quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Toques Musicais 10 dicas como fazer um Medley

Hoje vamos ver como "fazer um bom Medley" ou seja tocar uma música atrás da outra!
Pra quem acompanha já falei disso nessa outra postagem sobre o assunto porém fui muito "técnico" e agora serei mais "prático".
Devo lembrar que aqui você deve ter um pouco de conhecimento para coisa funcionar direito!
O instrumento não importa porém como falamos em "tocar e cantar" sugiro um instrumento que tenha como fazer isso (como um violão ou teclado).
Também vou "descomplicar" não vou colocar acordes dissonantes por exemplo ou músicas com "um milhão de notas" isso é com você. O que vou mostrar aqui é mais como o Medley funciona.
Boa leitura!

1.O que é um Medley?
Medley ou Pot-pourri é uma forma de juntar "várias músicas" tornando uma só. Isso é feito muito na música "eletrônica" (não confudir com Remix pois é algo diferente) porém
se você ver no You Tube muito músicos fazem isso em shows geralmente para ter repertório e agradar vários gostos do público de uma vez.
O Medley basicamente é tocar a "música inteira" mesclando outras ou seja apenas uma parte de cada música seja um dos versos, seja o refrão, você até por exemplo pode tocar 1º verso (strofe) e o 1º refrão e passar para a próxima música.
O nome Pot-pourri siginifica juntar várias músicas numa mesma ordem (como ABCDFEG...) diferente do Medley aqui os tons podem variar.
Um dos melhores exemplos de Medley seria o Jive bunny de 1989 onde juntaram famosas músicas de rock e pop clássico (como Swing the Mood: In The Mood / Pennsylvania 6-5000 / Little Brown Jug / Let's Twist Again / Rock Around The Clock / Rock A Beatin' Boogie / Tutti Frutti / Wake Up Little Suzie / C'mon Everybody / Hound Dog / Shake Rattle And Roll / All Shook Up / Jail) que pra mim é o que mais define o que é um Medley.





2.Qual a forma básica de se fazer um?
O Medley possue cinco formas básicas para se montar:

A primeira é sempre usar o mesmo tom.
Vamos supor que você esteja cantando/tocando no tom de C (Do)e vamos por exemplo por juntar quatro músicas só nesse tom .
As músicas que escolhi são Será (Legião Urbana), La Bamba (Ritchi Vallens),No Woman Cry (Gilberto Gil),Chora, me liga (João Bosco e Vinícius) devido estarem em C colocamos todas numa mesma música. Esse é só um exemplo em Dó, você poderia usar qualquer outro e mesclar as músicas de acordo ao mesmo.
Abaixo escrevo essa forma para você entender melhor. Pegue seu instrumento e cante!

INÍCIO
C Am F G7 (preparação para música Será)

C            G        Am
Tire suas mãos de mim
     F                 C
Eu não pertenço a você
           G             Am
Não é me dominando assim
           F            C
Que você vai me entender
G
Eu posso estar sozinho
Am                          F
Mas, eu sei muito bem aonde estou
C            Am                 G
Você pode até duvidar
        F                     G
Acho que isso não é amor
G                  Dm
Será só imaginação
G                          Dm
Será que nada vai acontecer
G                        Dm
Será que é tudo isso em vão
G                    Dm                    Am
Será que vamos conseguir vencer....

Am G7 (preparação para próxima música La Bamba)

C - F - G sempre essas notas
Para bailar la bamba
Para bailar la bamba se necesita
Una poca de gracia,
Una poca de gracia por mí, por ti
Ay arriba y arriba,
Y arriba y arriba por ti seré,
Por ti seré, por ti seré...

C F Am G7 (preparação para próxima música Chora me Liga)

C
Chora, me liga, implora
G
Meu beijo de novo
Am
Me pede socorro
F
Quem sabe eu vou te salvar
C
Chora, me liga, implora
G
Pelo meu amor
Am
Pede por favor
F                        G                  C
Quem sabe um dia eu volto a te procurar

C7 F Am G7 (preparação para próxima música No woman no Cry)

C                      G/B          Am7                 F
Bem que eu me lembro, da gente sentado ali
C             G/B          Am7       F
Na grama do aterro sob o Sol
C             G/B      Am7         F
Ob observando hipócritas
C                  G/B              Am7   F
Disfarçados rondando ao redor
C G/B Am7 F
No, woman no cry
C G/B Am7 F
No, woman no cry
C G/B Am7 F
No, woman no cry
C F C/E Dm7 C ( G Am7 G/B G )
No, wo - man no cry!

G F Am G7 C

FIM
Observação: a criatividade é sua! Você pode por exemplo fazer as introduções (como no caso de Será e La Bamba) para cativar seu público!

A segunda é usar sempre a mesma sequência de acordes
Isso quer dizer que você deve usar os mesmo acordes numa música para outra. Por exemplo
A sequência C, G, Am e F podemos juntar de uma só vez Será (Legião Urbana) e Let it Be (Beatles)
De certa forma essa é a maneira mais prática para um bom Medley.
Abaixo temo um vídeo internacional com 25 músicas usando essa sequência incluindo os sucessos Alphaville - Forever Young, James Blunt - You're Beautiful e Jason Mraz - I'm Yours embora em muitas músicas ele mudou o tom para ficar com a mesma sequência que é nosso próximo item.



A terceira é mudar o tom da música
Como você ouviu no vídeo anterior, podemos usar um tom para um música e a outra (que está em outro) mudar para esse.
Antes aconselho a você ler aqui no blog sobre os modos gregos para esclarecer alguma dúvida.
Por exemplo, pegue seu instrumento e vamos unir a música A Sua maneira (que está em Bm) a música O Passageiro (que está em Em ambas sucesso da banda Capital Inicial

À Sua Maneira
Intro: Bm G D A (sempre usar essa sequência)

Ela dormiu no calor dos meus braços
E eu acordei sem saber se era um sonho
Algum tempo atrás pensei em te dizer
Que eu nunca cai nas suas armadilhas de amor
Naquele amor à sua maneira
Perdendo meu tempo a noite inteira

Preparação: Bm G D A F#7

O Passageiro
Intro: Bm G D A (sempre usar essa sequência)
Eu sou passageiro
Eu rodo sem parar
Eu rodo pelos subúrbios escuros
Eu vejo estrelas saírem do céu
É o claro e o vazio do céu
Mas essa noite tudo soa tão bem
Cantando la la la la la la la la....
Cantando la la la la la la la la....

Fim: Bm G D A (2x) F#7 Bm

A quarta é usar o relativo da música
Aqui seria para quem não muito conhecimento o mais complicado.
Nós podemos juntar as músicas usando o seu relativo maior ou menor que é uma regra da música vinda dos Modos Gregos.
Por exemplo podemos pegar a música Pode chorar (Jorge e Mateus) que está em C e juntar com Nova Iorque (Victor e Leo) que está no relativo menor de C que é Am
Pegue o instrumento e tente! A cifra está abaixo:

Intro 2x: C G Am F Dm Am G

C                                              G
Quase que acabo com a minha vida
Am                                        F
Você me pôs num beco sem saída
          C                        G
Por que fez isso comigo??
C                                      G
Me dediquei somente a você
 Am                                         F
Tudo que eu podia, eu tentei fazer
            C                       G
Mas não, não adiantou.

                                                 F
Você não sabe o que é amar
                                              Am
você não sabe o que é amor
                                              F
Acha que é somente ficar, ficar, ficar
 Dm                G
e se rolar, rolou.
                       F
Não se maltrata o coração
                                         Am
de quem não merece sofrer
                                        F
não vou ficar na solidão, de mão em mão
Dm                      G7
assim como voce

Refrão 2x:
                         C
        Pode chorar,
                                                    G
         mas eu nao volto pra você.
                         Am
         pode chorar,                                       (2x)
                                                        F
         você não vai me convencer.
                       Dm
        Pode chorar,
                                                           Am             G
Você se lembra o quanto eu chorei por você.


Preparação: Am G F E7

Am           C           G
Essa é a história de um novo herói
Am          C         G
Cabelos compridos a rolar no vento
Am       C          G
Pela estrada no seu caminhão
Am          C                G
Cravado no peito a sombra de um dragão
C                     G
Tinha um sonho ir pra Nova York
G
levar a namorada
C                   G
Fazer seu caminhão voar nas nuvens
C                 G
Mas enquanto isso na estrada
         Am       C
Saudade vai, vai, vai
         Am        C        G
Saudade vem, vem, vem te buscar
A quinta fazer um Medley com tons diferentes
Existe como ir emendando uma música na outra que estão em tons diferentes porém requer algum treino. Nesse caso o truque é sempre usar "preparação" para o outro tom.
Basicamente preparação é todo acorde de 5º7 (quinta grau com sétima), Diminutos, 3º(terceiro grau) e se parece meio complicado é melhor você dar uma lida aqui! 
Outra forma de preparo seria o uso "Cromático".
O Medley abaixo a guitarrista toca várias músicas em tons diferentes que são: I want you back (Jackson 5), Angie (Rolling Stones), Heart of gold (Neil Young), Dust in the wind (Kansas), Nothing else matters (Metallica) e Hotel california (The Eagles).

3.Posso usar sempre o mesmo ritmo?
Se você está tocando um único instrumento sim. Medley não tem haver com tocar a música igual a gravação e sim juntar várias músicas numa só!
4.Posso usar um programa para criar?
Claro! Você pode pegar por exemplo o Band in a Box e criar seu Medley de acordo como queira.
Isso também pode ser feito com programação de teclado ou outros programas como o Guitar Pro, Garage Band ou Fruit Loops
5.Como criar um Medley para tocar num reprodutor de som?
Nesse caso você não precisa de um instrumento e sim de um "editor de som" como o Sound Forge, WaveLabe, Golden Wave ou qualquer outro
que de para fazer "corte nos áudios". Daí basta você ir colando um música atrás da outra como esse vídeo abaixo
não há muito segredo aqui é uma coisa mais criativa por exemplo saber acrescentar de "entrada saída" (como flanger, mid boost, delay).
A música que fiz abaixo foi feita a partir de várias colagens de outras músicas que já tinha feito:
Aconselho a procurar no you tube ou em sites sobre "edição de som" para quem quiser se aprofundar mais.
Ótimas Gravações!
Postado por: Rafael o KH
Auto do Blog.

Nenhum comentário: