Vamos supor que você esteja gravando um vocal. Porque gastar tempo vendo se ele vai ficar bom com um equalização X e outra Y? Ou ainda, será melhor colocar reverb ou delay? Vamos supor que esteja gravando uma guitarra: que tal gravar usando num canal o amplificador com microfone e no outro em linha uma pedaleira e ver o resultado que fica melhor? Você está gravando um teclado, que tal gravar dois timbres simultaneamente e decidir qual deles ficou bom para música? Vamos aprender isso duas postagens!!!
Só um detalhe: preste bastante atenção nos esquemas dessa montagem! Pois são cruciais no processo final!!!
Como funciona?
Primeiramente, você tem que ver qual a entrada da sua placa, e que tipo de plugin ela aceita. A maioria das placas simples de som é o plugin P1 (o banana pequeno), já nas placas de som mais profissionais é entrada RCA. Você tem que ver que tipo é a sua entrada, lembrando que se usar apenas um plugin, ele tem que ser estéreo e se usar 2 monos ambos devem entrar separadamente em cada entrada.
Existem 3 maneiras de fazer isso:
1)Com cabo Y
Primeiramente você terá que dividir som, para que o mesmo vá para os canais direito e esquerdo separados. O primeiro esquema é utilização de Cabo Y para usar tanto na entrada como na saída.
(clique para ampliar)
Porém, se você tiver um instrumento como um teclado que tem duas saídas separadas (direita/esquerda) basta apenas colocar cabos simples, deixando o cabo Y somente para placa de som:
(clique para ampliar)
Para o microfone, a melhor solução é montar um “dividor de instrumento” Para fazer com que cada canal entre com um som diferente na sua placa de som (entra 1 sai 2)
ou seja, o instrumento entra por um entrada e sai por duas saídas. Você terá que montar, basta seguir o projeto abaixo:
(Clique para ampliar)
O esquema aqui é bem simples: 1 jack para entrada e 2 para saída!
Assim você pode colocar sem problemas o microfone ou outro instrumento:
(Clique para ampliar)
2)Com a mesa de som
A ligação com a mesa de som é a mais fácil que tem, porque basta colocar as duas saídas do cabo Y/divisor em duas entradas na mesa. Na mesa, você pega o botão “pan” e colocar um totalmente no L (esquerdo) e outro totalmente no R (right), depois gravar separado.
(Clique para ampliar)
3)Ligação com direct Box
A ligação com diect box também é simples, porém se você ligar somente o direct box você precisará de um cabo Y espescial (entra 2 baleançadas e sai um P1 ou dois RCA)
(Clique para ampliar)
4)Outros esquemas de ligação
Dá para fazer vários processos de ligação sempre respeitando a regra do In/Out (entrada/saída) o que importa é que no final da cadeia, você consiga um som estéreo com os canais separados e com sons diferentes!!!
Na próxima postagem, falaremos como isso funciona em sua gravação!!
Abraços!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário