sábado, 20 de maio de 2017

Produção: Você ainda considera o playback um pecado mortal?

Originalmente publicado em 20 de junho de 2015
No dia que fiz essa postagem o programa  "Superstar" de 2015 foi alvo de críticas e gozação porque as bandas estavam fazendo de conta que estavam "tocando" enquanto os vocalista cantavam de verdade.
A pergunta é: será que você tem noção quando um cantor(a)/banda usa playback , dubla o está cantando realmente?
Vamos classificar isso como o óbvio, o talvez e o improvável.

O óbvio é aquelas apresentações nos programas, todo mundo sorrindo e tocando e as notas nos instrumentos não fecham! Isso faz lembrar até de um episódio da banda Muse que ficou tão indignada que ia fazer um playback que cada um dos músicos trocou de instrumento (dando pra ver claramente que eles estavam tocando errado).



O talvez seria o caso das bandas do "Superstar" e alguns cantores que se apresentam em shows de calouro. Embora a voz seja realmente do mesmo o uso do reverb (e a falta do mesmo) entrega se ele está cantando ao vivo ou gravou em estúdio.

E o improvável é aquele show que a pessoa pagou caro para entrar e tem certeza que o cantor(a) está cantando mas na verdade há playback por trás!

A dica mais óbvia: para cantar você "arma" o diafragma e se você dançar e cantar ao mesmo tempo desarma! Claro que há pessoas que cantam e dançam ao mesmo tempo, mas pegue dois exemplos: Ivete Sangalo quando pula e dança demais, prefere "falar" o trecho da música do que cantar e Michael Jackson toda vez antes de fazer um passo de dança, havia uma "pausa" entre a voz e eles.
Pra mim são os exemplos mais óbvios que eles estão dançando e cantando, mas aquele cantor(a) que faz um "quadradinho de oito" cantando, desarma todo o diafragma e voz mantém igual pode desconfiar!
Um outro exemplo é esse erro que a cantora Wanessa Camargo fez no programa do Gugu ao errar o playback e apesar dela cantar muito bem, o playback é usado na televisão há anos justamente por causa dos preparativos para se tocar ao vivo (é solução mais prática e barata) e acredite arrumar tudo para se fazer "ao vivo" na televisão requer pelo menos umas quatro horas de antecedência para algo que vai durar apenas alguns minutos.




segunda-feira, 1 de maio de 2017

10 Aplicativos para Android para ajudar você a compor

Salve Músiconauta!
Em 2014 eu fiz uma postagem sobre "10 aplicativos musicais" para celulares que usam o sistema Android.

Passaram 3 anos, e agora como uso mais aplicativos resolvi fazer outra postagem sobre isso.
Esses aplicativos são os que eu uso no meu celular (alguns no tablet) e são legais pois me ajudam a ter sempre idéias para novas músicas!Todos esses aplicativos estão disponíveis na "Google Store" (alguns também para Iphone).
Vamos a Eles:

1.Perfect Piano
A Revolution Studio faz além do Walk Band esse excelente aplicativo.
Considerado um dos melhores permite você trabalhar com o piano em modo "simples", em modo "duplo" (como um orgão) ou em modo acorde/simples
(você faz os acordes já inteiros e ainda tem o teclado normal para solar). Possue um "expansor de timbres" (você pode baixar novos timbres), professor de piano,
jogo "multiplayer", navegador de músicas, gerenciador e conexão com internet. O melhor disso é que ela salva em "midi" ou em "wave". No modo "wave" é possível gravar
a voz junto, assim você pode gravar e cantar.

Prós
Grava em "midi" (também reproduz) ou em "wave" e um teclado completo.
Contras
A maioria das funções você precisa estar conectado a internet. O modo acorde é complicado entender no início.
Aqui o Link para o Google Store!

2. Chord Progression
Quer saber quais as progressões mais usadas na música? Esse aplicativo além de mostrar, toca e reproduz as mesmas.
No modo "piano" ele mostra os acordes no como piano e no modo "guitar" mostra eles no formato para violão, além de reproduzir o som.
Você pode mudar o tempo e até usar como "playback" para alguma idéia. Possue três níveis de amostra: iniciante, intermediário e avançado além de mostrar sequencia de acordes maiores e menores.

Prós
Possue muitas progresões.
Contras
Você não consegue montar a própria progressão!
Aqui o Link para o Google Store!

3.Guitar Scales
Além de ser um ótimo aprendizado para escalas em guitarra e violão, toca o som da mesma e mostra
elas praticamente em todos os lugares possíveis do braço. Sabe aquele riff famoso? Você pode aprender ele na biblioteca
de riffs além de poder tocar idéia com usuários pelo mundo inteiro.
Prós
Ótimo para aprender riffs, escalas e progressões. Pequeno e Leve.
Contras
Certo riffs o som não corresponde por causa da limitação "midi".
Aqui o Link para o Google Store!