Porém quando a gente mete a "mão na massa" vê que a coisa não é bem assim! Mas voltando a velha "questão" se você tem os equipamentos, a letra, os arranjos, a harmonia, a melodia e os músicos para executar tudo isso além do espaço correto então o que anda acontecendo?
Para você tentar entender melhor, vou ilustrar uma coisa que li no livro de David Gibson - A Arte da Mixagem (o vídeo do livro está disponível aqui no you tube, porém em inglês)
porque muitas vezes para você compreender a mixagem não basta ouvir tem que imagnar!
porque muitas vezes para você compreender a mixagem não basta ouvir tem que imagnar!
Para música aconselho a você pegar uma música que gosta ou uma no mesmo estilo que esteja gravando coloque em sua DAW ou num editor de áudio e vamos imaginar!
O Termo "imagem"
Como David Gibson explica esse termo é você além de "ouvir" e "sentir" o som é "imaginar" o mesmo. Existem até periféricos e plugins que usam isso porém eles tendem a "mexer no som" e por isso o bom mesmo é pegar um papel, desenhar um quadrado e ir anotando suas mudanças na mixagem seguindo esses passos até que você os consiga imaginar sem papel nenhum (ou não depende suas escolha). Nosso objetivo aqui é colocar dentro da nossa "imagem" todos os instrumentos e vozes citados na figura abaixo:
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1)A sala imaginária
Olhe para seus dois monitores (falantes) no seu computador. Imagine que atrás deles há uma sala. essa sala é em forma de cone, ou seja, um "quadrado grande" que se alonga até o fundo e termina num "pequeno". Não há nada ali apenas o quadrado como o dá figura abaixo:
2)Colocando som no quadrado e mexendo com o volume
Coloque uma música comercial no seu computador. Escute a mesma e a imagine dentro do quadrado. Imagine que "nada' possa sair do quadrado ou seja, o limite da música é a frente do falantes. Você precisa se concentrar até que a sensação que ela está vindo atrás ou por cima (dependendo o ambiente que você está) seja nula. Concentre pois isso é bem difícil!
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2)Colocando som no quadrado e mexendo com o volume
Coloque uma música comercial no seu computador. Escute a mesma e a imagine dentro do quadrado. Imagine que "nada' possa sair do quadrado ou seja, o limite da música é a frente do falantes. Você precisa se concentrar até que a sensação que ela está vindo atrás ou por cima (dependendo o ambiente que você está) seja nula. Concentre pois isso é bem difícil!
Feito isso faça faça uma "classificação com os volumes". Imagine tudo que você estiver ouvindo alto (como a voz) esteja "na frente", tudo que você ouve não tão alto, esteja "no meio" e o que você quase não ouve ou ouve muito pouco "esteja atrás". Aumente o volume e diminua e imagine as mudanças no quadrado.
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3)Corpo vs frequência
Você já deve ter ouvido o termo que "equalização é o volume ajustado precisamente numa determinada frequência" e sempre é o passo mais complicado da mixagem. Para imaginarmos ela precisamos primeiro fazer alguns "parametros":
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A)Imagine que o grave está nos seus pés (100 Hz)
B)Que os médios estão no seu peito (1000 kHz)
C)Que os agudos na seu nariz (5000 kHz)
D)O que é muito agudo passa por cima da sua cabeça (10.000 kHz)
feito isso coloque um"plugin equalizador" e faça o "teste dos 20" com a música de pé num volume agradável e tente imaginar as frequências como proposto porém dependendo o correto do monitor que você estiver é vir mais agudo vindo dos "tweeters" e mais grave dos "woofers". Vamos isso ver no item 6.
3)Mexendo com Pan
Agora que você tem a noção do som e da equalização vamos mexer com o pan.
Primeiramente nenhum mixagem atual é totalmente para esquerda ou direita a não ser quando é feito de propósito, mas direcionar todo som para um lado "manualmente" basta mexer no knob (botão) Pan na própria DAW ou no amplificador do monitor de áudio.
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5)Separe o que há na música por PAN, Distância e Volume
Agora que você sabe como funciona o imagem, está na hora de separar tudo que há na música definindo o volume, a distância e o PAN:
Agora que você sabe como funciona o imagem, está na hora de separar tudo que há na música definindo o volume, a distância e o PAN:
Esse estilo é o mais comum no POP, MPB, Sertanejo e Country, ou seja:
A voz no meio, a guitarra de um lado, o violão do outro, as peças da bateria seguindo a posição do palco, back vocals entre o meio e o lado direito, teclado dos dois lados (vamos supor uma low strings no lado esquerdo e um piano no lado direito), baixo e bumbo no meio e os efeitos mais no ambiente com seus respectivos volume (padrão DAW Sonar 0= mínimo 127= máximo), porém isso um PAN Natural. Em outros estilos como ditos no livro de Gibson como a música "She Blinded me with Science - Thomas Dolby" o posicionamento dos volumes e pan podem mudar bastante:
A voz no meio, a guitarra de um lado, o violão do outro, as peças da bateria seguindo a posição do palco, back vocals entre o meio e o lado direito, teclado dos dois lados (vamos supor uma low strings no lado esquerdo e um piano no lado direito), baixo e bumbo no meio e os efeitos mais no ambiente com seus respectivos volume (padrão DAW Sonar 0= mínimo 127= máximo), porém isso um PAN Natural. Em outros estilos como ditos no livro de Gibson como a música "She Blinded me with Science - Thomas Dolby" o posicionamento dos volumes e pan podem mudar bastante:
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Para uma melhor "compreensão" ouça a música!
6)Considerações finais
A)O volume nunca será maior que o monitor de aúdio pode suportar ou qualquer outro falante. Em DAW o controle do volume é de 0 a 127, por isso 127 sempre será o máximo que o volume alcança.
B)Tudo está limitado no monitor de áudio ou seja. Quando você escuta mais agudos eles tem que vir do "tweeter" e não "de cima" das caixas do monitor e a mesma coisa vale para os graves eles virão dos "woofers" e não do chão pois o chão não faz som e sim vibra com o mesmo.
C)Da mesma forma tudo está limitado no PAN:
100% para direita ou esquerda, 0 para esquerda e 127 para direita. Nada vai ultrapassar os falantes
D)Com o surround pouca coisa muda em relação ao pan. Mas se você fizer um vídeo assim deve lembrar que nada vai passar do falante e nem da caixa que você determinar a frequência ou o instrumento.
Efeito Surround |
E)As pessoas tem diferentes opiniões sobre o que é uma boa música, imaginem numa mixagem!
Por isso quando você achar que está bom, lance ao vento e veja no que dá!
Ótimas mixagens!!!
Pratique em qualquer lugar!
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