No dia que fiz essa postagem o programa "Superstar" de 2015 foi alvo de críticas e gozação porque as bandas estavam fazendo de conta que estavam "tocando" enquanto os vocalista cantavam de verdade.
A pergunta é: será que você tem noção quando um cantor(a)/banda usa playback , dubla o está cantando realmente?
Vamos classificar isso como o óbvio, o talvez e o improvável.
O óbvio é aquelas apresentações nos programas, todo mundo sorrindo e tocando e as notas nos instrumentos não fecham! Isso faz lembrar até de um episódio da banda Muse que ficou tão indignada que ia fazer um playback que cada um dos músicos trocou de instrumento (dando pra ver claramente que eles estavam tocando errado).
O talvez seria o caso das bandas do "Superstar" e alguns cantores que se apresentam em shows de calouro. Embora a voz seja realmente do mesmo o uso do reverb (e a falta do mesmo) entrega se ele está cantando ao vivo ou gravou em estúdio.
E o improvável é aquele show que a pessoa pagou caro para entrar e tem certeza que o cantor(a) está cantando mas na verdade há playback por trás!
Pra mim são os exemplos mais óbvios que eles estão dançando e cantando, mas aquele cantor(a) que faz um "quadradinho de oito" cantando, desarma todo o diafragma e voz mantém igual pode desconfiar!
Um outro exemplo é esse erro que a cantora Wanessa Camargo fez no programa do Gugu ao errar o playback e apesar dela cantar muito bem, o playback é usado na televisão há anos justamente por causa dos preparativos para se tocar ao vivo (é solução mais prática e barata) e acredite arrumar tudo para se fazer "ao vivo" na televisão requer pelo menos umas quatro horas de antecedência para algo que vai durar apenas alguns minutos.