quinta-feira, 21 de março de 2013

Gravação: tanto trabalho para...

Olhe bem a figura abaixo:


Esse foi um ponto colocado pelo produtor Fábio Henriques no Facebook.
Ela é só um reflexo de muita coisa que já postei aqui. Por que se matamos de gravar para no final todo mundo vai escutar provavelmente em caixinhas de computador, celulares ou MP3?
A verdade é que sem um equipamento "parecido" ou pelo menos que soe "perto" de uma coisa gigantesca dessas estamos "fadamos" a sempre nossas gravações soarem bom num lado e ruim no outro porém não estamos "questionando" uma gravação feita em casa e sim porque chega um ponto da carreira o artista/banda vai ter que encarar um "grande estúdio" de frente.



A questão aqui é sempre a gravação. No site  Áudio Repórter  o produtor Diego Moreno sempre deixa disponível "músicas para mixar" ou seja, elas estão gravadas (em bons estúdios) basta apenas mixar elas e mixando uma dessas e comparando com as minhas mixagem vi que estou certo, mas o meu "equipamento de captura" está totalmente errado! Pois para fazer uma boa mixagem nada é mais requirido do que um bom par de monitores, uma placa de som profissional e claro a técnica! Voltando ao assunto particularmente acho que o maior teste de hoje em dia numa gravação está nas "caixas de som de um computador", pois antes o testes final era "dentro carro" mas agora é muito importante testar em "fones de ouvido" (por causa da popularização dos smart phones) e as caixas de computador por causa que "todo mundo" fica na frente do computador. Nesse quisito uma coisa que vi é que as gravaçãos dos anos 80 e 90 soam muito melhor nessas "caixas fracas" que as atuais. É só você comparar essas duas músicas num computador:


(Inbetween Days - The cure - 1985)



(What´s make you beatiful - One Direction - 2012)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIo2uQl3YxQtvw8nhi-tdJW_CbLrMFRMg1b3xF2iy7Vvtj38NSNb-VRtuURaknOB0jmS7jWTkFqsNQ8JIM1IxYISOAjRr9wFPLjm_4MeozkfIvn1MIgl2H-TO4JkV0ATLb6vucwbagEiML/s1600/72680_472994832750026_1452059051_n.jpgSe você estiver ouvindo num aparelho de som, notará que as duas soam iguais, porém numa caixinha de computador a do One Direction soa "rasgada" devido ao excesso de "maximizer" porque hoje em dia é muito comum ver bandas gravarem num equipamento de R$100.000 e no final da masterização pedirem ao engenheiro de som "rasgar o som" e quase soa como se fosse gravado num equipamento bem inferior porque alguma gravadora inventou a política: "mais volume e menos dinâmica".
Então porque entrar num estúdio bom, pagar mil reais a hora se no final de tudo você grava apenas hoje em dia para as pessoas escutarem de fone ou nas caixas de um computador?Porque as pessoas normais são as mais críticas. Nem dá bola se a música é ruim mas todo mundo vira "crítico musical" quando a música é boa mas mal gravada ou mal mixada e isso acontece porque nosso ouvido "fadiga" com "gravações estranhas" por isso é tão importante deixar tudo bem gravado.
http://i.mlcdn.com.br/produto/20/209166900.jpgJá ouvi gente fazer muita coisa boa usando uma mesa de som simples e um computador simples, mas isso não é o suficiente para comercializar valendo. Todo mundo comprar um monte de equipamento e se esquece do tratamento acústico e daí não adianta se matar pra corrigir na mixagem que pode não surgir efeito.
E afinal onde soa as caixinhas de um computador?
Recentemente eu comprei um par bem simples para testar minhas mixagem e embora a caixinha disse 20hz - 20 khz (hahahaha) fiz um teste e constatei que ela funciona em 95Hz - 16kHz. Agora se você se pergunta porque a música dos anos 80 soa melhor nela do que uma atual há simples motivo: os graves. Os graves não eram exigência até perto de 1988 e sim a dinâmica, pois se o ouvinte queria grave, ia e aumentava no seu aparelho de som pois não havia nenhum botão de "sub-bass" nem "subwoofer" nos aparelhos. Eu poderia até começar em falar em mixagem, mas a postagem é sobre gravação. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhS1AHqgSlksyjOXjfHm9E5sJqBidBMQW6y-9DDtSgFqjOj2Zz6gikW348s2C2fTtlGHTX8pAhm6scgLoqtCI7B1v9iGnT6umh7udRWQh1oB0ycBEeJxkt73KDMFawRV2Xi1ojG6l5SO9F-/s1600/5150studio.jpg
Mr.Ed Van Halen
Isso é pra desanimar? De jeito nenhum! Isso é só para te orientar que muitas vezes nem o equipamento mais caro do mundo pode soar direito num simples par de fones de ouvidos e não for direcionado pra isso. Você tem que lembrar que nem todos nós podemos ter um 5150 em casa (o estúdio caseiro do cara aí do lado) mas podemos ter um que expresse nossas idéias e aí quando elas tiverem bem maduras, vale a pena transpor a mesma daí sim, para um estúdio com um  ótimos equipamentos!!!


Boas gravações!!!



Nenhum comentário: