sábado, 13 de agosto de 2016

Mixagem: Equalização: "Aumentar ou não aumentar as frequências, eis a questão!"

Aqui é uma questão ainda polêmica!!
Porque ainda é uma fator de "tentativa e erros".
Já comentei sobre aquela história do campo estéreo (do som abafado e pesado) , agora vou comentar sobre o aumento das frequências numa mixagem final. Todos os produtores e gravadoras procuram conseguir um som decente pra sua(s) música(s) maioria dos profissionais acham que você deve "pagar" um estúdio de ponta com equipamentos "top" para não precisar ficar "subindo e diminuindo" frequências num equalizador pois teoricamente você pode matar o som dos instrumentos que já equalizou na mixagem mas nem todos podem pagar um estúdio com Sala Branca para fazer isso!
Então vale apena apelar para dois "milagrosos" plugins: compressor e equalizador ou ainda o que uni os dois que é o compressor de multibanda.
Tem uma história que conto sempre que uns amigos que gravaram num estúdio em 2005 usando os seguintes equipamentos:

Voz - Microfones Behringer e Shure
Guitarra - Ibanez JS com Amplificador Line 6 Flextone
Baixo - Tobias com cabeçote Hartke
Teclado - Korg Trinity
Bateria - Itama linha pro com microfones Behringer

O Computador usado na época era um Pentium 4, com placa de som delta e periféricos filtro como compressores, crossover, equalizador, etc...


Com esse equipamento teoricamente só no fato de você ajustar as regulagens já teríamos um ótimo som mas o resultado final: um volume baixo.... e morto......
Então, trouxeram a gravação final pra um colega meu que "abriu" ela fazendo o famoso "sorriso" do lagarto (figura abaixo) usando o Natives Eq Parametric DX:











Para nossa surpresa o resultado ficou muito!!!
O som abriu e ficou com uma qualidade muito boa! Mas o porque disso?
Na verdade, isso foi um "golpe sorte", pois "todas as frequências que precisavam ser aumentadas estavam lá".
O que acontece muito, é que nas gravações não é feito a preparação da mesmas e isso muitas vezes vemos em pessoas que montam estúdios porque teimam em achar que o ouvido faz tudo.
Nesse caso, esses meus amigos tiveram o cuidado de preparar  todos os instrumentos antes de gravar", o problema é que o "técnico de som" do estúdio esqueceu de pegar as "pistas separadas" e cortar/aumentar onde precisava já gravadas no computador!
Mas como o som cru era ótimo e sem muito "mascaramento" foi possível o resultado final de abrir o som no master final, graças a isso.
Muitas vezes você precisa "filtrar o que lê na internet!", por exemplo, essa história de "aumentar os graves na mixagem final" é um dos erros mais comuns! Por quê? O som agudo "irrita" e o som grave "embola", por isso não caia nessa de "aumentar em 100k", pois separadamente a pista grave vai ficar muito boa, mas quando tocar tudo junto vai embolar a música, e ainda mais que todo mundo que tem um aparelho de som "já possue" um equalizador, por isso deixe que o ouvinte decida qual frequência aumentar.
Na maioria da mixagem que você encontrar e analisar com um "analisador de Spectro (Spectre Analyser) você verá uma figura como essa:












Sendo que a maioria das mixagens finais ao passar para um cd usam esse desenho de equalização:












E por que isso? Que história é essa de "não aumentar as frequências para no final aumentar as que estão a partir de 1.5 K?"
Por que existe uma questão bem simples: "o ouvido do ser humano ouve mais as frequências a partir de 1.5k", por isso quando você escuta um música no seu computador é bem mais agudo do que você escuta no seu aparelho de som, pois as caixinha de computador tem a mania de dar ganho a partir de 1k, além do mais....
Os CD são muito mais agudos que o Vinil. Outra coisa, é que as frequências graves (20 a 250 Hz) não flutuam como as outras, eles permanecem sempre no mesmo lugar, por isso a aumentar isso você acha que está abrindo o som mas na verdade está só embolando tudo!
 Porém, vale a pena você fazer experimentos nessa areá, pois música como disse antes é "tentativa e erro".

Abraços! É ótimas gravações!!!


Postado por:
Rafael o KH
Autor do blog Palco KH!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acreditamos sempre na liberdade de expressão e na troca de ideias!
Por favor pense antes de comentar!
Se está com alguma dificuldade coloque o e-mail para podemos responder com mais clareza! Abraços! Ótimas Gravações!