quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Produção: Seis Regras da musica comercial de sucesso

Domingo estava lendo artigos sobre produção no site http://www.musicbizacademy.com e acabei por me deparar numa postagem bem legal.
O nome original dela é The 6 Rules of Commercial Music Success ou traduzindo As Seis Regras da Música Comercial de Sucesso ou seja, aquelas que conquistam os ouvintes nos meios de comunicação que mais são
vistos e ouvidos, claro que falo de internet, tv, rádio, shows....
Porém em algumas coisas não concordo com o autor mas como essa matéria é feita nos Estados Unidos e lá tem uma cultura musical diferente da nossa e justamente
por isso que pedi para o colaborador (o professor) Anício Oliveira também ler a matéria e dizer o que achou.
O intuito aqui não é criticar ou opiniar sobre essa postagem (afinal não estamos aqui pra isso)e sim trazer para realidade brasileira para talvez
dar um sinal de luz para você leitor que anda procurando meios de chamar a atenção com sua música.
Lembro que a tradução não é "ao pé da letra" (ou seja usar o Google Translator) porque senão a postagem fica sem sentido pois a muitas "coisas técnicas" a traduzir
Veja a postagem e se quiser de sua opinião como sempre!!! Boa Leitura


As Seis Regras da Música Comercial de Sucesso
Por Gian M. Fiero

1.Um chamariz forte com um refrão memorável
Se ninguém sabe como sua música é chamada então ninguém pode pedir ela numa rádio.
Mais importante, eles não podem comprar o álbum no varejo ou baixar na Internet ilegalmente uma cópia dela.

Opinião Rafael o KH
Essa primeira questão não inclui jabá porém vale lembrar que o autor está falando em chamar a atenção da sua música "independente" ou seja se você consegui fechar com uma gravadora, junto no pacote vem o jabá. Aqui tem uma coisa que sempre digo "um refrão que as pessoas conseguem" assobiar e lembrar sem precisar "empurrar goela baixo" já é 90% do sucesso da música.
Sempre deixe pistas de qual é o nome da sua música, pois quem ouvir vai lembrar pelo menos o nome dela.

Opinião Anício
Não entendi muito o que é a hook (um gancho) mas acho na postagem original mas acho que ele se refere a "chamar atenção de primeira".
Se você analisar alguns sucessos antigos e atuais irá perceber que eles tem alguma coisa que "prende" o ouvinte na primeira chamada, seja uma introdução, melodia ou uma frase bem colocada.
Um ótimo refrão é mortal! Se as pessoas conseguem cantar irão com certeza querer ouvir a música mais vezes.

2.Boa melodia 
A música comercial é caracterizada por boas melodias
ou seja, versos, refrãoes e, por vezes "estrofes" que ficam presas em sua cabeça e fazem você querer cantar junto. O que os melhores astros de hip-hop dos últimos 10 anos (Tupac, Notorious B.I.G., Jay-Z, Eminem e 50 Cent) atribuem seu sucesso? Boas melodias (não ritmo) que aumentam o valor comercial de sua música ... graças em grande parte em parte ao rei da melodia moderna do hip-hop, Dr. Dre.

Opinião Rafael o KH
Ele fala em hip hop mas pra mim além da melodia o mesmo deve ter uma batida e uns "riffs" legais para completmentar.
Daí vai muito do estilo. Muitas vezes o que salva a música não é a letra e sim a "melodia" é o que acontece muito hoje com as músicas que estão na moda.
A letra lembra alguém digitando no Twitter mas a melodia é muito boa!

Opinião Anício
Eu também achei que ele poderia ter usado alguns produtores mais "pops" (como Max Martin ou Mike Will) mas Dr.Dre atualmente é ótimo exemplo também.
O fato é que belas melodias são bem mais fáceis de lembrar e principalmente de memorizar.
Hoje vejo muita coisa "empurrada goela abaixo" e ainda dizendo que é o que o povo quer.

3)Bem Produzido
Os produtores vindo do Rythm and Blues são uma parte fundamental do sucesso da música comercial, eu não percebi até me tornei um consultor que muitas bandas de rock
que não valoriazm os produtores como fazem no R&B .
Isso por que a gravadora muitas vezes oferece aos produtores (os de R&B) meios para melhorar o desempenho das canções (através de sua experiência musical) e enriquecer os registros (através de sua experiência e profissionalismo no processo de gravação) tornando-os mais agradável para ouvir e mais comercial!

Opinião Rafael o KH
A verdade é difícil trabalhar ou produzir quando a pessoa ou a banda quer ter o controle de tudo. Já fiz isso também e não leva a nada.
A maioria dos músicos seja iniciantes ou profissionais não entendem que para uma música "comercial"funcionar é preciso alguns critérios, coisas básicas mesmo pois se ele te paga pra isso é justamente para você fazer o seu trabalho (fazer a produção) e não deixar que uma música possivelmente "boa" se torne um "lixo", não importa o estilo.

Opinião Anício
Alguns músicos de rock que conheço hoje tocam em duplas sertanejas justamente por ter liberdade. Como o cara é um "maestro" para eles, se sente bem a vontade em criar e ousar e infelizmente
isso é coisa que não se encontra numa banda de rock que está mais preocupada em ser um "novo Rolling Stones" do que ser ela mesma e sem contar que eu por exemplo desisti de produzir esse tipo de músico justamente porque eles não houve que você diz principalmente em relação aos timbres dos instrumentos.
O Rythm and Blues que ele mencionou é justamente porque esses artista eram mais fáceis de aceitar as opiniões do que o de pop ou rock, justamente por serem mais humildes.
A produção é 90% da música hoje em dia e isso você comprova facilmente vendo muitos "cantores e bandas" que são horríveis ao vivo e com um CD fantástico.

4)Letras de apelo
As letras não precisam ser profundas mas as pessoas têm de ser capazes de se relacionar com elas.
Se você tem uma maneira de dizer coisas comuns de uma maneira incomum, suas letras terão semelhança com a do compositor cuja canção é sobre o mesmo tópico.
Escreva sobre o que está mais perto de seu coração para a credibilidade e sinceridade, e outros serão capazes de se relacionar com suas músicas
especialmente se é sobre um assunto que eles sabem ou irão experimentar.

Opinião Rafael o KH
Ligue agora o rádio e ouça 10 músicas. Você irá notar 7 são românticas, 2 dor de corno e 1 de pegação. Pode não ser nessa ordem, pode ser ao contrário mas geralmente não importa o estilo é sempre assim.
Isso porque a música que as pessoas ouvem é justamente aquela que ela se identifica com a letra e geralmente não é só uma e mais de um.
Porém infelizmente estamos numa época em que as forças do like contam também e olha que muita música são verdadeiros desastres!

Opinião Anício
Para mim as letras já foram mais importantes porém hoje em dia as pessoas já nem prestam mais atenção nelas.
Uma coisa que tenho visto principalmente na internet é a ascenção silenciosa das músicas instrumentais principalmente a eletrônica.
Esses dias meu filho estava me mostrando um vídeo sobre "suposta vida em marte" onde a maioria das pessoas perguntavam qual era o nome da música. Outra coisa que notei que aqueles vídeos onde tem músicas meio rituais em linguas indigenas, arábe ou orientais muita gente também quer saber o nome da música.
Comercialmente nem preciso falar, as 10 músicas mais tocadas geralmente não tem nada mais a dizer e talvez por isso elas estão se interessando por outro tipo de música.

5)Duração Curta
Mantenha a duração de suas músicas para baixo para um máximo de quatro minutos. Jazz e World Music são exceções.
Uma música que é bem escrita faz com que as pessoas queiram ouvi-lo novamente, e novamente, e novamente.
Quanto mais longa a música, menos provável é que isso aconteça. Não acredite em mim? Verifique a duração de suas músicas favoritas.
Opinião Rafael o KH
Verdeiramente uma realidade! Músicas compridas como Stairway to Heaven, Boehmia Raphsody, Gene e o Zapelin, Faroeste Cabloco ou Hotel California dificilmente veremos alguém fazer sucesso com algo tão longo.
Talvez os últimos tenha sido o Gun´s Roses com Civil War, Stranged e November Rain e isso fazem mais de 20 anos!
Não é porque as pessoas não querem ouvir é porque a maioria delas não para mais para escutar uma música como a geração dos "setenta aos noventa" faziam. Geralmente hoje essa geração
ouve música, joga, vê filme e ainda estuda tudo ao mesmo tempo!

Opinião Anício
Nunca gostei de música longa! Essas músicas que o Rafael mencionou até sei tocar pra passar para os alunos, mas somente as partes mais importantes!
Esse tipo de padrão entre 2 e 4 minutos já faz mais de 30 anos que foi estabelecido (acredito que depois de 1985) e algumas outra banda ou cantor(a) as vezes se arrisca
a sair dele e geralmente o resultado é aquela ótima música do álbum que não faz sucesso em nenhum lugar. As músicas que o Rafael citou já entraram na história da música justamente
por quebrar esse protocolo! Embora que quiser se arriscar tem meu total apoio porque ninguém sabe se sua música de 10 minutos não irá te tornar conhecido.

6)Performance 
Muitos vocalistas incríveis são freqüentemente surpreendidos por esta regra que está na lista.
O fato é que há mais músicas medíocres realizadas por vocalistas fantásticos, do que há vocalistas medíocres interpretando músicas excelentes.
Uma boa canção que é bem executada te dará credito se ao invés disso o vocalista fazer todas as acrobacias gritantes e vocais supreendetes que os cantores tendem a usar para compensar a execução
não vai torná-lo uma música melhor ...
Embora possa ajudar o cantor a atrair os melhores compositores para trabalhar.

Opinião Rafael o KH
É isso que eu penso quando vejo às vezes o Raul Gil a tarde. Todos aqueles cantores e cantoras fabulosos tentando fazer o que a Adele faz ou o Gauby Peixoto.
Sempre digo: eles nunca serão Freddie Mercury. Ou eles serão melhores ou serão piores mas nunca iguais. Muitas vezes ótimos cantores perdem pontos justamente por essa teimosia e o resultado é
que passarão cantando I Want Break Free o resto da vida num barzinho.

Opinião Anício
Ser talentoso não quer dizer que você é criativo. Eu tenho alunos que pegam por exemplo I Want It All do Queen e tocam muito parecido com o Brian May pois graças a internet o que a gente
não consegue tirar de ouvido pode se apelar para tabulaturas, Guitar Pro ou até mesmo para uma vídeo aula com o próprio autor do solo!
Geralmente esse tipo de aluno quando grava soa como todo mundo porém menos como ele!. A falta de criatividade é o que condenada ótimos músicos ao anonimato e para compensar isso há duas saídas:
Ou você aprende a ser criativido ou deixe que uma pessoa (um compositor) seja criativo por você! Não é vergonha nenhuma, ou vocês acham que as maiorias das músicas de sucesso são realmente do artista que você ouve?

Ótimas gravações!

Postado por:
Rafael o KH
Autor do blog Palco KH!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Que a música esteja com você!

Postado por:
Anício Oliveira
Músico, Professor, Sideman e "filosofo" nas horas vagas!
OMB:11???(não lembro mais faz anos....)
Contato:
anicio.guitarra@gmail.com

Nenhum comentário: