sexta-feira, 25 de março de 2011

Mixagem masterização a vez do dither

Salve!!!
Com certeza você já ouviu a palavra “dither” por aí... Mas afinal, o que ele faz realmente? Antes eu dava uma explicação “bem básica” do que era, do tipo: é para colocar “pink noise” ou “white noise” no CD, porém após ler um livro de masterização, acabo de descobrir uma coisa: as informações sobre o “dither” na internet estão desencontradas! O dither não acrescenta ruídos, e sim faz cálculos matemáticos que simulam o pink noise e o white noise. Então vou tentar explicar o que ele realmente faz no CD.

1)Por que você precisa de um dither ao queimar um CD?
Antes de assustar, você deve entender que tudo que você ouve tem um ruído positivo, se não fosse por ele nós teríamos efeitos como flanger, distorção, compressor e limiter. Esse ruído é inperceptível pois fica abaixo dos – 50 dB, porém é ele que “empurra” o som em direção ao nosso ouvido. Nós o classificamos em “pink noise” (ruído rosa) e “white noise” (ruído branco). Quando convertemos um arquivo “wave” ou “mp3” geralmente ele vai sem esse ruído, a primeira coisa que você notará que o som parece “sem vida” e “artificial”. E por que acontece isso? Porque o som não está presente! E por isso existe o dither que faz irá fazer isso no seu som.

2)Para usar o dither precisa queimar o CD?
Não. Muita gente que está lendo isso, pode pensar “ué mas o meu som está presente e não usei isso”.... Não usou? Os principais plugins de masterização (Ozone 4, Waves L3, T-racks 3, etc) possue em algum lugar a função “dither” e com certeza ela está acionada! Basta procurar no plugin. E o que acontece? Muitas vezes você converte o arquivo de áudio sem saber que já está passando o dither. Isso requer cuidado, pois se você passar novamente o dither e a faixa de áudio já contém o mesmo, pode inverter a fase ou embolar o som. Porém se o seu dither foi passado em 24 bits no arquivo de áudio e depois o que foi passado no CD foi de 16 bits, o que vai acontecer é um “reforço” no mesmo. Dependo como está sua mixagem, não vai alterar nada o som, só vai acrescentar.

3)Bits e Shapes
Sem dither o pink noise fica “magro” e com dither ele fica “forte”, mas o que é essa alteração em perto de 14 kHz? Quando eu li sobre alteração me lembrei de uma dica que tinha lido num outro livro: para deixar os instrumentos mais reais de destacados, aumente +6db entre 14-15 kHz. E isso que o dither faz nessa área: trazer um pouco mais os instrumentos para frente. Tudo que envolve equalização no dither chama-se shape. Na linguagem da mixagem muitas vezes os bits são referidos como wordlenght (tamanho da palavra) para simplificar o termo. Exemplo

Wordlenght CD - 16 bits/44 khz
Wordlenght DVD 24 bits /92 khz

Todo plugin e periféricos que trabalham com dither, possuem a opção “bits” (wordlenght) e “shape”. Bits significa a quantos bits você quer que o dither seja feito (16, 18, 20, 24) e shape significa a área que ele vai ser mais forte ou fraco a partir de 2 – 4 kHz (área com maior adição) 10 – 22 kHz. O gráfico abaixo mostra um shape de um dither.







Plugins como o Waves Final 5 possue esse shape bem visível, mas a maioria dos plugins não, por isso fique atento aos comandos, pois eles alteram sempre o som!

4)Passando dither no CD
Alguns engenheiros afirmam que se fosse pegar uma gravação de 32 bits float há 48 kHz é o ideal para fazer o dither, pois no CD ele irá converter para 16 bits/44 kHz (que e a metade desse valor), outros dizer que 24 bits/44 kHz já bastam. Particularmente, eu já fiz teste nos dois modos e o que notei é com 32 bits eu escuto muito “stream” (quando som soa flangeado e fora de fase) e com 24 bits/44 kHz e não sinto “punch” (força), e por isso eu faço tudo há 24 bits/48 kHz, porém isso depende da placa de som.
Você deve testar a capacidade da placa! Pois não adianta você ter uma placa de 16 bits e gravar a 24 bits (ele não tem capacidade pra isso) assim como ter uma 24 bits e tentar gravar a 32 bits float. O certo é ver qual a capacidade máxima de sua placa de som e sempre procurar gravar com ela.

Bons sons!!!
Ótimo fim de semana!!!

Nenhum comentário: