quarta-feira, 10 de março de 2010

Apredendo a gravar parte 8: consumo de memória

Na reta final do curso, vamos falar sobre o que acontece na memória do seu computador quando você grava. Essas dicas podem ser usadas para qualquer programa. Um dos piores problemas encontrados quando gravamos ou mixamos que os plugins consomem memória RAM além de consumo de CPU do computador. Nessa próxima postagem tentaremos deixar seu computador mais leve para gravar

1)Apague tudo que for inútil, libere seu HD!

Sabe aquele programa que você não usa mais?Ou jogo que já enjoou?Ou aquele filme pornô que seu amigo te passou? Isso ocupa tudo memória no seu HD. A chamada “memória virtual” depende exclusivamente do seu HD, por isso faça cópia de tudo que não usa e apague. O som no computador trabalha “matematicamente” por isso precisa de processos rápidos. Para limpar o que for inútil no HD uma boa ferramenta é a limpeza de disco do Windows. Eis o caminho:

Iniciar -» Programas -» Acessórios -» Ferramentas de Sistema -» Limpeza de disco

2)Desabilite programas e tarefas

Muito programas como os antivírus, rede, Microsoft Office entre outros, ficam residente na sua memória fazendo várias tarefas. Você pode “matar” as tarefas por esse caminho:

A)Clique com o botão direito do mouse na barra de ferramentas do Windows.

B)Vá em Gerenciador de Tarefas

C) Vá na aba processos

D)Clique na aba uso de memória 2 vezes.

Pronto, agora você verá quais as tarefas que estão mais consumindo memória. Clicando em “Finalizar tarefa” você irá matar a tarefa liberando memória. Na aba CPU você verá quanto de memória de CPU ela está consumindo. Você deve fazer uns testes para ver qual tarefa da para encerrar mas aqui vai um aviso: dependendo a tarefa nome usuário/ SYSTEM que você matar, irá reiniciar o Windows, porém não se preocupe que o mesmo volta ao normal após reiniciar. Outra dica: clicando na tarefa com o botão direito do mouse você pode definir a prioridade. Programas com muito uso de memória pode deixar definidos como em tempo real.

3)Apague arquivos inúteis e antigas DLL.

Na internet há vários programas como o Cleanner Sweep, feitos para limpar o Windows de todos arquivos antigos e DLL inúteis. Procure um na internet, instale e limpe o sistema.

4)Internet

A internet rouba muitos processos do computador, quando gravar procure deixar o modem desligado.

Nesse link do Baixaki várias opções desse tipo programa

5)Limpeza e temperatura

Leve o seu computador numa assistência e peça para fazer um limpeza e aproveita para verificar a temperatura. Computadores com a CPU em torno 42º não trabalham direito.

6)Verifique sua rede elétrica

Quando você grava e escuta o vizinho trabalhar com a furadeira, ou chuveiro da casa ligar, peça para um eletricista olhar como está sua rede elétrica. Ruídos elétricos são prejudiciais pra gravação e desempenho do computador.

7)Mantenha o anti vírus e os anti spyware sempre atualizados

Procure passar uma vez por semana sempre no “modo de segurança” do Windows.

Para entrar nele, basta reiniciar o computador e apertar a tecla F8 ou F5.

Existem muitas outras dicas na internet, porém cuidado ao executa-lás, algumas são extremamente maléficas ao computador e não há vantagem nenhuma.

Próxima postagem:

Equipamentos externos e ambiente.

Nenhum comentário: