Salvem!
Para começar o ano de vou falar sobre uma conversa que tive com um amigo meu esses dias.
Ele está finalizando um trabalho e acha que está demorando demais porque o dono do estúdio não acerta a mixagem, pois que deixa lá com o som mais comercialmente possível.
Primeiramente expliquei que um dos maiores problemas dos estúdios é justamente a pressa do cliente! A
pressa além de gerar "gastos extras e resultados ruins" coloca muita "pressão psicológica" em quem está mixando, visto que mixagem é igual a tocar: precisa ter paz de espírito.
Geralmente se me pedem pra mixar, estabeleço um prazo e não me preocupo muito se a pessoa for mixar em outro lugar devido a isso mas porém pra quem grava em casa e quer levar "no peito"
a primeira coisa que se ter mente que gravar é a parte mais fácil (se você vai ter um desempenho excelente ou péssimo daí é com você) e ajustar pra gravar e mixar é o mais complicado.
É por isso que hoje vou comentar sobre certos "desafios" que passo ao gravar sozinho e como procuro evitá-los nas próximas gravações. Lembrando que sempre aqui falo em "gravar em casa" porém se você quiser experimentar em estúdio também está valendo. Vou colocar a seguir alguns "espectros" de áudio normalmente que encontramos quando usamo um "analisador de espectro".
Vamos lá!