!

1) Do que eu precisava?
As pessoas em mania de gastar muito em um computador e muitas vezes o uso dele vai ser para algo que não requer nem 50% do seu processamento. Como Técnico de Informática eu vejo com muita frequência em empresas, onde as vezes processadores caros como Intel (I5, I7) ou AMD (Ryzen 7,5) são usados para rodar antigos "programas" feitos até mesmo para DOS (geralmente de controle fiscal)! Parece piada, mas quem trabalha com isso já viu muitos casos  parecidos.
Como já falei muitas vezes no Blog, para se gravar o que mais importa é a interface de áudio que vai usar do que o computador em si (lembrando que muitas DAW e plugins mesmo novos, ainda rodam muito bem em processadores de 2 núcleos e apenas 4 Gb de memória) por isso antes de sair investindo num "computador novo" o melhor mesmo ainda é investir numa interface de aúdio, mas no meu caso como já tenho 3 delas (duas USB e uma interna) e por anos estava trabalhando com um Dual-Core (de dois núcleos) pelo menos esse gasto não tive.
O computador que eu precisava era que além de me dar uma latência maior (sim, o uso de latência depende e muito do processador) era um que além de áudio, editasse vídeo e estava com apenas R$2000 para gastar e sinceramente, nesse caso é melhor você pedir para uma loja montar do que arriscar fazer um, só que todos os orçamentos, estouraram (as lojas de informática estavam pedindo até R$5000 para fazer o computador que queria) e então, resolvi montar um eu mesmo (lembrando que sou formado em TI) primeiramente pesquisando os preços e segundo pegando o mais em conta.
Uma coisa é que todas as peças eu comprei nas lojas da minha cidade mesmo, porque mesmo pagando até 15% mais caro que a internet, pelo menos se alguma delas estivesse com problema era muito mais rápido trocar.
Agora que já tinha em mente o computador que queria, vamos ver como montei o mesmo.

2)O processador
Essa foi a parte mais cara do orçamento! Primeiramente, os processadores da chamada Sétima Geração estão absurdamente caros!  E isso deve se muito a alta do dólar e também porque é Intel I5 de sexta geração onde paguei R$399 e tecnicamente iria dar o que eu precisava.
uma tecnologia nova, então se fosse pegar um desses processadores, o mais simples (que é o Intel I3 ou AMD Ryzen 3) saía em torno de R$700 reais e foi um dos motivos que não comprei um desses processadores e sim
O outro motivo é que minhas interfaces de áudio não possuem drivers para Windows 8 e 10 (lembrando que a geração 7 já Windows 10 Read, ou seja,  os drivers são completos apenas para esse sistema operacional) por isso optei por uma geração anterior justamente porque iria instalar o Windows 7 (x64) mas instalei o Windows 10 em outro HD (já explico isso mais embaixo).
O processador que comprei foi um  Intel I5 3470 (acesse esse link para ter uma descrição mais detalhada) e foi um último do estoque da loja (por isso consegui um bom desconto já que paguei a vista) e até agora não houve nenhum "pico" acima de 50% mesmo usando uns 10 plugins VST em "cadeia" (um atrás do outro) no canal principal (master) e ainda usando plugins VSTi nas pistas!

3)Placa Mãe e Memória
A única placa mãe a "pronta entrega" que achei cujo o Socket era 1155 foi uma
ASROCK H61M-VG3 cujo paguei a "facada" de R$425 (mais cara que o processador) justamente aqui nesse link) e o único problema que ela era Windows 8 Read (isso quer dizer que muitos drivers do Windows 7 como rede ficaram de fora e tiver que acha-los manualmente depois) e outro que ela não tem entrada PCI então tive que deixar uma das interfaces de áudio de fora (embora usasse ela apenas para reprodução MIDI) porém o preço da placa foi o de menos, pois o "rombo" do meu orçamento foi justamente a memória, que foi um pente de 8gb 1333 da Kingston que saiu R$410!
porque era única em estoque e porque ainda ela tem muita saída (os detalhes da placa você poder ver
Novamente como ainda há saída desse tipo de memória (e o que o pessoal tem na maioria em casa) o vendedor não teve dó de "enfiar a faca" e para você comparar, a mesma memória, só que DDR4 (2400) saía por R$390! Só que eu me lembro que na "transgressão" do DDR2 para o DDR3 foi a mesma coisa. A medida que a memória sumia do mercado (e era o que pessoal ainda usava mais) os comerciantes a vendiam a um alto preço (claro que as novas). Claro que eu podia ter pego um placa mãe melhor (como ASUS ou INTEL) mas como sou "afobado" resolvi colocar essa mesmo, mesmo porque a ASROCK é uma segunda linha da ASUS, embora isso não interfira em muita coisa, afinal não vou jogar, porém vamos ver adiante como ela se comporta em edições de vídeo.

4)Hard Disk (HD)
 O meu antigo computador tinha dois de 500 Gb, mas para essa máquina nova resolvi colocar uma coisa que virou "comum" hoje em dia que foi colocar um HD SSD 120 GB da Kingston que saiu por R$210 reais. Apesar de falarem muito bem, um SSD (solid-state drive ou sua versão em forma de "placa" (Nano Sata) na verdade eles não passam de "grandes e acelerados pen-drives"  chegando próximo (e com bem mais memória) de um armazenamento do estilo de um tablet ou celular.
Como todo meu armazenamento consome apenas 50 Gb (incluindo o Sistema Operacional, drivers, DAW, Plugins e outros aplicativos), resolvi colocar tudo direto no SSD (a maioria do pessoal deixa ele apenas para partida) e a diferença de desempenho foi nítida. Apesar de a gravação ser feita num HD comum, o processamento tanto do áudio, da memória, e do processamento da CPU aumentou praticamente 50%

5)Sistema Operacional
Apesar de todo mundo estar colocando o Windows 10 (mais por pura moda do que pela checagem do desempenho, pra mim ele só funciona com a Sétima Geração, que tem o Windows 10 Read na maioria das placas mães e processadores), eu ainda preferiro para gravar o Windows XP e o Windows 7.
Esse novo computador não tem drivers para o XP e para o Windows 7 faltou alguns (como de rede, vídeo, PCI-e), porém nada que se não baixasse direto do fabricante.
Apesar do Windows 7 ficar rápido no SSD, ele não "parte tão rápido" como o Windows 8 ou até mesmo 10 pelo motivo que essa placa tem o sistema UEFI (aquele que faz o sistema subir junto com a memória) e o Windows 7 não tem esse suporte nativo. Por enquanto ele não apresentou nenhum problema, porém se ele começar a dar algum "bug" por causa disso, possivelmente vou ter que mudar o Windows. Num outro HD de 500 Gb, instalei o Windows 10, mas confesso que é mais para o usar o Paint 3D do que outra coisa em si.

6)Quanto saiu ao todo?
Como disse antes, minha ideia era comprar um computador de uma loja. Quem trabalha com TI sabe que comprar um computador "peça por peça" pode ser arriscado ao montar, principalmente se você não cuidar da "energia estática". Porém como todos estavam pedindo um absurdo por um computador novo, comprei as peças e montei o mesmo. Economizei em HD, gabinete e fonte (minha fonte é uma gamer Corsair 80 Plus que estava no antigo computador) então somando o restante (os preços estão acima nos itens anteriores) no total esse novo computador saiu por R$1.433, porém devo lembrar que comprei os itens diretos de lojas, comprar pela internet ou direto de fornecedores iria sair pelo menos uns R$300 mais barato, porém, se uma das peças apresentasse problema, iria ser mais difícil trocar. Agora é só começa a gravar!

Atenção!
Vou voltar com as postagens!
Como sempre uma ou duas por semana!
Ótimas Gravações!

Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Blog de gravação musical Palco KH Blog sobre os anos 90 Jovem e Adolescente nos anos 90!
Canal do You tube Palco KHTV

Nenhum comentário: