quinta-feira, 29 de agosto de 2013

gravação: usando 2 ou mais placas de som num mesmo computador

Hoje vamos responder uma dúvida em informática que atinge muitos músicos e produtores. Como fazer o computador "reconhecer e gravar" com várias placas de som ao mesmo tempo?

DAW: A que você está acostumado a usar
DIFICULDADE: Depende só de você entender!

Muitos gostariam de usar várias placas de som seja por curiosidade, para poder mixar em vários sistemas de som ou ainda gravar algo  separado com vários canais (como uma bateria) em casa (a maioria não possui uma placa de som com 16 canais individuais) ou num ensaio.
Por incrível que pareça é mais simples do que se imagina pois o que acontece é que muitos não conseguem por esses motivos:
http://www.reaper.fm/screenshots3/Shredders-Titanium-Theme-Rpr-v3.0_2.png 
A)Driver desatualizado (principalmente com o Windows 7 e 8)
B)A maioria das pessoas não sabem para "onde foi" a outra placa instalada. É preciso ver no "painel de controle" onde esta ela.
C)Falta de conhecimento na DAW que trabalha ou própria DAW que não não dá opções "boas" para fazer o procedimento.
D)A diferença entre ter duas placas USB ao mesmo tempo e duas placas PCI é o consumo de CPU. Placas USB não tende a consumir a mesma e não tem ruídos elétricos, enquantos a placas PCI ficam a "mercê" do aterramento do PC.

Como achar as placas que há no seu computador com o Windows XP
INICIAR - CONFIGURAÇÕES - PAINEL DE CONTROLE - SONS E DISPOSITO DE AUDIO

Como achar as placas que há no seu computador com o Windows 7

INICIAR -  - PAINEL DE CONTROLE - HARDWARE E SONS - SOM

Já no Windows 8 é um pouco mais complicado (porque fizeram tão complicado assim?Por isso dê uma olhada nesse Link. 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

produção:15 dicas que irão deixar seu "som caseiro" com cara de "som comercial"!

Todos os meses eu recebo e-mail de várias pessoas.
Algumas estão começando a gravar, outras já tem um certo tempo e estão dispostos a compartilhar/trocar ideias.Até agora nunca me fizeram uma pergunta que não soube responder (talvez não fosse a resposta que queriam ouvir mas respondi) porém como eu vejo que muitas vezes as perguntas "sempre são parecidas" nesta postagem vou tentar responder 10 dúvidas que surgem na hora de gravar em casa que espero que seja de grande ajuda.

DAW:Qualquer uma.
Dificuldade: Depende de você!

01)Estude muito e pratique.... E tenha calma!Ame fazer isso!
http://qamyp.qataracademy.wikispaces.net/file/view/32964154.gif/36946557/254x297/32964154.gifHoje em dia com a internet tudo está mais fácil em saber e conhecer porém o que falta mesmo é a prática. Se você quer gravar "para divulgar" não é necessário muita pressão basta gravar mesmo que seja com uma camera digital!
Agora se você quer gravar para ter qualidade ou trabalhar com isso vai ter que "ralar peito" pois não tem jeito! Você sempre terá que gravar e mixar para ganhar experiência, sempre vai ter que estar lendo, sempre terá que fazer um curso de vez em quando, sempre terá que ficar atenado com o mercado.... E já te digo: não é tão simples como parece! De cada 10 pessoas que iniciam um "projeto de estúdio" apenas 1 vinga devido a vários fatores "psicológicos" mais do que "financeiros"! Pór outro lado "não é nada difícil" pois quem gosta da coisa vai superar os obstáculos numa boa, pois na música é assim: praticar, estudar, praticar, estudar....

Umas dicas de "Auto Produção" (Atualizado)


Umas dicas de "Auto Produção"
Última Atualização: 20-08-2013

http://24.media.tumblr.com/tumblr_m76du6sjqY1rwx64eo1_500.gifEssa é a postagem mais acessada do blog! Por isso pelo menos a cada 3 meses atualizo a mesma contando para você como divulgar melhor seu som!
Dicas de outros músicos e que encontro por aí na internet como se "auto produzir", lembrado que uma coisa pode dar certo e outra não, depende do seu propósito usual.

1)Faça o que te dá prazer
Sabe que aquela coisa que todo músico famoso diz "permaneça num estilo e seja fiel a ele" é a pura verdade. Mesmo você achando que seu estilo não é "comercial" lembre-se que a "moda muda". A maioria dos artistas que fazem um estilo "que não é sua praia" será preciso um "jabá" pra se dar bem e logo caem no esquecimento e já quem faz o que gosta faz bem feito e tem garantia de satisfação e sucesso pois isso o público adora ver, o público ama ser cativado.
A prova disso é que muitos estilos demoram anos pra emplacar, apesar de estarem mercado há muito tempo. O Sertanejo Universitário é a prova disso....