segunda-feira, 4 de junho de 2012

Gravação: 6 bandas que apelaram para simplicidade e deu certo!



Pra começar a semana nada como "refrescar" as idéias musicais! Como já cometei em algumas postagens anteriores   não adianta muito compor uma música  com uma letra bacana e um estilo legal se na hora de destrubuir  as partes para cada membro da banda, ambos querem fugir muito da idéia original porque geralmente nunca dá certo (devido ao fato que uma vez que a música formou na nossa mente é difícl refaze-lá completamente diferente)  então vou falar de 5 músicas que 5 bandas fizeram onde seus "integrantes" são grandes músicos.

  6. Casa das máquinas - Casa de Rock
Pra mim  a melhor banda de rock de 1970 brasileira e uma das minhas favoritas! A questão aqui é que essa banda fazia "experiências sonoras" passando por estilos como Gênesis, Deep Purple, Led Zeppelin e todo conteúdo do hard rock setentista. Porém quase ninguém (que não seja roqueiro) conhece os caras. Porém um monte de gente conhece a  mais famosa música deles "Casa de Rock" que  é um rock bem "básico"  com uma harmonia bem popular (estilo blues ) e com notas onde qualquer um que "toca violão a 2 meses" pode fazer sem complicações. No disco "Casa de Rock" há músicas  como Dr.Medo, Essa é a vida (a minha música favorita da banda) e Sonhos de um Vagabundo e justamente a mais simples de tocar foi a que pegou! 




5.Twisted Sister - I wanna got take
Recentemente vi um show onde o vocalista Dee Snider  fala do inacreditável sucesso dessa música em todo mundo pois nenhuma outra música da banda tinha emplacado em tantos lugares. Pra começar no mesmo disco dessa música (Stay Hunger 1984) existem músicas muito boas como Stay Hunger e I wanna rock porém justamente a mais simples de tocar foi a que emplacou.  Não segredo em tocar essa música, pois tirando as guitarras distorcidas não passsa do "velho e bom" rock 4/4 americano.






4.Roupa nova - Wisky a go go
Roupa nova pra quem não sabe é uma das mais completas que o Brasil tem. Sua história inclue desde banda baile há banda de sucesso. Dona de vários hits, existe um que é tão simples de tocar que chega ser cômico! Pelo fato  de ser muito fácil e embalado (só com violão bota "as mina" pra dançar). Só para citar "Coração Pirata", "Sapato velho" e "Volta pra mim" são muito bem criadas melodicamente e harmonicamente!





3.Extreme - More than words
Pra começar, ela é fácil de tocar mais não é fácil de entender sua lógica. A introdução da música G G/B C9 Am7 C D D4 pegou muita gente "iniciante" porque as notas são essas, mas a a posição delas é diferente (confira nessa video aula http://www.youtube.com/watch?v=eLZUuCyyQe0) eu me lembro que estava começando a tocar quando ela saiu e fiz umas 100 versões até aprender a correta! hehehe
Tirando isso, sem dúvida é a música mais simples do Extreme e mais conhecida. Tá certo, que ela segue aquele estilo "baladinha comercial", mas todos a conhecem muito mais que músicas como  "Am I Ever Gonna Change", "Tell Me Something I Don't Know" ou  "Cupid's Dead". 





2. Ritchie Valens - La Bamba 
Tudo bem, sabemos que as músicas dele como "Donna", "Come let´s go" e "Summertimes Blues" não são complicadas de tocar, mas quer um exemplo mais banal para tocar do "La Bamba"? As notas C (1º) F (4º) e G (5º) além de ser maiores podem ser transportadas para todos os tons (por exemplo e D: D G A, ou E:E A B) e fazem a festa dos iniciantes por ser alegre e dançante e conhecida em qualquer lugar do mundo.





1.Remy Zero - Save Me
Não se deixe enganar pelo festival de delays e camadas  nas guitarras e na voz. A música é muito simples! Tá certo que a banda não faz músicas com "acordes complicados" eles também apelam mais para melodias bem trabalhadas. Quando escutei "Save me" a primeira vez na abertura de Smallville meu coração disparou (como combinou tão bem a música com a abertura?) e depois que eu tirei ela como é que os caras tiveram a "sacada" de usar notas tão simples e abusar dos delays! Foi algo parecido quando escutei Pride - U2 pela 1º vez aos 8 anos! (também um festival de camadas e delay na guitarra)




Viram? Ou melhor, ouviram? Como muitas vezes o que está faltando para você ser reconhecido é uma justamente uma música simples? 

Boas gravações!

Nenhum comentário: