segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Compondo músicas


Esse é um pequeno de guia de composição e criação de músicas que elaborei para você ter futuras idéias.Aqui não nenhuma regra pois na música não a regras (fora o andamento) aqui é o que uso e que muitos amigos usam para criar uma música.

1.A idéia, o violão, o papel e a música.
A música de todas as artes é que mais emana da alma da pessoa. Quando nascemos já ouvimos os sons ao nosso redor antes mesmo de ver e tudo na natureza tem sons, até os pintores pintam ouvindo música para ajudar expressar seus sentimentos assim como os escritores. O porém o primeiro movimento de composição é sempre a idéia e ela pode vir de você de várias maneiras: quando você está feliz ou triste, apaixonado, revoltado, com energia positiva ou negativa, realista ou sonhador não interessa, o que interessa é você ter a idéia para a letra. Quando falo do violão não precisa ser o violão, pode ser qualquer outro instrumento e falo isso porque muitas pessoas só conseguem compor com um instrumento na mão. Porém se você já tem a idéia no papel e não tem instrumento, pode jogar em cima dessa sua letra um música que você conhece fazendo uma "paródia" e isso é metódo de composição que muitos cantores e bandas usam, cito dois exemplos que conheço:
Speed King do Deep Purple foi feita após uma alteração na música Fire de Jimi Hendrix, Axl rose escreveu November Rain em cima de Stairway to Heaven do Led Zeppelin mas é lógico que depois a música cria identidade própria pois se você continuar na paradóia sera "plágio" e logo quando você tiver várias música próprias fara "párodia" de suas próprias músicas!

2.Harmonia e Melodia
Aqui entra a velha questão do estudo. Vou dizer uma verdade: as pessoas com menos estudo (falo daqueles autodidatas que aprendem as posições básicas de um instrumento) podem ter uma bela letra porém pode haver uma dificuldade enorme criar a melodia ou colocar a idéia da mesma para um papel em forma de cifra e por isso poderão precisar da ajuda de alguém mais estudado que ele. Em contrapartida que tem muito conhecimento costuma exagerar na composição pois ele tem tantas opções pra compor que final podem acabar escolhendo uma harmonia ou melodia que não irá casar com a letra está pedindo. Conversando com músicos experientes e produtores musicais todos tem a mesma opinião: A harmonia e melodia da música tem que "colar" na cabeça, que qualquer pessoa possa "assobiar" a mesma, não importa se a música terá duas notas ou duzentas.

3.O estilo
Aqui é totalmente o gosto pessoal isso é uma coisa que nasce com a pessoa. Não adianta querer discutir e nem seguir o que está na moda, se você é do rock e não tem o dom natural para fazer samba não insista! Faça o que te dá prazer. Muitos cantores e Bandas já encerram suas carreiras por se aventurar numa praia que não era deles. Lembre-se "A moda muda"!

4.Arranjos
Por que você acha que maiores arranjistas e compositores são tecladistas?Porque muitos são pianistas formados ou são formados em composição, porém a maioria não é nada disso mas como um teclado sintetisa uma série de instrumentos (sopros, orgãos, cordas, synth) um tecladista dos bons tem mais facilidade de compor todos os instrumentos. Me lembro que uma vez Ivete Sangalo comentou que fazia suas MIDI para ter idéia original da música para depois descutir com os músicos da banda o que fazer para a música melhorar. Lembre-se que todos os instrumentos precisam de técnica, por isso arranjos tem que ser discutidos com cuidado com a equipe.Tenha tudo pronto para entrar e gravar no estúdio.

5.Horas de estúdio
O pesadelo pra quem grava!Apesar dos pequenos estúdios estarem bem equipados assim como os feitos em casa, a hora de estúdio é uma coisa que tem que ser planejada pela banda. Primeiro lugar, veja onde você vai gravar para não ter dor cabeça mais tarde! Tem lugares que fazem o preço da hora de gravação e ainda os da horas de mixagem por isso você deve exigir um trabalho que soe bem pelo menos dentro de um carro! Existem no blog vários poste sobre mixagem e ainda você pode consultar os seguintes sites: http://www.audioclicks.com.br/blog/, http://www.musicaeaudio.com.br/, http://www.audicaocritica.com.br/

Quero que você tenha consiência que não adianta cobrar do estúdio que você paga R$20,00 a hora de gravação a mesma qualidade do estúdio que cobra R$2000,00 a hora! Faça seu CD rodar claramente em qualquer aparelho de som, essa uma das metas. Cuidado com o nervosismo na hora de gravar! Se você não conseguir gravar sua parte instrumental, peça para um amigo mais calmo fazer!Não é vergonha nenhuma é economia de tempo!

Espero que isso ajude a você novas idéias!!! Boas composições!!!



Pra terminar, ouça Lilás de Djavan e veja como um música simples pode ser transformada numa obra arte!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Técnicas de gravações para guitarra

Hoje vou falar de técnicas sobre gravar uma guitarra. Essas técnicas eu tirei de fonte como a revista Guitar Player, Cover Guitarrra além de sites, blogs e algumas que eu mesmo inventei.


Pra começar...
Tenha na sua mente o que você quer gravar! Quais os acordes certos, qual o ritmo, se o solo está bem composto se o que você fez se encaixa com a bateria, baixo, vocal ou outros instrumentos, troque idéias com outros músicos. lembre-se: música é uma junção de harmonia e melodia, muitas vezes um pequeno movimento é complementado por outro como numa orquestra. Treine alguns dias a música e seus improvisos antes de gravar! Procure entender como funciona o metrônomo ele é valioso na hora do "pega-pra-capar".

Ligando a guitarra no computador (clique na figura)


O esquema é bem simples: Line in (entrada) da palca de som para o Line out (saída) para Line out da Pedaleira (saída) e para a guitarra.Evite a usar a entrada de microfone da placa de som, pois ela tem "ganho" excessivo! Qualquer processo funciona in/out (entrada/saída), vamos supor que você que no meio desse caminho queira botar uma mesa de som o caminho fica:

Entrada da placa de som
Saída da mesa de som
Entrada do canal 1 (ou qualquer outro canal) da mesa do som para a Saída do Amplificador
Entrada do amplificador para a saída da peladeira
Entrada da pedaleira na saída da guitarra.

Tópicos abordados:

1)A guitarra
2)Afinação
3)Cordas
4)Amplificador
5)Posição de microfone
7)Equalização
8)Equipamentos
9)Placas de som

1)A guitarra
Assim como a voz, não adianta você ter o melhor equipamento de gravação do mundo sem um instrumento decente! A guitarra é sem dúvida o equipamento mais complicado de gravar pois é uma coisa quase viva. Seus captadores além de captar o som da guitarra podem captar as frequências do monitor e até o ambiente! Dando de cara "conflito de fase. Guitarras de fabricação com madeiras pesadas como o mogno ou pau-marfim, são mais fáceis de timbrar. Em relação aos captadores se você usar single coil (simples) irá precisar de um noise gate, isso não é necessários quando usamos hambucker (duplo) ou mini-hambucker (single duplo)e dê preferências as marcas Fender, Gibson, Dimarzio,EMG e Saymour Ducan pelo simples motivo: São as mais confíaveis. Captadores ativos (EMG) não possue conflitos com o monitor ou ambiente. Quem tiver dinheiro, compre uma Line 6 variax e não se encomode com isso! Essa guitarra simula outras guitarras e até instrumentos.

2)Afinação
Como diria o músico russo Andy Vax: "a guitarra é um demônio para as gravações, às vezes tenho vontade gravar-las todas dois ou três tons abaixos". Ele não deixa de ter uma certa razão, a maioria dos músicos de rock americando gravam suas guitarras em Eb Ab Db Gb Bb Eb não só para o vocalista ter um melhor desempenho no vocal, mas também porque é muito mais simples de equalizar mas isso não significa que você tem gravar "meio tom abaixo" (a maioria das canções gravadas na afinação padrão) só significa que a afinação padrão é exige um pouco mais de concentração. Procure deixar ela sempre afinada em relação 12ª traste.

3)Cordas
As cordas são quase um questão de gosto. De todas as cordas que testei as que me deram mais timbre foram as NIG porém também foram as que duraram menos! Pessoalmente eu uso "Giannini" devido ao custo/beníficio e cordas como Exilir também são uma excelente escolha mas são caras. Outra custo/beníficio muito boa é a São Gonçalo. Porém se você tem um instrumento de Marca procure colocar nele a corda que vem de fábrica. Ex: Fender - Fender, Gibson - Gibson, Ibanez - Dário assim por diante. Mas lembre-se: tudo é uma questão de gosto pessoal, se você acha que soa bem então está soando bem.

4)Amplificador
O melhor amplificador que existe ainda para gravação é o valvulado. Porém se você não tem grana para isso, um bom cubo transitorizado com um set de pedais bacana já dá conta do recado. Se você quer ser ousado, uma das melhores soluções dos estúdios são os emuladores de amplificador/pedaleiras com saída USB (Line 6 Flextone, Line 6 PodXT, Boss GE-10, Behringer Vamp) e se quiser ser mais ousado, grave tudo limpo e se divirta com plugins para guitarra (Guitar Rig, Amplitube, Ampfarm) porém não basta apenas ligar direto no computador e gravar devemos ter alguns equipamentos descritos no item 8.


5)Posição de microfone
Complicado esse fator também, mas vamos lá:

A)Os microfones no ampflicador podem ser posicionados na frente (near) (metódo tradicional) fora do eixo (off axis) que é colocar o pedestal num ângulo de 35º graus do amplificador, Longe (far) que é deixar o microfone pelo menos a um metro de distância do amplificador (bom para pegar o ambiente do local), Dual Axis (um na frente e outro atrás), Escada (um na frente e outro na mesma posição acima) entre outros vários metódos que você acha na internet. Porém, lembre-se que isso afeta direto a mixagem principalmente na hora da equalização, pois o ambiente tem que ser com mínimo de ruído e os microfones tem que estar em fase (um não pode anular o outro).

B)Ambiente de gravação: esses tempos gravei uma guitarra usando dois amplifcadores ligados num emulador Behringer Vamp. No primeiro amplifcador tinha um microfone de carióide grande (Behringer B1) e no segundo um microfone dinâmico normal (Shure 58) porém na hora da mixagem notei um chiado como se alguém tivesse "soprando na gravação toda". Passei todos os plugins de tira-ruídos possíveis e mexi várias vezes na equalização. No final das contas descobri que os microfones captaram todo ambiente, desde as minhas palhetadas nas cordas até o vento soprando lá fora! Tive que regravar, dessa vez dentro de um armário para solucionar o problema. Muitos estúdios testam todos os ambientes possíveis para gravar uma guitarra, o mais comuns são: aquário, sala grande, banheiro, armário e até caixa da água! Muitas vezes gravar o som direto do amplificador (line in) é a melhor solução.

C)Tipos de microfone: Os 6 tipos de microfones que existem na atualidade são: Dinâmicos, Condensador, Condensador Eletreto, Fita, Carbono, Piezo. Entre no site http://www.musicaudio.net/gratis/microfones/index.htm e entenda melhor o funcionamento de cadae um deles.

D)Nunca grave direto do microfone para o computador. Use um D.I box, pois sem isso o sinal fica sem brilho!


7)Equalização
Muitos guitarristas preferem as equalizações "flat" no amplificador. Outros fazem equalizações do tipo High 7, Middle 5 e Bass 4 para um solo por exemplo. Nada verdade você pode fazer o que seu ouvido mandar, só tenha consiência dessas coisas:

A)O conflito entre o baixo e guitarra fica entre 84 hz, aqui os dois podem se embolar. Procure deixar começo do baixo em 80 Hz e o da guitarra em 100 hz ou 90 hz. Você terá que usar um equalizador ou compressor com "brickwall" para conseguir isso.

B)Guitarras pesadas do tipo Hard, Heavy, Nu metal as afinações são baixas e os graves entre 200 hz e 300 hz, bem atenuados. Guitarras solos ou limpas o melhor é trabalhar com as frequências a partir de 1.5 Khz.

C)Você quer saber por que todo mundo diz pra aumentar ou trabalhar entre 400 e 800 hz mas você nunca consegue um som que te satisfaça? Por que esssa frequências são melhores de trabalhar quando se grava com valvúla!

D)O famoso som fuzz ou "abelha" fica perto de 5 Khz.

C) para você deixar a guitarra ritímica livre para os vocais, dê um "High cut" a partir de 300 hz. As frequências da voz e da guitarra costumam embolar o som.

E)Guitarras naturalmente já tem um som comprimido, porém a compressão deixa tudo com a mesma pegada. Use um noise gate principalmente nas distorções.

D)Num solo passagem lentas, deixe o ganho (gain) no médio e passagens de velocidade deixe o ganho perto do máximo.

F)Coloque o reverb na mixagem. Não grave com reverb! Assim como a voz, embola o som!

8)Equipamentos

Complicado pois todo som melhora com a quantidade de dinheiro que você investe nos equipamentos... Porém não adianta investir horrores em equipamentos de "primeira linha" e nem saber como funciona um compressor! Por isso pra quem quer mixar, o negócio é estudar e tentativa e erro!Vou passar algumas listas de preços varíaveis que você consegue tirar um bom som do seu equipamento.Lembre que dependendo da sua placa de som, amplificador, pedaleira e guitarra a qualidade muda visivelmente.

Lista 1 - Guitarra+pedaleira+ampli diretos ligados em linha na entrada da placa de som. Com esse set, da para gravar com os efeitos numa boa, porém se sua pedaleira não for usb, pode comprometer o som na hora de passar algum plugin de guitarra.Cuidado com excesso de volume na entrada! Você pode danificar a placa de som, pois você está gravando sem um Direct Box.

Lista 2 - Guitarra+pedaleira+ampli+Mic diretos ligados em linha na entrada da placa de som.Idem ao 1, porém ao gravar com microfone cuidado com os ruídos no seu ambiente!!Procure isolar o som (veja o item 5-B).

Lista 3 - Guitarra+pedaleira+ampli+Direct Box diretos ligados em linha na entrada da placa de som. Aqui já não há tanta preocupação com o excesso de volume, pois no direct box há como controlar o excesso de DB que entram no computador, a mesma coisa vale ligando um microfone também e ainda o som fica mais "brilhoso" sendo muito mais fácil passar um plugin de guitarra.

Lista 4 - Guitarra+pedaleira+ampli para a mesa de som da mesa de som para a entrada de linha da placa de som.Uma ótima pedida! Pois além da mesa filtrar os sinais, você pode deixar o ampli em "flat" (todos os controles zerados) e mexer na equalização da mesa ou vice versa. O sinal sai reforçado pois além da amplificação do amplificador ainda há amplificação da mesa. A mesma coisa vale se você usar um microfone.

Lista 5 - Guitarra+pedaleira+Direct Box+pré-amp pra a linha da entrada da placa de som. Uma boa opção pra quem quer gravar limpo o som e depois passar um plugin de guitarra. O pré existe os mais caros como o Marshall JMP1 até os mais baratos como Behringer Mic200 (que é valvulado), porém várias pedaleiras possuem já pre-amp, eles podem atuar mais como "reforçadores de sinal".

Existem vários esquemas de gravação. No site http://www.guitargeek.com/ você pode ver vários set up de artistas famosos.

9)Placas de som

Muitas opções, e muitas perguntas tem esse tema. O que sugiro é você esse link sobre o assunto http://www.audioclicks.com.br/blog/index.php?s=placas+de+som
Porém vou fazer um resumo simples:

Placas on board (a placa de som do computador) e off board normais (as do tipo sound blaster que você compra e coloca) tem um desempenho baixo pois seu ruído de cara é - 30 db além das mesmas usar recursos do próprio computador, o que afeta o desempenho no sistema. Você notará que o som não é a mesa coisa que você grava, pois elas perdem em desempenho na hora converter um som anológico (o som da guitarra) em digital.
Exemplos de placa de som: Todos do tipo Sound Blaster.

Placas off board específicas para músicos não tem esse problema pois seu db é - 50. Usa recursos próprios livrando a memória do computador, possuem som real de gravação e convertem bem anólogico digital.
Exemplos: M-audio.

Placas usb é um ótimo fator custo/beníficio pois além de funcionar como uma placa de som profissional, permite ligar ela em qualquer computador se tiver o driver Asio instalado. Porém a mesma usa os recursos do computador para rodar.
Exemplos: M-audio Fast Track.

Procure estudar em outros sites sobre esquema de guitarra. Troque idéias com outros músico, aqui é só um pequeno passo para fazer um belo trabalho!

abraços!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Nem todos possuem talento... Mas um talento pode vir de qualquer lugar

Hoje falar uma frase muito interessante mencionada no desenho Rataoulile da Walt Disney. No desenho, Ego um crítico de culinária excentrico persegue Auguste Gusteau um chefe de cozinha famoso por escrever um livro chamado "qualquer um pode cozinhar".Ego acredita ferrenhamente que o livro a começar pelo título está errado. No final do filme Ego descobre que um rato fez a melhor comida que ele já comeu num restaurante e finalmente entende o que Auguste Gusteau queria dizer: Nem todos possuem talento... Mas um talento pode vir de qualquer lugar.
Novamente, hoje com a facilidade de se gravar em casa e com vários estúdios pequenos espalhados por aí muita gente que tem talendo vindo de todos os lugares do Brasil. Vou citar 4 músicos famosos que saíram de cidades do interior de onde moravam: Zéze di Camargo e Luciano, Zé Ramalho, Elvis Presley e Ray Charles. Naquela epóca a única maneira de se divulgar música era com shows e ficar dormindo nas portas de uma gravadora (pois pouca gente tinha dinheiro pra gravar uma música sequer) e hoje em dia entrando em sites de música indepedente (como o Palco Mp3) podemos ver talentos que supreende nossos ouvidos! Poucas pessoas com certeza farão um sucesso nacionalmente (e até regionalmente), muita dessas pessoas vou encontrar "pedra e pragas" para realizar seus sonhos, muitas ainda dormirão nas portas de alguma gravadora ou produtor pedindo uma oportunidade, mas com certeza as que lutarem até o final serão recompensadas pois um talento não pode ser barrado!

Abraços!!!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Como fazer seu CD soar como um CD comercial.


Pra começar, coloque 2 CDs comerciais favoritos (ou de artista que goste) no seu leitor de CD, juntamente com o CD que você fez. Agora pegue uma folha de papel e anote as diferenças entre o que você ouve no cd comercial e no seu. Se você é um novato esta é uma tarefa que vai requerer concentração, pois pode haver tantas diferenças que você pode não saber por onde começar. Se você é um produtor avançado / engenheiro de som você já pode estar muito perto do som que ouve.Aqui está a minha lista de problemas com o meu áudio (ela irá auxiliar pode onde começar)

PROBLEMAS DOS PROFISSIONAIS
Excesso de baixo com alguma inconsistência
Não está bom como no CD principalmente nos médios.
Sem ataque (punchy) como no cd.
Imagem incosistente entre as duas canções ou somente em uma.
O som dentro de um carro não soa bom como nos monitores do estúdio.
Os médios são firmes e granulados
O som não está grande ou com 3 dimensões como o CD.


PROBLEMAS DOS NOVATOS
Não está alto como faixas comerciais apesar de ter sido comprimido
A música está barulhenta, dura e machuca os ouvidos e volumes elevados.
Baixo fraco assim como o Kick (bumbo) e o kick desaparece além de embolar.
Bateria fraca exceto quando o som está alto.
Som somente com uma dimensão e chato, embora os instrumentos tenha sido posicionados com pan (direito/esquerdo)
Tudo junto soa confuso e sem definição
Som soa diferente no carro, baixo estourado, sem presença e abafado.
Balanço entre canais fica fora e sai da fase.

A razão que me levou a fazer este pequeno exercício era lhe dar uma sensação de que as ações corretivas que você pode tomar para obter as faixas até a qualidade de um CD comercial.O uso correto de plugins de áudio fornece soluções, pelo menos parcialmente, a todas as questões acima.O uso correto de plugins de áudio fornece soluções, pelo menos parcialmente, a todas as questões acima. Naturalmente, se o seu equipamento de gravação de não acompanhar o ritmo, ou se as faixas não foram registrados também em primeiro lugar, você vai ter alguns problemas (quanto melhor o equipamento mais fácil de resolver esse tipo de conflito) pois os melhores plugins no mundo não irá corrigir um severo som digital / analógico (embora eles ainda vão melhorar dramaticamente o resultado final principalmente na saída de som) e claro problemas como material mau gravado, vocais desafinados, instrumentos fora de tempo e mau desempenho dos músicos assim não há plugin que resolva isso.Não pense que um grande estúdio com os melhores equipamentos podem resolver esses problemas que listamos, a diferença é usar as "ferramentas" que solucionem os problemas. A maioria dos estúdios tem mania de cortar perto de 60 hz para favorecer os vocais mais os mesmo enfraquecem a caixa da bateria, porém o som do baixo irá soar bem com "high end" na maioria do sistemas de som. Você pode se surpreender ao descobrir (dado que você tem equipamentos descentes) que o som do estúdio não é muito diferente do seu, porém eles sabem muito melhor quando um som é fraco ou não.

Como dividir os plugins num programa multi – Track? Geralmente num programa dividimos os plugins em 3 seções:

Track Base Plugins - São aqueles que afetam somente a pista que vocês etá trabalhando. Os plugins mais usados numa pista separadas são: compressor ou limitador (para deixar a pista o mais alto possível) e se necessário outros plugins (noise gate, EQ, delay, chorus, flangin). Vocais podem ser beneficiados com um exciter (excitador) ou de-esser ou ainda auto tune. Guitarras devem um tratamento individual.

Busse Plugins (mixer virtual) - Esses plugins colocados no "bus" afetam toda música ou uma parte dela. O efeito mais típico a ser usado aqui é o reverb mas você pode usar mais de um. Aqui os produtores usam mais para elaborar um "ambiente virtual"

Master Section plugin (seção master) - Atingem toda a música sem exceção. Aqui onde podemos colocar plugins onde podemos resolver muitos dos problemas a cima. Geralmente composto por um eq e plugins de análise.

Importante:

1)A maioria dos "Track Base plugins" se baseam em noise gate, depois eq e depois compressão.

2)Se você não tem idéia o que seguir a maioria dos enegenheiros de som tratam o mesmo da seguinte: primeiro limpeza do som, segundo equalização, limpeza entre 50 hz e 60 hz com equalizador, equalização final, efeito e compressão.

3)Programas e Plugins dependem sempre do desempenho do computador. Mas não basta ter um computador de “última geração” sem periféricos que poupam o processador, tais como: fonte real, placa de vídeo AGP, placa de som, memória RAM. Quanto mais plugins você colocar, mais lento se torna o processo!Divida em etapas os processos com algum programa externo como Sony Sound Forge* e Steinberg Wave Lab*

4)Programas como Pro tools*, Sonar* e Cubase* exigem muita máquina! Muitas vezes programas como Sony Acid e Cool Edit Pro entre outros são mais leves e o resultado final é quase sempre o mesmo.

3)Plugins piratas costumam sempre dar problemas.....E muitas vezes um plugin caro não resolve seu problema... Procure usar a musicalidade para resolver seus problemas.

5)Um dica sobre reverb: produtores usam bastante o recurso de colocar reverb a partir de um determinada freqüência: bateria de 20 hz a 2.3 khz, baixo 80 hz a 300 hz, guitarra de 250 hz a 5.1 khz e voz 200 hz a 7.2 khz. A maioria dos reverb tem uma função “CUT above” (cortar sobre) “high above” (subir sobre). Exemplo

Cut above: 200 hz

High Above: 2.3 hz

Quer dizer que o reverb irá atuar entre 200 hz até 2.3 khz. O que fica abaixo ou acima disso não terá reverb.

6)Cuidado com VSTi e Samples!Suas freqüências são pré determinada de fábrica, incluindo reverb e outros efeitos.

Traduzido de: rich the tweak

http://www.tweakheadz.com/plugins_for_audio.html

Complementos: Rafael O Kh Dantas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Curso de música Eletrônica - Parte 3 - Midi e Plugins


Muita gente fica torcendo o "nariz" para MIDI (como já tenho mencionado ultimamente) porém quem usa também tem um certa "dificuldade" em o que fazer com ela. Quando temos uma música criada em MIDI num teclado, o obvió que fazemos é pega-lá executar no próprio teclado e grava-lá, porém para deixar o som mais "profissional" ou ainda usar algum timbre que a deixe mais bonita, podemos passar um plugin VSTi ou DXi na nossa midi criada.Existem 4 formas de fazer midi: tocar com um teclado, usar um sequenciador, escrever uma partitura ou usar um piano roll (para esses é necessário programa).
Um pequeno glossário antes de tudo:

MIDI - Protocolo de integração entre sintetizadores com timbre de instrumentos pré definidos (quando há um módulo como um programa)
VSTi - (Virtual Studio Technology Instrument) Instrumento sampleado ou sintetizado que usa protocolo VST, que é defindo por um programa.
DXi - (Direct X instrument) Instrumento sampleado ou sintetizado que usa protocolo DX, que é defindo por um programa.

Objetivo dessa terceira parte é:

1)Criar uma midi
2)Colocar um VSTI ou DXi na mesma.

O video abaixo faz parte do tutorial do Fruity Loops e explica o funcionamento do Piano Roll:



Geralmente a MIDI simplesmente controla a informação que diz ao seu VSTi/DXi rodar um áudio com timbre definido em um determinado momento. O VSTI/DXI pode ser pré-gravado (samples) ou gerado em tempo real através de algoritmos.
Quando você estiver para finalizar o trabalho, você vai ouvir todo o som que está sendo gerado em todas as faixas que você criou ... em seguida, passar por cada faixa com a equalização do som de modo que pode ser claramente distinguido do fundo (no caso de instrumentos solo) ou uma combinação suave juntos (no caso de instrumentos de fundo). Você também vai usar EQ para remover qualquer coisa que soe áspera ou desagradável ou ainda os harmônicos de qualquer instrumento, ou da mesma forma, reforçar aqueles que tem um bom som.

Não faz diferença se o som foi gerado a partir de MIDI ou não ... você ainda vai usar EQ no som final para obtê-lo para caber dentro de sua mistura particular de instrumentos e sons.

Depois disso a compressão é usada para reduzir o intervalo dinâmico de um som. Utilizar compressão evita que o som se torne mais fracos em comparação aos outros.

EQ, compressão e reverb são as principais formas um mix engenheiro profissional controla o som geral em uma música para reprodução, como um CD. Essas ferramentas são usadas para fazer a diferença entre uma gravação de aspecto amador para uma profissional. Mesmo quando a mesma fonte original faixas são utilizadas aprender a usar essas ferramentas podem levar uma vida inteira de experiência, razão pela qual os engenheiros profissionais são altamente valorizados e procurados por músicos e compositores. Muitas vezes, as suas habilidades valiosas simplesmente porque não podem ser combinados.



Algumas empresas produzem bibliotecas de som que tem a equalização e compressão já adicionados às amostras reais de modo que o som que você começa a partir do sampler é basicamente pronto para adicionar a uma mistura ... mas mesmo neste caso, você ainda deseja adicionar seu próprio EQ para que ele se encaixar perfeitamente em sua própria composição.
Porém mexer com eq em sons sampleados exige cuidado, pois lembre-se que esse som já foi limpado, equalizado e compressado para virar "sampler".
Já escolheu que programa usar? Escolha e crie!!!

dúvidas:

palcokh@yahoo.com.br

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Curso de música Eletrônica - Parte 2 - Piano Roll

Piano roll ainda é a maneira mais simples de fazer uma midi, para quem não tem intimidade com teclado ou partitura é o "piano roll", pois nele você "desenha a nota" como deseja. Ele está presente no Fruit Loops, Sonar, Cubase, Pro tools, Acid e em quase todos os programas que usam automação midi. Como disse na primeira aula, vou explicar novamente a teoria e mostrando ela no piano roll, essa figura é do Fruit Loops mas vale pra todos os programas. Lembre-se que aqui está descrito apenas 1 compasso, os numeros na linha vertical descritos 1-2-3-4 são os "tempos" desse compasso, já as "letras na horizontal" representam a duração dos mesmo. Procure pegar um programa que tenha o "piano roll".
Procure revisar a primeira parte do curso.










quinta-feira, 24 de dezembro de 2009