quinta-feira, 15 de abril de 2010

Harmonia: dobrando Meu amigo Pedro de Raul seixas

Salve!Toda a semana,pegar uma música famosa e como podemos "dobrar" a mesma. Provavelmente você já ouviu um termo chamado “dobra” em gravações ou shows, muitos artistas comentammas o que é isso? “Dobrar” nada é além de você fazer dois ou mais instrumentos soarem a mesma melodia ou harmonia, a coisa mais básica do mundo!O que acontece que muita gente que você vê (falo músico profissionais e amadores) tem mania de sempre fazer os mesmo acordes pra tudo! Ou seja, imagine dois violões, ou duas guitarras ou ainda uma guitarra e um violão onde os músicos fazem exatamente as notas iguais, o que isso soa no falante?Um baita chorus estéreo!
Isso acontece quando também quando se toca um piano ou sintetizador usando as mesmas notas na mão esquerda e direita, por isso essa postagem eu escrever precisamente umas dicas como acabar com esse tipo de vício nas gravações e ao vivo. É uma coisa bem simples de resolver isso:basta alguém tocar com acordes normais e a outra pessoa tocar com acordes dissonantes ou tríades. Uma maneira bem prática é chamar um amigo pra dobrar os exemplos.Vou mostrar como dá pra fazer isso hoje é na música Meu amigo Pedro de Raul Seixas. Aqui vamos usar um truque muito manjado na música country e folk americana, vamos fazer o som soar bem “aberto”

Violão ou guitarra 1: aqui usaremos os acordes normais da música, ou seja G, C, D7, Em e A. Bem simples, como se você estivesse lendo um revistinha. (CLIQUE NA FIGURA)


Violão ou guitarra 2: o violão dois, fará um som mais aberto. Ao invés de tocar os acordes normais, ele vai usar o acorde de G5, C5sus9, Dsus4, Em7 e A9 para dar mais corpo a música.Exprimente aqui também usar os acordes do violão 1 com pestana para ver como o som muda também. (CLIQUE NA FIGURA)


Teclado (cama): notas bem simples, que podem ser feitas com um órgão (esquerda) e um piano (mão direita) com inversão das notas para não soar igual.(CLIQUE NA FIGURA)



Claro, você não precisa seguir esses acordes a risca!
Exprimente fazer em outros tons com outros graus mas nunca fazendo as mesmas notas.

A letra da música é essa (nos acordes do primeiro violão). Exprimente tocar com a música (abaixo) os acordes do violão 2.



Meu conselho é que você grave essa seqüência: violão 1 coloque no canal esquerdo, A guitarra 2 no canal direito e o teclado no meio, e sinta como a harmonia irá soar mais encorpada!!!

Abraços!

Nenhum comentário: