Por que se cadastrar?
É um site que reúne músicos, produtores, artistas e engenheiros de show em busca de algo em comum: o fim do som alto nas gravações. A figura abaixo explica melhor isso:
Uma das vantagens de ser um membro é que eles possuem “plugins” que podem ser baixados gratuitamente que controlam a nossa dinâmica.
Dinâmica vs Volume
Sem entrar muito no assunto, a uma grande diferença entre dinâmica e volume. Respeitar a dinâmica é a gente escutar uma música bem gravada, mixada com cada coisa no seu lugar e masterizada sem “destruir” os processos anteriores e ainda se manter “igual” em qualquer volume. Quando se respeita somente o volume, o processo de gravação pode ser correto, o de mixagem também, mas masterização só respeita o volume. Ou seja: comprimir tudo, dar ganho em freqüências que nos fadigam, achar um meio de soar alto (nem que seja clonar os canais e deixar tudo num grande mono).
Esse vídeo já mostrado aqui mostra a evolução dessa guerra:
Quem vai ser o primeiro?
Uma das perguntas que me faço: há como respeitar a dinâmica e o volume ao mesmo tempo? Esse possivelmente será um desafio para músicos, produtores e engenheiro de som para que a música atual seja agradável. Leia Aqui um série de postagens do Produtor Dennis Zasnicoff sobre a “Guerra dos Volumes”
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário