sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Rafael o KH vs Anício em 5 rounds: carnaval!

Olá Palconauta!
Ainda estou preparando o canal do You Tube e a demora é porque estou fazendo tudo em animação. Antes iria fazer algo do tipo react mas optei por animação porque acho me legal.
Enquanto isso, há dois dias atrás mandei um e-mail pro Anício Oliveira para debatermos algumas questões sobre música com intuito de só abrir sua mente.
Faz 10 anos que parei de tocar "ao vivo" e faz 10 anos que me dedico a gravação, o Anício pelo contrário ainda está na atividade e por isso divergimos e muitas coisas.
Essa nova "coluna" do blog você irá ver nosso "embates" que talvez eu leve para o Palco KHTV mas por enquanto vamos só deixar por aqui mesmo e nessa primeira postagem ambos irão comentar qual a sensação de "tocar carnaval" então, pegue uma cerveja e uns amendoins e acompanhe essa divertida disputa que não vale nada! Boa Leitura!

Round 1: como foi tocar o primeiro carnaval? 
Rafael O KH 
Eu só toquei um carnaval e foi uma loucura.
Uns amigos meus pegaram um bar que quiseram fazer um CarnaRock ou seja ao invés de tocar "samba, axé e pagode" tocamos rock e marchinhas de carnaval nesse estilo, "copiamos" essa ideia logo após ouvir o CD da banda Velhas Virgens justamente fazendo isso e estava crente no fracasso
desse evento, mas para minha surpresa foram 3 dias de casa cheia e até ganhamos bem para a época, embora poderíamos ter perdido um pouco mais.

Anício Oliveira
A primeira vez que toquei num carnaval foi em 2000 porque precisava de grana!
Minha namorada grávida do nosso primeiro filho (estava no quinto mês de gestação) e eu já tinha vendido tudo (incluindo minha Saveiro rebaixada que adorava) só para comprar um quarto de bebê e um estoque de fraldas para durar alguns meses! Sim, na casa dos meus pais havia só um quarto praticamente lotado de fraldas!
Tudo porque minha mãe nos assustou tanto com isso que eu minha namorada nos apavoramos. Naquele eu e ela ainda tínhamos nossa banda de pop rock que ainda ia durar alguns meses, mas estávamos fazendo tão poucos shows e ainda por cima ela intercalando com a faculdade
que sempre estávamos duro!
Eu só dava aula de música fora isso e ela trabalhava no consultório do tio que era um pediatra.
Nisso um amigo meu que era baterista apareceu uns meses antes com a ideia de montar uma banda no estilo "axé" só para tocar o carnaval e propôs isso para mim e para minha namorada e lógico que precisando da grana aceitamos a proposta sem pensar muito e assim tiramos um repertório todo de axé e marchinhas para tocar no carnaval.
Como tecladista convidei um aluno meu e o baixista foi outro amigo que estava numa situação parecida com a minha, pois ele e sua esposa tinha acabado ter uma menina.
O baterista arranjou 4 shows numa mesma festa e assim tocamos e pobre da minha namorada com um barrigão pulando sem parar pois o pessoal só queria saber de agito e festa e quando tudo acabava lá pelas cinco da manhã nos íamos pro hotel, dormíamos até as oito da noite e as nove e meia já tinha que tocar mais uma noite e quando chegou a terça-feira e tocamos nossa última noite eu dei
"Graças a Nossa Senhora Aparecida" e disse que nunca mais faríamos uma dessas.
Mas no outro no ano montamos novamente a mesma banda para tocar o carnaval de 2001.
e assim o 2002, 2003, 2006 até 2010.


Round 2: O que vocês acham carnaval?

Rafael O KH
Não sou muito daqueles que falam disso como um "mitologia", mas também não falo como uma coisa ruim, embora quando "aborrecente" falasse muito mal, coisas da idade!
Do ponto de vista de um músico, como um professor meu me disse (ele tinha um conjunto de pagode) Carnaval é do décimo terceiro salário do músico! e por isso acho quem toca já na noite e tem repertório "popular" pode se arriscar a encontrar algum local e pelo menos tocar uma noite. Lógico que o músico tiver uma banda ou um conjunto que toque música de carnaval a coisa melhora em tudo, inclusive no cachê.

Anício Oliveira
Eu nunca fui de carnaval porque é era difícil você encontrar um "roqueiro" que gostasse disso e mesmo antes, sempre achei aqueles desfiles na tv um "porre" e um coisa sem sentido mas como acontece com 90% das pessoas que vivem de música chega uma hora que você se obriga
E verdade seja dita, a partir do momento que você monta um repertório para carnaval era difícil você mexer nele e você só coloca uma ou duas músicas novas para não enjoar pois a vantagem é que os foliões não estão nem aí para que você toca ao contrário de um show que você faz num bar ou numa danceteria pois você não está ali para "mostrar um trabalho" apenas entretendo as pessoas e lógico só porque elas não se "ligam no som" não quer dizer para você tocar mal!

Round 3: Houve mudanças nas músicas de carnaval?

Rafael O KH
Quando era "aborrecente nos anos 90", eu não gostava de carnaval nem porque não podia sair, mas sim porque não sambava!
Eu sabia break, street dance e até passos de hip hop mas para samba era uma negação! Por isso os carnavais que mais gostei foram de 2001 em diante, porque a partir daí começou a se mesclar um pouco de tudo além do samba. Em 2001 me lembro que onde moro (Joaçaba-SC) onde tem um dos carnavais mais tradicionais do sul tocou muito mais funk carioca e música eletrônica nos "blocos de rua" do que as músicas tradicionais de carnaval! Pra mim foi muito legal porque finalmente podia dançar livremente pois esses estilos eram o meu forte.
Hoje em dia vejo que é muito mais tranquilo tocar músicas do momento  no carnaval do que nos anos 90, pois naquela década a coisa era radical: chegou o carnaval ou toca samba ou toca axé!

Anício Oliveira
Em 2001  foi a primeira vez que ouvi o Funk Carioca sendo tocado em festa de carnaval e achei aquilo muito diferente pois todo carnaval geralmente era "samba ou pagode", depois veio axé e depois isso e era estranho ver as pessoas "pararem de sambar" para fazer "coreografias de vídeo clipe" e acho que realmente foi a partir desse ano que as músicas do carnaval se tornaram mais "ecléticas" do que ficar sempre seguindo o trio samba, axé e marchinhas.

Round 4: o que você lembra do último carnaval? 

Rafael O KH
Meu último carnaval foi em 2007 e me lembro que a banda que estava tocando "o carnaval de rua" seguia exatamente um repertório assim: axé, rock, axé, música eletrônica, axé, funk, marchinhas tradicionais e fim! Eles não tocaram nenhum pagode ou "tema de escola de samba" coisas que as bandas fazem bastante ou pelo menos faziam!

Anício Oliveira
O meu foi em 2010 que foi a última vez que toquei e não foi com uma banda e sim para uma dupla sertaneja. Passei os 4 dias tocando só isso e o mais engraçado é que não tocamos nem ao menos
as tradicionais marchinhas de carnaval. A única coisa que tocamos de diferente foi alguns axés que o baixista cantava e isso quando a dupla fazia intervalo e ainda bem que eles não inventaram de cantar
esse estilo, pois suas vozes não iriam se encaixar nisso de jeito nenhum!

Round 5: já tocaram em uma escola de samba? 

Rafael O KH
Em 1999 quando tinha banda e depois em 2000. A coisa era bem simples: era só fazer o baixo e de vez em quando algum acorde ou tríade. O problema é que eu estava numa onda shared (voar pelas escalas do braço) e fora isso tinha um "grave" problema com o tempo, que me fez desistir
de tocar nos dois carnavais. Era uma época que não gostava de ficar "inferiorizado", mas na verdade acho que faltou mesmo era humildade para aprender melhor o estilo e tocar no tempo o mesmo, hoje em dia é uma coisa que arrependo não ter feito.

Anício Oliveira
Até aceitaria, mas onde morava não tinha desfile de rua! Embora com vários parentes morando em São Paulo (capital) sinceramente é uma coisa que nunca me fez a cabeça.
Outro problema é que muitas dessas pessoas que te convidam para tocar num desfile geralmente querem que você vá "pelo amor a cultura brasileira" enquanto os mesmos receberam dinheiro do governo, prefeitura e iniciativa privada e pode ser até "egoísmo" da minha parte, mas o que eles recebem não é pouco e dava tranquilamente para pagar os músicos!

E pra quem gosta de carnaval foi finalizar a postagem com o "Carnavelha" o disco da banda "Velhas Virgens" que inspirou a maioria dos "CarnaRock" que há por aí!

Bom Carnaval!

Música é a arte da alma!
Postado por:
Rafael OKH e Anício de Oliveira 
Contato:
anicio.guitarra@gmail.com
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário: