segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mixagem: efeitos e freqüências

Salve!!! Hoje vamos abordar um truque pode ser usado em suas mixagens com ótimos resultados, porém nem todos os plugins e periféricos, tem isso, chama – se: colocar efeito numa determinada freqüência.

1)Quais os plugins que fazem isso?

Reverb, delay, moduladores (chorus, flanger, phaser) é onde encontramos mais isso. O nome do comando varia (roll off, roll in, cut bas, cut high, cur frenquencies above) porém o princípio é o mesmo: fazer com o efeito seja acionado somente onde quisermos.

2) Como funciona a ativação deles?
Para entendermos como isso acontece, vamos observar a figura a abaixo, sendo que o “quadrado vermelho” indica a ativação do efeito: (clique para ampliar)

Na figura A. Temos a ativação dos efeitos de 230 Hz a 4 kHz. Isso quer dizer que o efeito irá atingir somente essa faixa de freqüências. As demais ficaram livres dele.

Na figura B, temos a ativação do efeito em 8 – 16 kHz. Muitos produtores usam em suas masterizações reverb nessa área, para dar um “gás” nos agudos, já que essas freqüências tem tendência a ficarem fracas por aqui.

Na figura C, temos o acionamento de dois plugins. O primeiro está atingindo em 125 – 250 Hz e o segundo 950 Hz a 4 kHz. Essa figura só mostra como pode ser infinitas as opções de encaixar efeitos em determinadas freqüências.

3) Como posso calcular?

Na nossa seção de "downloads" temos formula para calculos de delay.
Nesse site vários tabelas de cálculo. A de delay dá o tempo e sua frequência de ativação
Abraços!

Explicado, agora mãos a obra!!!
Abraços e ótimas gravações!!!

Nenhum comentário: