DAW: Qualquer uma
PLUGIN: Qualquer um de compressão com valores de output, ratio (threshold), attack, release.
Dificuldade: difícil
Hoje vou falar um pouco sobre compressão. Não tem uma maneira para "introduzir" ao assunto, pois aqui já aplico a quem grava com frequência.
A difrença entre o Compressor é que trás a
tona ruídos (hiss) já o limiter dá
presença. Na prática, o Compressor "incorpa" e o limiter "dá clareza".
Quantos mais notas e mais instrumentos num mixer, mais
compressão pois é difícil deixar todos em destaque, por isso mais compressão
deixa com mais detalhes.
Ataques curtos e
realease rápido possuem presença, destinção e precisão.
Ataques curtos e
realease curtos não causam quase efeito no som
Abaixo há uma tabela que criei à partir de uma fórmula de compressão.
SOM INICIADO |
RATIO
|
SOM
ATENUADO
|
SOM
FINAL
|
- 10 dB
|
1:1
|
0
|
- 10 DB
|
- 10 dB
|
2:1
|
VALOR
/2
|
- 5 Db
|
- 10 dB
|
3:1
|
VALOR
/3
|
- 3.1
Db
|
- 10 dB
|
4:1
|
VALOR
/4
|
- 2.5
db
|
- 10 dB
|
5:1
|
VALOR
/5
|
- 2 db
|
- 10 dB
|
6:1
|
VALOR
/6
|
- 1.5
DB
|
- 10
|
7:1
|
/7
|
- 1.3
|
- 10
|
8:1
|
/8
|
- 1.25
|
- 10
|
9:1
|
/9
|
OVERLOAD
|
- 10
|
10:1
|
VALOR
/10
|
OVERLOAD
|
Som iniciado: o valor inicial do som
Ratio: o raio do compressor (lembrando que alguns compressores usam valores em dB, nesse caso, - 4 dB é igual ao ratio 4. Os valores depois do dB exemplo 4:1, 4:2, 4:3, 4:4 são usados para ajustes finos)
Som atenuado: é a fórmula da compresão: valor inicial + ratio /(valor) = som final. Para ajustes finos coloque o valor em ",". Exemplo: 4:4 é igual a - 10 db + /4,4 = 2, 27 dB (valor final)
Som final: é o som obtido após o som original ser passado pelo compressor.
Vai por mim, quando você saber aplicar essa fórmula, suas compressões ficaram bem legais!
LEMBRE-SE:
Toda compressão trás a tona ruídos! Por isso na hora de gravar, tenha certeza que o som está bem limpo!
Boas gravações!
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