domingo, 16 de abril de 2017

Coluna do Anício:todo instrumento é uma chatice pra aprender

Olá Pessoas!!!
Sabem aos meus 43 anos sinto que estou ficando velho, uma porque as coisas "mais idiotas" estão virando legais e a mais legais estão virando "as mais idiotas"

Aquela música Como nossos pais nunca fez tanto sentindo pra mim como agora!
Hoje eu vou falar como ter "sucesso" tirou o lugar do "aprendizado" na música como um simples história. Uma coisa sobre a nossa cultura em todo lugar: o profissionalismo foi trocado pelo amadorismo demais nas últimas décadas e a música é um reflexo disso.
Você não vê músicos estudados mais fazendo sucesso (eles são músicos de apoio ou produtores) e sim parece quanto "mais amador é artista" mais a mídia o ama e entenda quando digo isso não é porque ele (ou ela) canta "bem ou ruim" e sim porque por trás dele/dela há pessoas musicalmente formadas e estudadas pois se deixassem ser como eles são nunca iriam pra frente e por isso quando digo que estou velho também porque me dá nojo ver "aquele músico arrotando que toca bem" enquanto quem faz sucesso são justamente as pessoas bem inferiores a ele!
Uma das provas que falo é que ninguém mais quer "pegar experiência em palco" acham que ficar lançando "toneladas de vídeo" vão chamar atenção de alguém e isso é uma "inocência sem fim"
porque o músico antes justamente ia tocar em qualquer lugar com a esperança de chamar atenção de alguém! E se isso funcionava pouco naquele tempo então imagina hoje em dia!


Você vive a época onde todo aprendizado se tornou fácil e mesmo assim pouca gente aproveite. A aulas de música para todos os lados (incluindo gratuitas com excelentes professores) mas muita gente
acha "complicado aprender" (reclamam de tudo: dos calos criados pelo início do aprendizado de violão, dos dedos que esbarram nas teclas do teclado, como é pesado as teclas do piano, que o cavaco não parece afinado) mas a a verdade é que todo instrumento é uma chatice pra aprender!
Então pra onde elas vão?

Inventam de ser "cantores" e logo descobrem que cantar não é como se "canta no chuveiro" e então dizem pra sim mesmo: vou fazer rap ou funk que é só falado!
O rap, o hip hop e o funk carioca nasceram como forma de "protesto" e que falava a "verdade" sobre a preferia das grandes cidades e como o cidadão dela via as coisas como política, segurança, saúde e educação e isso é praticamente em todo lugar do mundo pois esses "estilos" entraram mais em evidência quando o rock comercial abandonou as músicas de protesto.
Aos invés de Cult of Personality, War Pigs e Que país é este tinhamos agora Cop Killer, Lord Give me a Sign e o Rap das ArmasA princípio esses estilos tinham toda lógica afinal havia uma nova tecnologia que "os músicos torciam o nariz" que eram loops e samples (mais ou menos como fizeram com o General Midi) mas que para esses estilos resolvia seu problema.
Afinal o que os artistas deles queriam eram apenas uma bateria e alguns riffs para complementar a sua música e não deixar ela apenas "falada" como um discurso!
Então coube aos "DJS" resolverem isso e assim ao invés de "uma banda" tinhamos uma dupla: alguém falava rimadamente e alguém soltava a música de fundo para acompanhar.
Claro que não basta ser assim! Por exemplo, veja esse vídeo sobre a técnica vocal no rap e no hip hop e entenda como não basta apenas falar.



A primeira coisa que você vê/ouve que não basta falar tem que sincronizar a fala com a batida!
Senão se você não aprende isso, sai tudo assim:



Claro que usei esse "funk" dos "Youtubers" do "Galo Frito" como exemplo porque eles estão fazendo no intuito do humor (ou seja pra ser engraçado mesmo) mas esse é claro exemplo do que acontece quando não há "sincronia das falas e da batida" e claro que muito "famosos" também não cantam usam usando essa regra básica mas pra isso tem os "produtores" para corrigir usando "edição de envelope".
Como você viu e ouviu até o rap, o hip hop e o funk carioca você precisa estudar e prestar atenção um pouco para poder fazer um decente (mesmo que depois enfie um monte de bundas pra chamar atenção) ainda vai insistir em fazer algo se o mínimo de conhecimento possível?
Pense nisso, antes de se aventurar a se tornar o próximo hit do You Tube!
E pra quem estuda meus parabéns e continue firme...
Algo me diz que a maré pode mudar a qualquer hora!

Boa Semana!!!
Que a música esteja com você para sempre!

Que a música esteja com você!!!
Postado por:
Anício Oliveira
OMB: Anos 90!
Contato:
anicio.guitarra@gmail.com

Nenhum comentário: