quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

5 dicas de equipamentos básicos para começar a gravar!

1.Pense no que você quer
Primeiramente você quer o quê?
Um Home Studio?
Um pequeno estúdio?
Um estúdio para Jingles?
Um estúdio para canal na internet? (Do tipo You Tube)
Afinal o que você quer?
Isso são perguntas que você deve responder para não comprar equipamentos desnecessários!
A maioria dos músicos hoje dia gostam também de ter seus canais na internet e por fim gastam em equipamentos de vídeo e acabam deixando o áudio para trás
e por isso você vê muitos "canais" onde o cara é um exímio músico, a qualidade do vídeo é boa e o áudio muito fraco! Por isso veja bem qual seu objetivo principalmente para não ficar gastando dinheiro em coisas que não iriam te trazer nenhum benefício!


2.Este são os equipamentos mais usado até por Músicos Profissionais!
Bom como eu sei isso? Na verdade é mais algo que vi "80 do pessoal usar"!
Alguns são meus amigos, outros são canais que vejo na internet e outros é o que li em livros. Na verdade é que todo mundo quer um bom equipamento de gravação
em casa, mas na hora que "pau pega" todos vão procurar um estúdio grande! Pois é isso mesmo, se você quer um trabalho "realmente com qualidade comercial" cedo
ou mais tarde vai ter que ir num bom estúdio.
Porém com os equipamentos citados abaixo muita gente anda fazendo coisas excepcionais que vemos por aí. Seriam eles:

Um bom computador (Desktop ou Notebook)
Um bom ambiente para gravar (não precisa ser necessariamente isolado)
Uma placa/interface USB de Audio (como Focusrite, M-Audio, Roland, Tascam, Behringer)
Um bom microfone Condesador (como o Behringer B-2 ou C-2)
Um pequeno Pré-amp (como o Behringer MIC200 somente se sua interface não tiver pré)
Um filtro Anti Pop

Contudo isso varia muito de quanto você tem! Interfaces USB boas não saem por menos de R$800. Um microfone condessador por menos de R$400 e por isso sempre há "alternativas e alternativas"! Por isso meu conselho é se você tem dinheiro compre tudo de uma vez! Não caia nesse papo que "a medida que vou evoluindo vou comprando coisas melhores" e acredite, você evoluí muito mais rápido com um ótimo equipamento! Se você só tem dinheiro para uma coisa comece sempre pela "placa/interface USB de Áudio"!
E se você ainda "não tem dinheiro" nada te impede de também gravar, de uma olhada numa das primeiras postagem do blog!  Se você está se perguntando "e o computador"?
No próximo item abordo sobre isso.

3.Seu computador
Em casa tenho um Dual Core 2.80 com 4 GB de memória e um "X4 Phenom II 3.2 com 8 GB de memória" e advinha onde gravo? No Dual Core!
Porque o Phenom não suporta "2 interfaces de Audio USB ao mesmo tempo"!
E eu consigo rodar todos os plugins nele!
Eu gravo com Fruit Loops e o Amplitube 4 na qualidade alta, com todas as pistas com VSTi diferente e computador não trava.
Tudo porque o computador usa para processar o som as Interfaces USB e assim aliviando para a memória e para o processador.
Hoje dia o mínimo que você precisa para gravar é um computador Dual Core, Core 2 Duo ou X2 com pelo menos 4Gb de memória e se você tem dinheiro para investir num computador mas não tem uma "placa de som profissional", invista primeiro na placa! Pois ela sim lhe trará resultados!

4.Monitores de Áudio
Tudo sobre isso, comento nessa postagem. Embora eu comente que isso é "primeira coisa pra se comprar" na verdade, pode ser uma das últimas.
Um bom fone de ouvido pode "quebrar" o galho por um tempo, desde que você siga as regras!

5.Escolha sua DAW
Isso eu comento sempre, se você não escolher com qual programa multi-pista de gravação (ou simplesmente DAW)você quer usar, você não sai do lugar e não se preocupe pois dificilmente
você não irá usar para "sempre" o programa que escolher. Eu comecei com o Sonar XL, depois mudei para o Sony Vegas e Sony Acid como cito em muitas postagens ao longo do blog.
Depois além dessas duas acrescentei o "Fruit Loops" e hoje eu só uso ele para gravar, o Acid para masterizar (às vezes) e o Vegas para vídeo. Dependendo do que você quer
você pode ir mudando de programa naturalmente.

6.Estude!!!
Como sempre estude! Há tanto material disponível que não tem desculpa como não gravar bem.
Lógico que se você tiver oportunidade de fazer um bom curso com um bom professor, você irá pular várias etapas para atingir mais rapidamente o quer!

Ótimas Gravações!
Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog de gravação musical Palco KH, do blog de "histórias" Adult Stories e Jovem & Adolescente nos anos 90!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário: