terça-feira, 12 de abril de 2016

E outras 5 dicas para gravar voz em 2016

Todo ano eu faço algumas publicações sobre como gravar melhor a voz em casa ou num "estúdio" com pouco tratamento acústico como você
nessas 15 dicas ou ou nessas 8 e tem algumas mais
espalhadas pelo blog.Acho que já falei de quase todas as dicas que conheço sobre voz, mas aqui eu separei mais 5 porém dessa voz também irei falar como é importante a voz.

DAW: A que vocês usa
Dificuldade: média
Plugins comentados: Melodyne, Antares Autotune,Antares Harmony Evo, chorus, delay e reverb.

Obs: esses plugins são pagos!
Por isso passo aqui a lista de uns "genéricos" grátis que funcionam igual:

KeroVee (autotune)
Duet (harmonist)
Pitchproof (harmonist)
Classic Pack (vários plugins)

1.Voz é uma atuação física, mecânica e psicológica.
Os dois maiores arrependimentos da minha vida foi primeiro não ter montado uma banda na corrida quando um produtor me ligou dizendo que queria investir numa banda
que tinha e ela tinha acabado fazia apenas uma semana! Mas muito maior que esse não foi ter aprendido a cantar antes! Ter tomado as rédeas do vocal. Se eu soubesse cantar na época era só
ter montado uma banda e se o produtor não gostasse do meu vocal era só colocar um outro. Mas o importante era ter uma banda pronta!
Primeiramente não sou um "bom cantor" apenas "engano bem" mas agora que tenho uma "família para cuidar" não toco mais ao vivo, apenas fico em casa gravando os trabalhos que
me mandam mas não tem um dia que não fale pra mim mesmo "Puxa!Porque não cantava antes?". A voz é física pois se você não sabe "respirar" desafina, ela é mecanica porque você precisa fazer com que uma série de "músculos trabalhem em conjunto" para ela sair mas ela é principalmente psicológica.
Muitos me perguntam porque acho isso, só pelo fato de ver que está na mídia hoje em dia.
A maioria desses cantores se não fossem famosos e cantassem do seu lado ou até mesmo para seus amigos e familiares iria ser "massacrado" com críticas!
Mas como eles (hoje em dia) são famosos e fazem show, podem até ganhar críticas de músicos ou especialistas, mas para a maioria de seus "fãs" não há diferença entre esses idólos ou
Elis Regina, Freddie Mercury, Amy Winehouse ou Wilson Simonal para eles os ídolos cantam tão "perfeitamente" quanto estes que são verdadeiros "cantores natos".
E como cantando tal mal conseguiram sucesso? Isso porque eles não davam bola para as críticas!
E vejam onde chegaram! Então se você vai cantar ou vai produzir mas está com medo por causa da recepção lembre-se de duas coisas:
você não é famoso e você está aprendendo! 
Lembre-se que vivemos no "país da inveja" onde a maioria quer mesmo que você se de mal.
Agora se você que cantar a sério então veja essa postagem Como começar a cantar em 5 dicas para ter encorajar! Como sempre digo se você não canta o minimamente afinado, plugin nenhum irá fazer milagre!

2.Não acredite em tudo que você ouve numa gravação!
Sempre digo para quem grava escutar uma coisa muito bacana disponível no "You Tube" chamado Only Track (somente a pista).
Por exemplo se você quiser ouvir somente o "vocal" de Anthony Kieds (RHCP) no clássico OtherSide ou criatividade quase "insana" de Flea (Baixista do RHCP) no Álbum Blood Sugar Sex Magik,
ou a guitarra criativa e cheia de "phasers" de Ed Van Halen no primeiro grande sucesso da banda Van Halen, Aint´ Talkin´Bout Love ou a bateria de Lars no maior hit da banda Metallica
, The Entersadman é muito simples, basta escrever only track e o que procura que pode estar lá. Ainda não sei de onde vem esse material ou se é de algum plugin o programa, mas o fato que é muito bacana! Pena não ter material brasileiro!
No blog por exemplo só usando as only tracks fiz uma postagem sobre a música Entersadman usando o plugin Izotope Ozone 3 onde mostro todas as frequencias e espectros do clássico do Metallica,
mas na verdade eu baixei as "only tracks" do "youtube" e analisei separadamente as pistas.
Voltando ao vocal, recentemente ouvi uma música cantada por uma das "estrelas mirins" da atualidade e na música parece que é uma adulta cantando e não é, ficou assim devido a quantidade de "camadas de voz" e principalmente que colocaram bem no fundo um harmonist fazendo até umas 4 duplicações e que te dá a sensação de uma voz encorpada.
Como o autotune ficou muito manjado os engenheiros de som estão usando ele menos na cara.
Você mesmo pode fazer o que eles fazem basta seguir estes passos:

1)Cante normalmente (o minimamente afiando)e grave.

2)Duplique 3 vezes a pista que você gravou.

3)Faça assim: deixe a primeira pista normal, a segunda com um plugin autotune 
a terceira com um delay de 250 ms, e a quarta com um plugin harmonist.

4)Use os presets do plugin (ou faça sua próprias alterações) e escute cada um em "solo"
para sentir a diferença das pistas.

5)Deixe a pista original no centro, a pista do "autotune" pan em 50% para esquerda, a pista do "delay" 100% para a direita e a pista do harmonist no centro junto com a principal.
Baixe os volumes das pistas até tudo soar como um "côro" você vai sentir, mas caso
encontre alguma dificuldade use esse "padrão" para você experimentar:

Pista da Voz Principal 1
Deixe a voz normal, acrescente um reverb bem "curto" do tipo room quase imperceptível ou o autotune de leve.Aqui deixe o volume em -1 dB e o pan no meio.

Pista da Voz Direita (com Delay)
O delay deve "fechar com o tempo da música" (leia aqui sobre isso) mas você pode testar usando entre 250ms ou 350ms deixando o feedback mais ou menos em 25% e o dry/wet a gosto.
O truque aqui é que esse canal que é colocado com o pan totalmente para direita termine o som que começou na esquerda. Deixe o volume em - 8 dB.

Pista da Voz Esquerda
Aqui você pode optar em colocar um chorus, um delay/reverb curto ou o autotune, você decide. Tanto o chorus quanto o autotune podem ser pesados aqui, ou seja você pode até usar
uma configuração de preset. O pan tem que ser totalmente para a esquerda e o volume entre -10 db ou -12 dB.

Pista da Voz principal 2
Aqui também a voz tem que estar com o pan no meio e bem leve com volume entre -16 dB ou -20 dB. Essa pista não pode ser a duplicação da voz principal, ele deve ser a mesma voz
uma oitava abaixo!. Para isso ou você grava a voz com uma oitava abaixo ou usa algum plugin do tipo octave, pitch shifter ou harmonist.
Porém como a função dessa pista é reforçar o sinal também você pode aplicar um truque muito comum usado por exemplo pela dupla Daft Punk , você pode colocar um Vocoder
e fazer com o mesmo se "misture a voz principal". Muitas bandas de rock dos anos 70 e 80 colocavam para "encopar" a efeitos de distoção (como drive) ou modulação do tipo phaser.
Esses efeitos reforçam os harmônicos que a pista produz.

3.Jogue sujo
Os vocalistas se preocupam demais em gravar tudo num take só!!! O problema é que em qualquer lugar que você ler dizem que o vocal bom é gravado numa tomada mas não é verdade.
Muitas músicas que vocês tem como referência o seu vocal foi literalmente "picado" ou seja muitas vezes o cantor cantou "estrofe por estrofe" ou "parte por parte" e isso muitas vezes feito por grandes nomes. Hoje em dia essa história do "picado" é bem comum pois garante um trabalho melhor de mixagem e não somente na voz, mas em outros instrumentos também.
Outra coisa que se diz é sobre o "aquecimento".
Aquecer a voz faz toda diferença com certeza pois você consegue projetar bem a mesma. Para você ter uma ideia quanto melhor a projeção, menos efeitos de ganho (como compressor, enhancher harmonic, drive) você coloca.
Após o aquecimento (veja aqui um exemplo) você pode mascar um gengibre para manter as cordas sempre no ponto porém ao menor sinal de cansaço pare porque as cordas vocais
podem apresentar "fadigas irreversíveis", veja o que aconteceu com Ian Gillian (Deep Purple) ou Axl Rose (Gun´s Roses) devido a nunca respeitar seu limite de stress das cordas (claro que não foi isso sozinho). Nunca use whiskey ou balas do tipo halls para isso pois não funciona. Um chá de camomila além de deixar a voz aquecida também irá te deixar menos "denso" e menos denso você canta melhor.

4.Gravar também ajuda na sua evolução no vocal
Sempre comento que estamos numa época onde as pessoas que cantam não se ouvem. A prova disso é quantidade de vídeos absurdos no you tube com os vocais mais esquisitos.
A verdade é que essa geração é fast food ou seja quer tudo muito rápido! Mas não fique bravo!
A minha também foi assim! Mas se você gravar hoje, amanhã, depois e assim por um mês, irá ver como seu vocal muda. Isso porque isso irá mostrar onde está seus erros.
A melhor maneira de descobri-los por exemplo é dormir se ouvindo.
Você precisa aprender a ter na mente a sua voz natural e não a que está na "caixa craniana" ou seja, você precisa aprender a voz que todos ouvem saindo você.
Como já comentei em outras postagens quase nenhum cantor gosta da própria voz então se você se sente assim é algo muito normal.

5.Você pode fazer melhor!!!
Aqui no blog eu cito muitos cantores/cantoras quando há um elogio envolto neles, mas existem muitos que gostaria de falar o nome e enche-los de crítica como se fosse algum "especialista"
pago pra isso. Mas não é do meu feitiu já que o blog é para incentivar e não criticar!!!
Mas posso te dizer que de 10 cantores que a mídia ama por jabá gostarem dos mesmos, oito são um desastre para cantar.
No estúdio graças a várias técnicas (como estas que você viu) tudo sai maravilhas e ao vivo muitas vezes tem que usar o playback da pista da voz porque senão
irão ganhar muitas vaias!
Não caia nessa tentação! Tente aprender a cantar! Você irá recolher ótimos resultados!

Ótimas Gravações!!! 


Postado por Rafael o KH
Autor dos Blogs Palco KH Home Estúdio e "Curto +Música"
Músico por profissão e Técnico em T.I como passatempo!
contato: palcokh@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acreditamos sempre na liberdade de expressão e na troca de ideias!
Por favor pense antes de comentar!
Se está com alguma dificuldade coloque o e-mail para podemos responder com mais clareza! Abraços! Ótimas Gravações!