domingo, 8 de janeiro de 2017

Gravação e Mixagem:8 pegadinhas do controlador ASIO

Pra começar 2017 vou contar uma história antiga.
Me lembro que em 2004 com o lançamento do Guitar Rig 2 muitos guitarristas (principalmente os mais novos) ficaram tão empolgados com o plugin que procuravam um a forma de usar o plugin sem precisar comprar todo o kit do plugin (que incluia uma pedaleira). Eu achava que não tinha como até que um amigo meu me mostrou em 2007 o driver ASIO que foi criado justamente para acabar com a "latência" dos plugins. Claro que usando placas de som "on board" era muito ruim tocar o Guitar Rig 2 mas bastava você colocar uma placa de som USB (ou uma interface USB) que você conseguia com o ASIO tocar numa com o plugin. Hoje em dia não se grava quase nada sem você usar o ASIO que é padrão em qualquer "placa de som profissional" mas infelizmente muitas vezes ele nos faz algumas dessas 8 pegadinhas que você verá a seguir, mas antes é preciso saber duas coisas:

O que é Latência?
Existência vários tipos de latência em informática (como vídeo e rede) mas nosso caso é a de áudio. Latência é um atraso causado quando o áudio "toca e grava" ao mesmo tempo ou ela também pode ser causada quando "se toca e reproduz" também e em ambos os casos e o ASIO foi criado justamente para resolver isso.

O que é VST Host?
É o que permite você tocar um VST ou VSTi em tempo real como se o computador fosse um amplificador ou um módulo de MIDI. Muitos VST (como Guitar Rig, Amplitube, TRacks) e VSTi (como Absynth, Wavestation, Hypersonic) possuem a função Stand Alone que nada mais é que um VST Host.

Agora que você sabe essa duas coisas básicas podemos continuar com nossa postagem.



1.Falha ao abrir VST HOST com um Programa de Audio
Talvez seja a falha mais comum do ASIO. Você abriu um programa de audio ou uma DAW e ao abrir um VST hosto ASIO diz que não é possível. Isso acontece porque você está abrindo os dois usando a mesma placa de som.
Solução:
É bem simples. Primeiro abra o VST host e o logo depois o programa.

2.Latência (Buffer Size)
O ASIO foi feito justamente para resolver o problema de latência no áudio porém muitas vezes ele causa mais atrasos que o Windows Audio Driver.  
Solução:
Configure o Buffer Size começando por 128 samples. Se o som atrasar aumente, se adiantar diminua.

3.Multiplas Placas de Som
Muitas vezes o ASIO pode ser perder quando há mais de uma placa de som sendo usada.
Solução:
Divida as funções com o Windows Audio Driver principalmente os playbacks das pistas. Porém você tem que usar uma DAW que permita executar essa função como Sony ACID ou Vegas.
Aqui é bem simples: o playback usa o Windows Audio Driver e o instrumento sendo gravado usa o ASIO porém cuidado com erros de latência!

4.Problemas com sistemas operacionais
Basicamente o ASIO não apresenta problema de compatibilidades nem mesmo com sistemas operacionais mais antigos.
Solução:
Desinstale o ASIO e reinstale novamente.

5.ASIO não incializa
Isso acontece geralmente porque o driver da placa de som pode estar desatualizado ou não instalado e nada haver com o ASIO ou um erro de execução. Em placas de som USB é mais frequente acontecer porque o Windows não configurou a placa de som USB como padrão.
Solução:
Reinicie o Windows com a placa instalada
Desinstale o ASIO e reinstale novamente
Remova o drivers da placa de som, baixe o mais atualizado e reinstale
ATENÇÃO!
 Infelizmente isso pode ser um aviso que sua placa de som está com um problema físico! As vezes atualizar o firmware pode ser a solução porém não são todas as placas de som que possui essa função!

6.Som para do nada ou sai chiado
Você está tocando e de repente sai um chiado insurportável ou som para do nada. Isso pode ocorrer por um estouro de processamento da CPU (quando ela chega em 100%) ou o sistema operacional está excutando uma "função em segundo plano" ou o ASIO pode estar corrompido.  
Solução:
Tire o computador da internet (desconecte o cabo), desabilite os serviços secundários como anti vírus ou desinstale o ASIO e reinstale novamente.

7.As vezes o problema é o seu computador
Muitas vezes não é o ASIO que está com problema e sim seu computador como por exemplo execesso de uso de CPU ou disco rígido, arquivos inúteis, programas em segundo plano, HD com falha na acústica, etc...
Solução:
Explique a situação para um técnico de informática para ele analisar e ver qual a melhor solução.

8.Prefira serviços de ASIO nativo
Minha última dica é para você usar o serviços nativos ASIO da sua placa de som.
Por exemplo se você tem uma Creative Labs (Sound Blaster, Audigy) tem o driver Creative ASIO, a Focusrite (Saffire, Scarlett) possue o driver ASIO Focusrite e a M-Audio (Fast Track, Delta) possue o ASIO M-Audio e geralmente é só você abrir o menu de "preferências" do seu VST Host ou da sua DAW para encontrar essas opções.
A vantagem de usar o ASIO nativo é justamente porque ele não compartilha o ASIO com as outras placas porém lembre-se que ele só funciona na placa que você está usando.

Ótimas gravações em 2017!!!

Postado por:
Rafael o KH
Autor do blog Palco KH!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Fontes Adicionais:
Troubleshooting in ASIO
Problemas de Latência
Instalação corretamente do ASIO
Problemas comuns do ASIO

Nenhum comentário: