Em minha última postagem. falei sobre VSTi e usei muito o termo MIDI. Para quem é tecladista não é mistério nenhum o que é isso, mas para quem não é pode ter surgido algumas dúvidas. Então nessa postagem vamos explicar o que é esse sistema, de uma maneira fácil, direta e compreensiva.
1.O que é MIDI?
É a sigla para Musical Instrument Digital Interface(algo traduzido como Interface Musical de Instrumento Digital)é uma norma técnica que descreve um protocolo, interface digital e conectores e permite a conexão e a comunicação entre uma grande variedade de instrumentos musicais eletrônicos, computadores e outros dispositivos relacionados.Uma única ligação MIDI pode carregar até dezesseis canais de informação, cada um dos quais pode ser encaminhado para um dispositivo separado. Esse protocolo pode ser usado para enviar "coordenadas" (como programas e presets) para um instrumento com entrada/saída midi mas tem como principal vetor a capacidade de "sintetizar" outros instrumentos através de 16 canais digitais distintos. Antigamente nos primórdios do sintetizador esse protocolo era usado para o mesmo enviar suas "simulações" de instrumentos para o chip do mesmo ou partir de algo conectado no instrumento e foi assim praticamente durante a década de 1970 e 1980. Porém a medida que a simulaçõe começaram a melhorar, viu-se a necessidade de sinalizar a qualquer sintetizador quais os instrumentos básicos que o mesmo possuiria os "128 timbres padrões" e isso seria sua simulação de timbres inicial.
Em 2011 publiquei uma postagem chamada
"Instrumento real vs VSTi" onde nessa postagem
comentei sobre o uso do VSTi (plugin de instrumento virtual) para substituir os reais.
Passado 4 anos muita coisa mudou em relação a gravação e os VSTi ficaram muito mais evoluídos, como no vídeo abaixo que mostra como está a qualidade
de um dos VSTi mais usados nos estúdios em todo mundo
o Native Instruments Battery 4.
Os VSTi nunca irão substituir os músicos de verdade, afinal sem bateristas, baixistas, guitarristas, tecladistas, etc ... Não tem como os plugins evoluírem!
Sem contar que ao vivo sempre será necessários músicos (a menos que você queira dar uma de David Guetta) e muito mais que isso, sem um músico que entende como funciona todos os processos dos instrumentos (como a levada de uma bateria, um slap de baixo, a sincronização da mão esquerda/direita num violão) o VSTi se torna inútil, porque tudo irá
soar como "demonstração" de teclado Cássio!
Mas uma coisa é verdade: o VSTi diminuiu os custos de "horas de estúdio" pois muitas vezes quando um trabalho precisa ser rápido o VSTi pode diminuir "absurdamente" a quantidade de instrumentos usados, desde por trás dele esteja um compentente músico e arranjador.
Porém o uso tanto de VSTi quanto de um teclado/sintetizador ainda gera umas polêmicas principalmente por parte de quem defende que uso deles torna o som inatural como se houvesse um "robô" tocando e por isso coloquei abaixo algumas vantagens e desvantens de usar o VSTi.
Vantagens do VSTi
1.Diminui o tempo de produção.
2.Dependendo a qualidade, os ajustes de mixagem são mínimos.
3.Não possuem ruídos elétricos e nem vazamentos de microfone.
4.Problemas são rápidos de serem resolvidos na mixagem.
5.Todos os arranjos podem ser facilmente guardados em qualquer arquivo MIDI.
Desvantagens do VSTi
1.Alguns instrumentos de cordas (como violão e guitarra) estão longe da perfeição.
2.Sem um músico que entenda o instrumento simulado, pode tornar o mesmo artificial.
3.Samples de má qualidade soam como amadorismo.
4.Demora-se para pegar o jeito.
Salve pessoal! Meu nome é Anício de Oliveira!
Sou um guitarrista (sideman e de estúdio) e professor de música (dou aulas principalmente de guitarra e violão). Sou leitor deste blog, desde do dia que vi aqui uma postagem sobre Dobras de Som e então não parei mais de acompanhar o mesmo e sempre trocando algumas ideias com o Rafael (que publica o blog) sobre diversos aspectos de gravação em casa. Há mais ou menos 2 meses após umas conversas, ele me convidou a escrever no outro blog dele Curto +Música e acho que já deve ter escrito umas 5 postagens sobre o cotidiano da música brasileira passada e atual e inclusive essa semana tem uma postagem como era tocar lá nos "anos 90". O Rafael me disse que estava quase sem tempo de escrever neste blog (Palco KH), então me convidou a escrever também nele e essa semana faço minha estreia aqui na
na série de postagens onde irei dar dicas e opiniões sobre gravar em casa e em estúdio. Aqui vou dar somente dicas nesses visando mais guitarra e violão (porém posso falar também de outro instrumentos) e algumas também sobre como melhorar seu desempenho.
Não vou comentar sobre como equalizar ou mixar guitarra, pois isso é mais a praia do Rafael!
Agora que já fiz as apresentações vamos ao que interessa! A primeira postagem dessa coluna!
Semana passada foi o dia de faxina no meu estúdio caseiro.
Quando falo faxina, não é apenas limpar a bagunça mas também rever o equipamento, cabos, instrumentos e o computador! Como fiz isso então nada melhor do que falarmos de algumas dicas de prevenção e correção que podem te poupar de muita dor de cabeça, principalmente se há muitos projetos em andamentos! Essas dicas você pode até aperfeiçoar vendo algumas parecidas
por aí na internet!
Porém devo Alertar aos que tem pouca prática ou prática nenhuma! pois aqui não estou incentivando vocêa fazer reparos (fora os cabos de áudio que não há problema se errar) e sim manuntenção, prevenção e limpeza!
Não faça nada sem saber! Se quiser fazer algo pesquise e estude!
Aproveite para usar a internet de outro modo!Há muitas apostilas e vídeos aulas disponíveis gratruitamente para todos as dicas daqui! Veja as dicas e o que sempre faço quando limpo meu estúdio:
1.Equipamentos de reparos e prevenção que você pode ter no seu estúdio
Você não precisa ser um eletrônico ou um engenheiro elétrico para manter seu estúdio sempre funcionando.
Porém saber algumas coisas básicas como montar um cabo de energia ou soldar um cabo de áudio pode se uma boa pedida. Ferros de solda costumam custar entre R$30 (os mais simples) até R$150 (os mais poderosos), o estanho que é a "solda", cartelas
costumam ficar entre R$2,99 e sugador (que chupa o excsso de solda) também entre R$ 20 a R$ 150. O multímetro é uma ótima ferramenta, pois com ele podemos medir uma tensão ou corrente elétrica e ver se os cabos estão funcionando
ou se há alguns curtos neles. Se você erra a solda não tem problema! Basta dessoldar e refazer! Só não mexa em componentes eletrônicos sem saber exatamente como fazer!
Você anda sem idéia do que fazer? Acha que já é bom suficiente? Será?
Eu sei que nunca serei bom o suficiente ou que aprendi o máximo que existe em gravação porque isso
é a mesma coisa que dizer que alguém aprendeu tudo em música pois é algo que sempre está em constante evolução. Para você que visita o blog semanalmente e está sem ideia se há outros blogs/sites de gravação por aí, veja esses 8 Sites bem legais que uso constante para aprimorar suas idéias!
1.Audio Reporter
Na minha opinião é o melhor site brasileiro sobre gravação e mixagem.
Toda semana há dicas muito legais, entrevista com engenheiros/técnicos de som de músicos famosos, um time completo de colunistas e o mais legal é que sempre há músicas "cruas e completas" na sessão "Procurando algo para mixar" para você mixar e aprender.
Essas músicas são gravadas em estúdios profissionais e lhe ajudam a notar a diferença de timbres gravados em casa e num estúdio com "headroom" completa. Muito Bacana! Acessar o Site Aqui!
Muito já expliquei por aqui como gravar, mixar, masterizar e produzir de forma independente
ou pelo menos como começar a fazer isso.
Confesso que estes assuntos andam diminuam exatamente porque quase não há novo para explicar pois em quase
7 anos de blog acho que coloquei o que eu pelo menos sei.
Porém há algo que já fiz aqui porém de maneira bem menos prática: colocar o meu conhecimento de músico.
E por isso a minha nova série de postagens chamada Toque Musical vai preencher essa lacuna vazia.
Claro que aqui não é regra é apenas uma das diversas teorias musicais possíveis que você pode encontrar tanto
com um professor, profissional, em vídeos e postagens em sites sobre música da internet.
A maioria das coisas dessa sessão (como quase todo blog) são coisas minhas profissionais e pessoais.
Portanto como sempre digo: nunca fique preso num lugar só. estude e pesquise sempre!
Para começar essa série de postagens vou começar pelo instrumento mais importante da música moderna:A voz! dica 1:você pode cantar em nem sabe que canta
Alguns cantores famosos tem algo em comum: nunca pensaram em ser cantores!
Alguns vieram de corais, outros cantavam apenas no chuveiro e de repente por tem um timbre legal um amigo convida o mesmo para
fazer um teste em sua banda, e outros fizeram aulas de canto para ter mais disciplina e acabaram seguindo o caminho da música, outros eram tão desafinados
mas sabiam que podiam cantar se persistirem, etc...
Cantar exercita 3 coisas:
A auto estima, a sensibilidade (quem canta seus males espanta) e o controle da respiração.
Você não pode dizer a si mesmo que não canta (assim também para outro) porque a primeira vez coisa que vez que você cantar pode ser
uma surpresa total ou uma decepção total. Na minha opinião é melhor você ter uma decepção porque muitas vezes com a surpresa de achar que você canta bem, na verdade está cantando muito ruim.
E como cantar é uma coisa muito sentimental na primeira crítica você
pode desabar!
Para começar você deve fazer uma coisa muito simples como mostra esse vídeo. Não é cantar a sua música preferida e sim ver
o seu alcance vocal e se você consegue alcançar as notas musicais. Esse vídeo eu achei (apesar da qualidade do som) bem
legal para você entender, pois esse professor não possue "um baita timbre" mas canta todas as notas afinadas.
Aqui ele apenas expõe as notas "naturais" (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) em 2 oitavas (uma grave e outra aguda). Esse é o principio básico da
aula de canto. Tente ver se você consegue imita-lo. Se conseguiu tente achar outro vídeo ou pegue um instrumento musical (violão, teclado ou piano) e
tente cantar as notas dele como foi mostrado. Dica preciosa! Grave tudo o que faz!
Desde um solfejo a uma música normal, mesmo desafinado ou afinado.
A se ouvir!Veja abaixo outro vídeo (um pouco mais detalhado)
1)Faça a gravação ordenadamente
A velha escola (gravação analógica) sempre coloca a culpa de uma gravação ruim nos equipamentos e no desempenho
dos músicos e essa fórmula ainda é válida em qualquer tipo de gravação seja profissional, amadora ou iniciante. Apesar dos plugins facilitarem nossa vida (principalmente na economia de equipamentos) seus equipamentos "primários"
devem ser bons não no sentido de "caro" e sim de "custo benefício". Já o seu desempenho ou desempenho dos músicos
deve ser satisfatório: os instrumentistas tem que tocar no tempo certo (pode tocar mais lento um pouco para gravar e
você acelerar um pouco depois) e vocalista tem cantar afinado (não precisa ser um Tim Maia mas que não precise fazer
muitas correções depois com autotune ou melodyne). Hoje em dia as gravações comerciais usam muito truques mas lembre que esses estúdios tem a tecnologia e o conhecimento.
Você um dia pode se tornar um "engenheiro de som" num grande estúdio, mas até lá você primeiramente deve se preocupar
em fazer a lição mais importante de todas: gravar bem e compreensível. O resto é consequência da sua mixagem.
2)Gravar a quanto (taxa de gravação) e a que volume?
Hoje em dia o mínimo aceitável é 24 bits/44 kHz. Preferencialmente gravar em 24 bits/96 kHz e se puder
(e sua placa de som fizer isso)24 bits/192 kHz e tudo isso porque quando você for passar o som para CD, DVD ou MP3, o mesmo não sofrerá tanta alteração. Porém se você não gravar direito ou não saber gravar de forma de corretamente não adianta nada gravar em qualidade de
DVD ou Blue-ray!
Muita coisa boa ainda é gravado em 24 bits/44 kHz, mas iremos falar disso no item 13. Quanto a ser mono ou estéreo é
você que escolhe mas é bom estudar primeiro sobre pan (clique aqui). O volume é bom sempre estar na zona "quente" (Warm Zone) que é entre - 4 dB a - 0.5 dB. Particularmente gravo tudo
entre - 2.8 db. Mas lembre-se: quanto mais perto de 0 dB se grava, mas difícil é ajustar a compressão depois!
Procure um meio termo.
3)Sempre salve o arquivo da música com outro nome quando há modificações
Vamos supor que você fez 5 modificações na mixagem. Porém em uma delas ficou em dúvida se
está melhor ou não que há outra? Por que ficar economizar arquivos?
Os arquivos de uma DAW geralmente ocupam 47K e isso é um "ponto" no mar do seu HD!
Quem ocupa espaço são as pistas de áudio gravadas arquivadas (a que você gravou errado também) e estas sim
ocupam entre 16 Mb a 74 Mb, dependendo do tamanho e da taxa de gravação.
Uma dica é você criar uma planilha ou arquivo e ir registrando em cada um a modificação feita. Sem isso pode
ter certeza que você irá se perder!