domingo, 29 de abril de 2018

Gravação: Os ruídos e seus eternos problemas!

Gravar em casa ou no seu estúdio "nos fundos da lavanderia" é uma coisa boa por um lado pois não há limites, tempo, regras ou custos para você criar, apenas usar sua imaginação! Porém existe alguns fatores que já comentei aqui que são sempre uma "dor de cabeça" como ambiente não tratado, falta de equipamentos adequados e lógico conhecimento como fazer a música ficar "perto" de uma música comercial.
Hoje vou falar sobre um problema que afeta 90% das músicas gravadas em casa que são os "ruídos" que é muito comum, pois a maioria das pessoas não possui um "tratamento" adequado quanto a isso, mas como a maioria está gravando para ter a ideia, conseguir chamar a atenção nas redes sociais e provavelmente depois de um tempo vai gravar num estúdio profissional, então vamos tentar achar a "fonte de seus ruídos" e ameniza-los da melhor maneira possível!
Esse ruídos geralmente quando escutamos nas pistas separadas podem parecer "inaudíveis" mas, a partir que você faz a mixagem e passa um compressor (principalmente do tipo multibanda) eles vem a tona e não importa a quantidade de plugins que você passa, o aúdio terá um resultado "fraco e sem vida" muito distante de uma gravação comercial.
Essa dificuldade depende do seu grau de compreensão! Ou seja não há uma "fórmula para resolver", apenas para você constatar se isso que acontece na sua casa e tentar resolver com nossas sugestões.

Ruído Externos
Geralmente esse tipo de ruído aparece quando gravamos com o microfone, seja a voz, um violão, uma guitarra ou qualquer outro instrumento que use essa fonte.

Causas:
Esse é o ruído mais comum pois é todo barulho que vem de fora, seja os barulhos de automóveis, latidos, pessoas conversando, vizinho serrando azulejo, chuva, trovões, etc...
Ruídos externos costumam ser mais audíveis do que os próprios ruídos internos e por isso saem mais facilmente nas gravações.

Soluções
Os ruídos externos sempre estão em evidência em no dia, por isso a maioria dos estúdios onde não há um isolamento acústico contra esses ruídos prefere gravar a noite ou logo no início da manhã para evitar. Contudo você tem que ter certeza que seu isolamento interno faz com que o som não saia para fora (pois ninguém vai ter querer ouvir gravando uma bateria as nove da noite da segunda) e para isso basta um simples teste: coloque uma música num volume razoável e veja o quanto você consegue escutar a mesma fora do ambiente. Se ela está muito alta, você terá que dar um jeito de isolar mais o local.


Ruído Internos
Novamente aqui quando gravamos com microfone, onde na gravação pode ouvir o som do clique do pedal, das palhetas das guitarra, da respiração excessiva, de você trocando de posição com os pés ao cantar, da corrente da caixa da bateria, etc...

Causas:
Claro que a principal causa é você causando esse barulho! Fora isso as mais comuns são o "eco interno" em excesso (principalmente se o ambiente tiver madeira ou azulejo), o chão quando é de madeira, e até mesmo a laje quando você está num apartamento ou numa casa de dois andares.

Soluções
Estúdios adotam uma solução não muito barata quando é ao extremo, que é criar um "segundo piso" (que pode ser cimento ou de madeira inteiriça) onde por cima dele é coloca geral carpete. Você pode fazer a mesma coisa, trocando o carpete por um tapete por exemplo. Quando o "eco natural" se tem em excesso demais e você não dinheiro para fazer um "tratamento acústico" ou montar uma sala pequena isolada (como no projeto que fiz nessa postagem) a melhor forma é mudar de quarto o seu estúdio caseiro ou tentar colocar colchões nos cantos da parede.  Outra medida também é só colocar em seu quarto a espuma acústica, porém isso também irá custar algum dinheiro.

Ruído Elétricos
Esse o pior ruído, pois diferente dos outros dois que você pode gravar novamente, aqui não há solução se a fonte ruído não for resolvida e isso além da gravação, interfere na mixagem, nos plugins  e principalmente na hora da conversão para um arquivo de áudio.

Causas:
Tipos de Ondas Elétricas
Quando o problema é nos cabos, basta trocar os mesmos. Tirando isso o principal causador desse ruído são o "cruzamento de frequências de Hertz" dos aparelhos eletrônicos do estúdio.
Os vilões desse tipo de ruído são os "Sinais Elétricos" que são dos tipos onda senoidal (sinusoidal wave), onda quadrada (square wave), onda triangular (triangle wave) e onda de serra (swatooth square) que possivelmente você já viu isso naquele VSTi que simulam "sintetizadores" (pois o sintetizador nada mais é do que a modulação dessas ondas até formar o timbre desejável) e isso é audível e também visível (a onda aparece no monitor).


Soluções
Prefira usar placas de som USB do que onboard ou off board.

Quando usar uma aparelho que irá consumir muita energia (como amplificadores), procure deixar os demais desligados.

Verifique se o nobreak está com a bateria em dia, se não tiver e você está sem grana para trocar, procure colocar um estabilizador de computador.

Se tiver um notebook procure gravar os instrumentos com microfone nele, na bateria!

Por último a dica mais importante: 
faça um fio terra nas tomadas do seu estúdio!


Ótimas Gravações!
Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog de gravação musical Palco KH e Jovem e Adolescente nos anos 90!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário: