quinta-feira, 13 de agosto de 2009

NOISE GATE (portão) E EXPANDERS (Expansão) Side Chain









NOISE GATE (portão) E EXPANDERS (Expansão) e Side Chain

Comandos: Release, Attack, Hold e Ratio

Release Time control (abertura ou soltura de tempo) é utilizado para cortar ao redor da emissão dos sons fracos. Isso permite ao usuário definir o tempo durante o qual o portão (gate) ficará fechado. Isso permite ao usuário definir o tempo durante o qual o som ou ruído irá parar de repente, ou fará o ruído dimuniuir em "fades" (baixa o volume pouco a pouco).

Attack Time control (controle de ataque) é controle menos "vital" porém ainda muito útil. " Attack Time control" utilizado pelo usuário para definir o tempo que leva para o portão (gate) abrir totalmente depois de abrir um sinal ultrapasse o "threshold level" (entrada do volume). Sons de baixa frequência são facéis de distorcer se o "gate" (portão) for rápido demais. Isso é causado devido a uma mudança brusca no ganho que poderia ter sido aplicado num sinal a parte através de um "ciclo de frequeñcias" (frequency cycle) resultando num "click" bem audível. Porém se o "Attack Time" for muito longo, instrumentos como caixa,kick, hit hat (snare,bumbo, xipo) terá menos impacto.

Hold (prender) este controle permite que o usuário definir um tempo mínimo entre o tempo da soltura da entrada de volume
(release threshold) e quando o mesmo começará agir no "Gate" (portão). Esse controle pode ser útil para parar o "gate chattering" (ação do gate no som) quando o mesmo abre e fecha e quando há uma fonte de sinal (instrumento, microfone)que seja constante e faz mudanças de amplitude.

Ratio Control (controle de proporção) este controle permite uma certa quantidade de proporção de som a partir do sinal original, mesmo quando o "gate" (portão) está totalmente fechado. Isto pode ser útil se você quiser manter algum som ambiente na trilha, só se quiser reduzir o mesmo.

Side Chain (corrente lateral) isso permite que o "gate threshold" (entrada de volume no gate) seja controlado a partir de um sinal de som diferente do original. Isso cria efeitos interessantes. Por exemplo, pode se pegar um sinal de bateria/baixo para reforçar o sinal da guitarra, dando mais energia a parte de ritmo.

Expanders (expandir) É o princípio da "comprenssão", acima do "threshold" o sinal não está tratado, abaixo do "threshold"o sinal está amenizado/suavizado pelo "ratio". Por exemplo se um "expander ratio" (proporção de expansão do som) de 1:4 é escolhido, para cada sinal de dB na entrada sinal de saída cairá para 4 dB. Isto pode ser particularmente útil para trazer de volta mais dinâmica natural de um excesso de sinal comprimido
Outros controles

Hysteresis (Histerese) é efetivo somente se tiver 2 controles de "threshold", embora você só terá somente um controle de "threshold". Quando há muito ruído num som que entra num "gate" e o nível de sinal é inferior ao "attack threshold", este modo é útil para endereçar a ação do "gate" onde ele pode agir. Não é muito comum em plugins.

Ducking (mergulhar) É uma facilidade que alguns "gates" possuem que lhes permite agir semelhante há um compressor. Sem um "side-chain" a entrada de um sinal pode ser revertida, tornando as "pausas" de uma canção mais altas que as "pausas" de um instrumento. isso com o fechamento do "gate" quando sinal excede o "threshould" e usa o "ratio" para definir o nível mínimo sinal. Muitos presets de plungins "noise gate" possuem isso. É muito bom pra destacar um sinal forte, por exemplo o bumbo (kick).
Equalisers or Filters in the Side Chain
(Equaizadores ou filtros passando por Side Chain)
Permite que o "gate" seja a rota primária antes de passar por um equalizador ou filtro. Isto pode ser útil ao tentar acionar o "gate" de uma fonte que possa "vazar som" a partir de várias com por exemplo, peças de uma bateria (drum kit). Um exemplo, uma caixa (snare) é provavel que seu microfone peque também o sons dos tons ou dos pratos, passando o vazamento primeiro no "gate" e depois no equalizador, diminuindo possíveis ruídos, o famoso "trappy snare" (armadilha de caixa).

Matéria traduziada de John Moxey
http://recording.songstuff.com/

Nenhum comentário: