sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dica de gravação: Problemas com o bumbo (kick) coloque em 100 HZ!

Essa dica, é muito útil pois um dos maiores desafios de quem grava em casa ou está começando um estúdio é não entende porque o som do bumbo fica bom no monitor mas quando você houve numa caixinha de computador ou num aparelho de som com caixas pequenas não muito boas o som do mesmo some.

Isso acontece, porque o som forte do bumbo trabalha nas frequências de 40 a 90 Hz e a maioria das caixas e phones (aqueles pequenos) o alcance de frequência varia dos 100 Hz a 18 Khz.
Por incrivel que pareça, a solução é simples e vem diretamente da música eletrônica e pode ser usada em qualquer estilo, escute abaixo essa música do Alphaville, Big in Japan.

Esse kick sai em qualquer caixa que você escutar, porque ele gravado usando bateria eletrônica, cujo o ataque dele está entre 50 Hz a 130 Hz, por isso o mesmo sai forte. Mas você não precisa ter uma bateria eletrônica a solução é muito simples:

1)Abra o som kick com um editor de audio (Sound Forge, Wave Lab)

2) Pegue um plugin de "pitch shifter" e coloque o som uma oitava a mais (12) ou duas (24) depende o caso. Fazendo isso você vaifazer a frequência do bumbo subir de 40 Hz para 60 Hz (uma oitava) ou 80 Hz (duas oitavas), porém cuidado ao fazer pois isso pode jogar o som "FORA DE FASE" além de deixa-lo com o som "flangeado".

3)De um "Salvar como" ou "Save as" como o nome "kickpitch.wav" ou a sua escolha.

4)Dê um importar nesse arquivo no programa multi-pista que está usando (Sonar, cubase, acid)

5)A primeira coisa que você irá notar é que o som do bumbo, está mais incorpado.

Também pode ser fazer isso usando o baixo, porém devemos ter o mesmo cuidado.
Isso não funciona com "gravações ao vivo" (todo mundo tocando junto) a menos que você saiba o tempo da música, e escreva numa partitura MIDI a linha do bumbo. Se fizer isso, usando o próprio som midi do computador resolve mas lembre de gravar ele separado em outra pista.

Abraços!Até a próxima!

Site recomendado:
http://www.audioclicks.com.br

Video recomendado:
VIDEO DE MIXAGEM (andi vax)
http://www.megaupload.com/?d=I5N4RA8M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acreditamos sempre na liberdade de expressão e na troca de ideias!
Por favor pense antes de comentar!
Se está com alguma dificuldade coloque o e-mail para podemos responder com mais clareza! Abraços! Ótimas Gravações!