segunda-feira, 23 de março de 2015

Como montar seu Home Studio - Parte 1

Essa semana vamos falar mais "atualizado" como montar um home estúdio. Essa postagem é justamente que como agora o blog está associado num "agregador de link" vamos
fazer um postagem para quem toca, compões e nunca se imaginou gravando na vida!

A)Local 
Primeiramente como a própria palavra diz, "home studio" é um estúdio caseiro, por isso um lugar
mais para gravar um "rascunho" para posteriormente "gravar valendo" em estúdio profissional.
Claro que 90% das pessoas não usam assim. Como hoje temos tantas oportunidades de "divulgação" (veremos isso no item I) terminamos o trabalho e já mostramos para os outros. Em relação ao espaço varia muito do gosto pessoal e da disponibilidade de local.
Porém espaço pequenos são mais interessantes visto que na maioria das vezes o "home studio" não possue tratamento acústico. Os melhores que já vi geralmente são bem pequenos.





B) Computador e programas
Computadores para montar um DAW tem de vários tipos para vários bolsos. Teoricamente o padrão de 10 anos atrás (que era Pentium 4 2.8, com 512 de memória) ainda dá para gravar numa boa, desde que você não queira usar plugins super poderosos. Mas o bom mesmo é começar pelo máximo (processador I7 com 32 Giga de memória) até chegar no padrão mínimo atual (processador Dual Core com 4 Giga de memória). Já o sistema operacional vai do seu gosto mas lembre-se que PC aceita apenas Windows ou Linux, agora se você tem dinheiro pra gastar sem medo pode investir num MAC que é um computador mais usado nos grandes estúdios profissionais!
Em relação aos programas, chamamos aqueles que gravam em multipistas de DAW (digital workstation) e temos o Cakewalk Sonar, Cubase, Pro tools, Sony Acid, Fruit Loops e muitos outros. O principal critério escolher a DAW X ou Y e sim uma que você se acostume!
Em relação ao "desktop" (computadores de mesa) vs "notebook" (computadores portáteis) tenha em mente que um notebook precisa ser realmente bom para gravar devido a uma série de fatores mas o principal é o "sobreaquecimento" devido ao uso execessivo de consumo de CPU que um DAW faz. Se escolher um notebook o bom é ter junto uma "mesa de apoio" justamente para evitar o sobreaquecimento do mesmo.



C) Placa de som
Embora hoje em dia as placas mãe dos computadores venham até com sistema "surround" e qualidade de 24 bits/96 kHz, elas não foram projetadas para gravar e sim reproduzir. Claro que você consegue gravar até bem numa delas, dese que seu equipamento de entrada seja bom! Fora isso o melhor é investir numa placa feita para gravar para evitar dor de cabeça.
Particularmente prefiro as USB para evitar "dores de cabeça" com a rede elétrica e também por serem "portateis". Porém a escolha varia muito do que você acha necessário.



D)Monitores de áudio
Pra mim é a maior tristeza comprar um monitor de áudio (mais conhecido como monitor de referência) principalmente porque é uma coisa cara e tem que ser bem pensada. A maioria de nós começa como o aparelho de som de casa para termos um monitoramento de som e infelizmente ainda é a melhor saída quando se tem grana para comprar um monitor de referência. Porém a mixagem pode ser bem "cansativa" visto que o que você faz ali geralmente não irá ficar igual em outro lugar a menos que por sorte você tenha um sistema bem puro! E esqueça monitores "multimídia" ou seja suas caixas de som do computador! Meu conselho é sempre investir primeiro na placa de som e no monitor de referência devido a esses fatores e não se engane: uma mixagem mal feita irá fazer você desistir de tudo já na primeira gravação!



F)Equipamentos
Assim como numa banda ou num estúdio profissional temos os equipamentos de "entrada" e "saída". Equipamentos de entrada são os que dão volume (amplificador, compressor), efeitos (reverb, delay, chorus) e equalização (equalizadores gráficos, paramétricos) sendo em "rack" ou "pedais".
Equipamentos de saída são os que enviam para o computador o resultado dos equipamentos de entrada. Porém esses equipamentos para funcionar sempre precisam de um microfone ou de instrumento.



G)Microfone
Geralmente se compra um microfone, seja para cantar suas músicas ou gravar um instrumento.
Microfones tem de vários tipos e preços e cardióide . Para um estúdio quanto melhor a cardióide e quanto menos frequências que enfatizam o "puff" (geralmente graves) e quanto mais frequências "de presença" (geralmente médios e harmônicos) melhor, porém quanto melhor isso mais caro é o microfone. Muitas vezes um microfone "top" não irá fazer muita diferença para um ambiente sem tratamento acústico. Por isso muitas vezes microfones "medianos" como Behringer C2 e Shure SM58 podem ser a melhor escolha para um home studio, sejam normais, USB ou alimentados por "Phantom Power" (48V).


H)Instrumentos
Isso também é muito pessoal. Se você é um "vocalista e instrumentista" possivelmente irá querer ter um bom microfone e um bom instrumento. Se você apenas instrumentista irá querer um bom instrumento e se você apenas canta irá querer um bom microfone e um programa de sequência como Band-in-a-box está bom. Novamente isso é o que você é o que quer fazer.



I)Novo ou usado?
Computador sempre mais novo melhor, não no sentido de processamento e sim estado de conservação. Ser for comprar usado a principal regra é que ele esteja inteiro todos os componentes sem exceção.
Já equipamentos e instrumentos usados geralmente os chamados 3º linha são mais baratos usados e novos. Porém muitos de usados de 2ºlinha e 1ºlinha são bem melhores que muitos novos de hoje dia! O problema é que eles geralmente são caros principalmente por causa da qualidade de fabricação visto que hoje em dia tudo está mais descartável. Porém uma coisa sobre home studio: não saia comprando sem ver primeiro o que você tem! Muitas vezes um equipamento "substiuindo provisioramente" outro, pode ser uma boa opção.
Também evite "elefantes brancos" que são equipamentos que você compra e não usa. Preferira comprar um sempre que seja fácil de revender.

J) Dicas importantes


Estudo:
 Sempre que puder estude. Quem começou a gravar há 10 anos atrás hoje em dia se tivesse o conteúdo que a internet oferece com certeza aprenderia mais rapidamente. O problema que muitos conteúdos são furadas, por isso leia, veja e teste e vá descartando o que não deu certo. Tenha em mente que a menos que você construa um "5150" (que o home estúdio do Van Halen) você não irá conseguir chegar a uma qualidade profissional. Porém com um bom equipamento você pode se aproximar. Álias aproximação é uma das "regras de ouro" do home studio. Não tem fazer ficar igual, apenas parecido.

Autoprodução:
Bandas e cantores tem um produtor que cuida de tudo. Dos timbres da bateria até o que deve constar no contrato do show. Quem não tem isso tem que se "autoproduzir" por enquanto. Não é difícil fazer isso, basta apenas usar um dos elementos mais ensenciais que se deve ter: a Autoestima. Se você souber ouvir as critícas positivas, saber ignorar quem não deve ser ouvido e tiver uma música que cativa o público, seus passos para o sucesso são quase garantidos. Mas lembre-se tem muita gente boa e "jabá" que costume "enterrar" o talento. Porém existe um item que está logo abaixo que você pode usar.
Ontem mesmo vi um desabafo de um "cantor" numa final dizendo que a produção hoje em dia ganha do talento. Não que seja uma desculpa para você desistir, e sim uma questão para pensar!

internet:
Muita gente fala que Sertanejo Universitário (S.U) e o Funk Carioca conseguiram sucesso devido ao "jabá"  Pode até ser, mais o que fez impulsionar o estilo foi a internet. Muita gente desconhecida ficou famosa do nada graças a ela. O problema é como fazer o pessoal prestar atenção em sua música. Não basta ter somente amigos, a alguns truques. Porém você irá entender melhor lendo essa postagem do blog.

Por hoje é só pessoal!!!
Na segunda parte vamos saber quanto custa um computador DAW e como montar o mesmo sem erros!!!


Ótima Semana!!!

Nenhum comentário: