domingo, 7 de agosto de 2016

Prodição:10 motivos para voce fazer um cover com sua propria versao

1.Escolhendo sua música
Particularmente eu te digo uma coisa: faça algo que te agrade
Não adianta você fazer algo que está na moda sem não tem afinidade com isso.
A coisa mais legal (e a que mais se destaca) numa versão é justamente a roupagem nova que a música irá ter. Por exemplo se o Korn pega-se uma a música That's the Way (I like it) do KC Cool Gang para fazer uma versão, ela iria ser New Metal e não Funky como é a original ou se Jorge Aragão pega-se a música A Feira do Rappa iria ser em versão pagode.
Enfim a escolha da música nem sempre é de acordo com que você gosta mas o estilo tem que ser o seu! Evite músicas que estão tocando nas rádios, se você pegar o you tube irá ver milhões de versões das mesmas que pode ofuscar a sua.

Pato Fu - Ando Meio Desligado (Música original:Mutantes)


2.Se não fizer melhor ou parecido não faça!
Tocando na noite aprendi que muitas vezes não é necessário tocar "igual" a música original porém se fizer uma "versão" você tem que tocar melhor que a mesma!
O problema que o público irá julgar se ela é legal ou não, então você tem que estar preparado.
Se você não fizer uma versão terá que fazer algo que se aproxime da original o que pode ser uma faca de 2 gumes pois se sua versão for inferior com certeza terá críticas. Se versão for muito igual você irá receber elogios, mas muitos irão só escutar uma vez porque irão preferir escutar a original.
Pense consigo mesmo: quando vou escutar um cover o que procuro?

Maroon 5 - Happy (Música original:William Pharrell)


3.Tenha inovações
A melhor parte de uma "versão" é a inovação. Por exemplo, você pode ouvir uma música e pensar puxa!Aqui cabe um solo ou ela soaria melhor sem esse solo
e tudo isso pode ser o "estopim" para fazer sua versão. Planeje a mesma como se fosse uma música sua e grave!

Guns N' Roses - Knocking on heaven's door (Música original: Bob Dylan)

4.Direitos Autorais
Porém a parte chata de uma "versão" é os Direitos Autorais. Muitos artistas não dão bola para nova versões, porém muitos outros dão.
Pense assim: se eu fizesse uma música de sucesso, gastasse dinheiro com produção, gravação, equipe, masterização, gostaria que alguém fizesse uma versão sem pagar por tudo isso?
Como já falei  você deve especificar de onde vem a composição original e todos os
seus detalhes, que você está fazendo a música sem intenção de lucro ou ainda especificar que é uma "homenagem" a música. Porém isso não lhe dá garantia nenhuma que por exemplo o you tube não exclua sua música por causa de copyright violation (violação de direito autorais) pois isso depende muito do conjunto envolvido (artista e gravadora). O certo seria pagar o copyright o que não é barato dependo a música.

Van Halen - You Really Got Me ((Música original:The Kinks)


5.Muitas músicas estão em "dominío público"
Quando fazia produção de palco para uma dupla sertaneja em um festival um cantor me comentou que seu CD tinha 5 músicas próprias e mais 3 que eram regravação.
As músicas regravadas eram Moreninha Linda (Tonico e Tinoco), Estrada da Vida (Milionário e José Rico) e Marvada Pinga (Inezita Barroso).
Porém essas músicas não estão "livres de copyright" e sim porque o preço do mesmo é baixo por destribuição. Para uma música ser considerado "dominío público" ela tem que tem mais de 70 anos
e daí você pode gravar sem problema nenhum. Para ser ter uma idéia muitas músicas de Noel Rosa conhecidas como Com que roupa?, Jura, Felicidade e Dama do Cabaré estão livres de
copyright. Para saber mais sobre isso leia aqui!

Zeca Pagodinho - Jura (Música original:Noel Rosa)


6.Versões estrangeiras
Uma versão de uma música internacional também pode ser uma boa pedida.
Titãs por exemplo consegiui um estrondoso sucesso fazendo versões de música internacionais
(como Marvin que é versão de uma canção em inglês intitulada "Patches" da banda Chairmen of the Board) ou quando Renato Russo gravou Hoje a noite não tem Luar (Hoy me voy para Mexico)
que é uma música da "Febre dos anos 80" Os Menudos. As músicas estrangeiras antigas tem os direitos "copyright" bem leves que as brasileiras.
Grandes sucessos já estão em dominío público ou podem ser comprados seus direitos por um preço bem acessível. Se fizer uma versão de uma estrangeira diga qual é a música original pois
caso ao contrário isso é plágio.

Capital Incial - O Passageiro (Música original: Iggy Pop - The Passenger)


7.Músicas Tradicionais
Músicas Tradicionais como Atirei o pau no gato, Se essa rua fosse minha, Maria Sapatão, Capelinha de melão são "automaticamente" de dominio público ou seja basta fazer sua versão e ser feliz! Mas se você tem receio com esse tipo de música por achar "bobas demais" um dos maiores sucessos do Mettalica - Whiskey in the Jar não passa de uma música tradicional irlandesa! Veja e ouça abaixo o que o punker Billy Idol fez com a tradicional Jingle Bell (bate o sino)

Billy Idol - Jingle Bell Rock (Música tradicional natalina)


8.Medleys
um "Medley" ou Potpourri consiste em você tocar duas ou mais músicas imendando um na outra geralmente no mesmo tom. Quando me apresento por exemplo faço um Medley juntando Toda forma de amor (Lulu Santos)/Hurt So Good (John Mellencamp)/Sina (Djavan) porque todas
essa músicas estão em Lá Maior.
Tocar uma música atrás da outra dá bons resultados, como você pode ver em vídeos bastante curtidos no you tube.

Faith no More - Back for good/Start a Joke (Música original:Take That e Begees)


9.Muitas vesões foram a porta para o sucesso
Algumas bandas/artistas como Nenhum de nós, Kiko Zambiamqui, Ana Carolina suas portas para o sucesso se abriram após a versão bem feita de alguma
música intercional que pode ser conhecida ou não. Contudo aqui vale lembrar que muitas delas você deve pagar o seu direito autoral para não ser taxado como plágio.

Ana Carolina - Quem De Nós Dois (Música original:Gian Luca - La Mia Storia Tra Le Dita)


10.Mãos a obra!!!
Gostou das dicas?
Agora é a sua vez!
Escolha uma música e faça sua versão! Quem sabe ela não te trará belas surpresas!!!

Titãs - É preciso saber viver (Música original:Roberto Carlos)


Boa semana e ótimas gravações!!!

Postado por:
Rafael o KH
Autor do blog Palco KH!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato: rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário: