sábado, 21 de outubro de 2017

Gravação: Usando a música e a tecnologia: Playback MIDI com VSTI

(Publicado originalmente em 19 de abril de 2010)
A crescente onda de tocar em bares, pubs, e festas com um “playback de instrumentos MIDI” não é novidade.
Isso já foi feito muito em antes com teclados com drive e módulos seqüenciadores (como o Sound Canvas) porém agora com o fácil acesso ao NoteBook você pode deixar seu playback mais real graças a tecnologia VSTi e DXI (instrumentos virtuais sampleados).
Para ajudar os que querem se aventurar ou estão se aventurado nesse mundo musical, fiz um teste com três populares DAWS (programas multipista de áudio) que são: Fruty Loops, Sonar, Sony Acid e Reaper, sobre a conversão de MIDI para VSTi. O motivo porque é bom fazer isso, porque o arquivo original midi só possue os canais e os endereços de cada instrumentos, para colocar “timbres” no mesmo é necessário uma outra fonte (computador, teclado, DAW) e muitas vezes a fonte produz uns timbres “made in paraguai” e se você colocar uma MIDI assim numa apresentação, o ouvintes não irão te levar para lado profissional!
Por isso fiz esse pequeno tutorial com esse programas.

Fruity Loops
Essa DAW possue uma automação mais direta, sem contar que você pode mudar o timbre do instrumento pois o mesmo possue funções independentes em cada canal que pode fazer isso.

Prós: Seu render (conversão para audio) é o melhor de todos, pois trabalha com float. Funciona também como plugin VSTi, ou seja você pode colocar seus instrumentos em outra DAW.

Contras: A medida que você coloca os VSTi mais consome memória, difícil colocar vst para acompanhar a pista. Não possue opção para colocar Dxi.

Vídeo




Esse vídeo que achei na internet, mostra exatamente o processo de colocar VSTi numa Midi no Fruity Loops. Note que no “mixer” do programa, podemos colocar os plugins VST.

Sonar
Apesar de ser a DAW mais usada e mais popular e um dos programas com mais recursos midi (como partitura, piano roll, guitar e bass roll, drums roll, quantize, humanizer) em matéria de colocar VSTi ou DXI é um parto. Complicado porque não tem uma “ação direta” e assim como o FL tem que colocar cada VSTi em cada Pista. (Imagine se você pegar um midi com 24 canais!).

Prós: Possue recurso DXI, aumentando a capacidade de colocar instrumentos virtuais, exclusivo DXI feito pela Roland, facilidade em inserção de plugins VST na pista MIDI.

Contras: Não faz nada em conjunto, tudo separado, excesso de dropout (erro de comunicação com a CPU ou memória).

Vídeo




Esse vídeo mostra uma midi usando TSI que é um VSTi feito pela Roland. A partir desse exemplo você pode usar para suas midis no Sonar.


Sony Acid
Na minha opinião, pra quem está começando ou não tem muita intimidade com DAW é o mais fácil dos 3. Pois é só abrir uma MIDI e o mesmo já coloca no seu VSTi padrão (Sony Soft Synth), a partir daí basta mudar para qual o VSTi que queira, por isso muitos gostam de usar esse programa.

Prós: rápida inserção de VSTi e efeitos VST para o mesmo. Basta usar um VSTi de GM no “aux vsti” para simular todas as pistas (por exemplo Roland Sound Canvas ou Native Band).

Contras: Alto consumo de CPU, se sua placa não estiver bem configurada pode acontecer latência, muitas vezes o áudio não sai como a gente escuta no programa.

Vídeo


Nesse vídeo você irá ver e ouvir como converter sua MIDI usando um VSTi. Parecido como no vídeo acima do Sonar.

Reaper
Muito usado principalmente para quem faz música instrumental, o processo também é bastante simples.

Prós: rápida inserção de VSTi e efeitos VST para o mesmo.

Contras: se sua placa não estiver bem configurada pode acontecer latência.

Vídeo

O vídeo acima mostar como uma simples bateria midi se torna bem mais real, quando convertemos a mesma usando um VSTi no Reaper.

Dicas utéis

A)Não compacte o audio por exemplo para MP3. Deixe ele em WAV 24 bits 44/48/92 KHz que ele soará mais natural.

B)Feito suas músicas, é só usar uma playlist num programa como Windows Media Player ou Winamp, para tocar a ordem que você definiu.

C)Não use o programa para fazer um arquivo VSTi para na hora da apresentação abrir o mesmo! Como os plugins possuem muito processamento de memória, além de demorar para abrir o arquivo pode dar bug.

Ótimas Gravações!
Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog de gravação musical Palco KH, do blog de "histórias" Adult Stories e Jovem & Adolescente nos anos 90!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário: