terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Coluna do Anício: 10 dicas para se fazer uma música romântica

Enquanto o Rafael (editor do blog) fica enrolando com seu canal de vídeo...
Novamente eu posto outra postagem aqui, para você e vou começar a ela até de uma maneira pessoal. Meu filho está com 16 anos e está namorando uma colega de sala que tem 15 anos e acho que é o primeiro "namoro" sério de ambos e particularmente acho muito cedo para ele se amarrar porque quando tinha idade dele meu objetivo era ser um Jimmy Page ou um Robertinho do Recife e ficava ralando em cima da minha velha (e ainda usada)Gianinni Stratosonic e isso depois que ralava meia tarde num mercado (pois estudava na escola de manhã).
Já que estava esses dias vendo a "paixonite aguda dos dois" resolvi fazer uma postagem de 10 dicas como fazer um música romântica que embora eu não seja um compositor, tenho alguma experiência nisso pois já ajudei bastante pessoas a passar para "acordes e cifras" seus sentimentos amorosos e claro que não são "regras obrigatórias" (afinal a  música é sua e você escreve como quer para torna-la romântica pra você) então para você, uma ótima leitura!

1.Antes de sair escrevendo e compondo, treine a voz!
Porque sempre bato "nessa tecla" pelo simples motivo que a música atual (nem tanto pois isso já vem lá de 1950) foca na expressão dos sentimentos pela voz e infelizmente isso serve principalmente para os homens pois nosso controle com a voz é sempre mais rebelde. Uma mulher mesmo sendo desafinadaconsegue "enganar" nossos ouvidos mais fáceis seu timbre é mais suave embora isso não seja desculpa para uma garota cantar de qualquer jeito! Mas por experiência (e também por ser casado com uma cantora) sei que as mulheres afinam muito mais fáceis que nós.
A dica principal para o homem é tentar achar seu timbres em quatro etapas: a primeira a voz branca (a de fala como a de Luan Santana ou Djavan), a segunda a voz grave (Renato Russo, Kurt Cobain) a terceira a voz de cabeça (Freddie Mercury, Dio) e por fim a voz "Drive" (Bruce Dickson, Axl Rose) e pode ter certeza que em algum destes timbres a sua voz vai estar.
Muita vezes é mais fácil você achar sua voz tentando imitar a alguém do ir num teclado e ficar chutando se ela é baritono, Mezzo ou Tenor, porém um professor de canto
pode lhe dizer exatamente qual voz, lembrando que isso vale também para as mulheres pois tem uma voz mais fácil (teoricamente) de domar e lógico que um "autotune e melodyne" sempre ajudam pois se esse um "truque sujos" de muitos famosos, por que não usar? Se que ao vivo você vai ter que se garantir! Contudo não se sinta derrotado ou derrotada se tiver que dar sua música para outra pessoa cantar, afinal isso é uma das mais normais no cotidiano dos artistas.


2.Evite usar coisas degradantes!
Embora isso não é uma regra tão "exigente" nos dias de hoje (principalmente porque o que faz mais sucesso é as tais músicas de pegação) é o que pode chamar atenção.
Isso porque uma música romântica bem feita chama mais atenção do que qualquer outra quando a pessoa ouve e principalmente se ela consegue se identificar com algo que aconteceu
ou que está acontecendo. Colocar palavrões ou frases sem concordância nunca é uma boa, e não precisa também ser em um português "perfeito" apenas que tenha coerência e que consiga
tocar as pessoas mesmo que muitas músicas que estão na moda insistentemente  mostrar ao contrário.

3.A letra não precisa ser extensa para dizer o que sente.
Um dos maiores golpes dos produtores em relação a "músicas românticas" é usar coisas simples como por exemplo um nome de pessoa, um conjunto de palavras repetidas rimadas (como amor, dor, coração, razão, emoção) e isso você pode observar principalmente nas "baladas" do momento. Contudo esse tipo de coisa anda ficando "manjada" e possivelmente a queda desse tipo de composição é prevista, porém isso que é algo que ainda funciona principalmente na música eletrônica.
Há ótimos exemplos de músicas "belas e sentimentais" que vão direto ao ponto como É o Amor (Zezé di Camargo e Luciano, Pra ser sincero (Engenheiros do Hawaii), A Flor e o Beija Flor (Henrique e Juliano), Papel Machê (João Bosco), Linda (Cateano Veloso) e até mais simples como Ana Júlia (Los Hermanos), Carla (LS Jack), Essa tal Liberdade (SPC), Que Pena (Raça Negra) e aqui cito só as nacionais pois são mais fáceis de assimilar.

4.Escolha a harmonia com sabedoria e a melodia com o coração.
O maior problema de selecionar uma "harmonia" hoje em dia é que 90% dos compositores irão cair na velha "tentação" de "sorteio" das escalas "gregas" que são a Diatônica Natural (Maior) e a Eólia (Menor) e a maioria das músicas gravadas de 1960 para cá caem nas "tríades" que compõe essa escala e assim sem querer você pode "plagiar" a melodia de uma canção já existente famosa ou não. Contudo selecionar notas para fazer uma música não é uma tarefa tão simples pois em matéria de "harmonia" requer um estudo mais profundo. Para isso eu recomendo a minha "bíblia" de composição de harmonia (O Rafael também me disse que bebeu dessa fonte) que é o método do Harmonia e Improvisação de Almir Chediak onde grandes nomes da música brasileiracomo Cateano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Djavan estudaram esse método para compor alguns de seus maiores sucesso e o melhor de tudo é que é um método de fácil compreensão e que vai direto ao ponto.

5.Mulheres são de Vênus e os Homens são de Marte.
Mulheres gostam de ouvir mais sobre amor do que sobre dor, já os homens parecem gostar de uma música sofrida ao invés de uma que mostre o prazer de amar.
Isso é uma coisa bem comum pois se você pergunta para seus amigos quais as músicas "românticas" que eles preferem possivelmente as mais tristes, enquanto suas amigas irão escolher as mais apaixonadas e não há nada de errado nisso pois muitas vezes é só uma opção de momento.

6.Muitas vezes os estilo escolhido pode estragar a música.
Eu toco inúmeras músicas românticas porque muitos alunos me pedem isso desde algo complicado como Stairway to Heaven do Led Zepellin até algo que toca mais na moda como Romântico Anônimo da dupla Marcos e Belutti e muitas músicas (não só somente as românticas) mudando o estilo vira outra coisa tanto que muitas vezes uma música "relançada" com outro estilo (ritmo) faz sucesso mesmo que não tenha um "jabá" por cima.
Você é desconhecido então não se preocupe em "ter apenas um estilo" pré definido, faça outro também e deixe que as pessoas decidam qual o melhor e lógico você não precisa "fugir da sua fonte" mas por exemplo se você fizer uma versão "com uma banda inteira" e outra somente "voz e violão" pode mudar bastante.


7.A maioria dos homens começam a gostar de um artista ou banda por causa das mulheres.
Isso aqui é mais para os homens e um fator bem engraçado que o Rafael esses tempos comentou comigo e realmente tem bastante sentido porque muitos cantores, duplas e bandas fizeram sucesso porque ganharam o coração das mulheres e isso pode ser uma pista para você fazer aquela sua música que "tem tudo para cativar" as pessoas mas você não sabe direito por onde ir, pense nisso.

8.O Romantismo é uma das poucas coisa que não tem idade.
Não importa se você tem 16, 20, 30 ou 50, fez uma música romântica que cative as pessoas você pode até não ter "um retorno financeiro garantido" ou "conquistar aquela garota" ou "conseguir seu homem" mas com certeza será bastante falado e isso porque apesar "das sabotagens cotidianas" o romantismo não sai de moda e claro que apesar de quem está na "mídia" sempre ter a preferência, uma música romântica bem feita e sincera sempre ganha "like" basta você saber para onde ir e  por isso aqui reforço a história da voz: uma música romântica e bem cantada tem mais chance que qualquer outra.

9.Mostre a sua música!
Existem duas táticas que os produtores musicais usam para um artista romântico.
A primeira seria The Girl Next Door (algo como a vizinha gostosa) um exemplo seria a Taylor Swift  e a segunda seria The Man To Be Married (algo como o homem ideal para casar)  e como exemplo poderia citar Lucas Lucco e isso é apenas um dos vários tipos de estratégias de marketing que há no mundo da música, pense nisso antes de sair divulgando a sua música e "implorando" por likes & views, a internet é ótimo mas tem um "público alvo" bem limitado a sua rede de amigos e por isso o melhor mesmo é "fazer ao vivo" tocando por aí e mostrando suas músicas misturadas com os côvers de sempre. Apesar de ter bastante "jabá" hoje em dia, ainda a maioria dos que estão curtindo "os frutos fama" começou de algum lugar e ainda a maioria começou tocando sua músicas num bar para 5 ou 6 pessoas.


10.Nunca espere ganhar corações na primeira música!
Novamente você é desconhecido (desconhecida) e vamos supor que sua música esteja 100% pronta, se sua família ouvir vão te elogiar (para não te desmotivar), se seus amigos ouvirem você começará a ouvir "poderia ser melhor" e então como sair dessa zona?
Como sugerir no item anterior o bom é sempre mostrar ao vivo a música para sentir a reação das pessoas e a outra é colocar na internet num site de música independente ou um de vídeo como You Tube ou Dailymotion e o que você consegue ganhar por conta própria e se você conseguir isso por conta própria pelo menos uns 20 likes e uns 100 views sem ficar "mendigando por isso" em pelo dois  meses, pode ter certeza que está indo no caminho certo e se não conseguir não se preocupe também, conheço gente com um talento absurdo que há vídeo postados a mais de um ano e não tem isso.

Música é a arte da alma!
Postado por:
Anício de Oliveira
OMB: Anos 90! (Faz anos que perdi a carteira)
Contato:
anicio.guitarra@gmail.com

Nenhum comentário: