segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Produção:10 novas dicas de "auto produção" para 2016 - Primeira Parte

O ano de 2016 chegou e vocês está pronto finalmente para divulgar sua música?
Apesar das previsões "econômicas" não estarem favorencendo muito esse ano você não pode desanimar e tem que tentar!Esse será o ano ideal para lançar um novo estilo ou reinventar um antigo! Você está pronto? Sua Banda ou Dupla está pronta?
Porém você pode estar se perguntando como posso chamar atenção? sou independente, toco um estilo que não é muito popular, não tenho produtor e nem acesso a jabá!
O que o público espera de um evento musicalSe você leva isso como desculpa nunca irá a lugar nenhum. Você acha que muitos que fazem sucesso vieram por causa "somente do jabá"? Você acha que eles não deram a cara para bater?
Por isso pra começar o ano nos separemos 10 dicas de 2 sites estrangeiros que dividi em duas postagens e o legal que esses dois sites seguem o mesmo princípio do nosso blog
ajudar os músicos independentes a se destacarem!
Contudo como são dois sites de dois diferentes países, abaixo da dica vamos dar nossa opinião sobre a mesma pois afinal moramos no Brasil e aqui como lá temos diferentes costumes, tradições, gostos e cultura. Sem contar que tive que traduzir algumas gírias que não tem sentido em português e apesar e tive que mudar algumas palavras para manter a ideia original.
Mas não se preocupe, tem o link do site para você conferir a postagem original.


10 dicas para artistas para começar 2016 com o pé direito 
do site Music Think Tank


1.Faça Google Seu Melhor Amigo
Há tanta informação livre lá fora para você utilizar, o fato de que o artista não pesquisa cada pequena coisa é realmente desconcertante. Se você quiser saber como reservar espetáculos (ou fechar contratos), se você quiser saber como promover a sua música,se você quiser encontrar informações de contato, 99% do tempo você pode encontrar a informação online.
Você apenas tem que olhar para ela. Assim, em 2016, faça uma promessa a si mesmo que você vai pesquisar cada pequena coisa que você não tem certeza de ler mais artigos como este todos os dias.

Opinião Palco KH
O texto está totalmente certo! Não há como descordar com o mesmo!
Saiba que o maior erro em promover a música de forma independente é justamente não pesquisar na internet as formas!
Porém não procure grandes sites de mídia como Globo, UOL, Terra, Yahoo porque eles já tem seus próprios contratos fechados!
O certo é pesquisar sites de "produção musical" e procurar ver se eles aceitam olhar seu trabalho. Se eles não aceitarem podem dar dicas valiosas como fazer. Só não fique chateado com críticas! 
Pois irá receber mais não do que sim! E seja realista: não espere que as coisas sejam de graça!
Outra dica é mostrar seu trabalho para artistas famosos mas nunca leve pro lado pessoal pois muitas vezes eles nem irão ouvir sua música e sim uma pessoa que paga para cuidar disso.

2.Tempere suas redes sociais
Utilizada da maneira correta, a mídia social (rede sociais) pode ser realmente incrível para a sua carreira musical. Para 2016, certifique-se de que todas as suas redes sociais têm o mesmo nome, a mesma foto do perfil e mesma biografia. Qual maneira você é facilmente encontrado nas pesquisas e facilmente reconhecível em toda a linha do tempo.
Também certifique-se de que suas fotos são de alta qualidade e se você não tem tente fazer uma sessão de fotos pois dar um ar de profissionalismo.

Opinião Palco KH
Aqui também acho que nem é necessário comentar pois afinal todo artista/banda tem uma rede social seja particular ou artística e geralmente quando se faz um trabalho ou quer
divulgar um show automaticamente se usa esse meio de comunicação.
As duas coisas mais importantes dessa dica é que fotos profissionais realmente dão um ar que você é um artista! Não custa desembolsar um pouco e fazer uma sessão com um(a)
fotografo(a) profissional! Seja em estúdio ou campo aberto!
A outra seria seja facilmente encontrado na internet pois assim você não irá precisar gastar "tempo" em fornecer coisas básicas seja para um seguidor, fã ou até mesmo contratante!
Por exemplo escreva Palco KH no Google e veja como o blog aparece em todas as pesquisas seja links, vídeo ou imagens.
Claro para isso você tem que ter um nome que seja diferente dos demais. Por exemplo artisticamente me chamo Rafael o KH. Digite isso no Google e veja o que acontece.
E você nem precisa morar numa "cidade grande" para ser acessado. Eu tenho um amigo meu que mora em Erval Velho uma cidade Santa Catarina com uns 5.000 habitantes ou seja menor que qualquer bairro de uma grande cidade. Esse meu amigo tem uma dupla de humor com seu tio então quais seriam as chances de você conhecer a mesma?
Graças ao Google você pode conhecer basta digitar "tio e sobrinho"! Isso mesmo! Sem nenhum pseudônimo ou palavra complicada. Apenas isso! E bam! Irá aparecer!
Esse é um bom exemplo que você pode ser único no Google somente usando palavras normais do cotidiano.

3. Criar o seu site
Um dos primeiros passos para realmente as coisas sairem do lugar 2016 é garantir que a sua presença digital é profissional. Ter um site que representa sua marca, onde as pessoas podem ouvir a sua música, assistir seus vídeos, obter atualizações e e te seguir é extremamente importante e ajuda tremendamente quando se trata de promoção.

Opinião Palco KH
Sites custam em média de R$20,00 a R$600,00 por mês dependendo de muitas situações como se é você que vai fazer e atualizar o site,armazenamento ou se o contrato é por mês ou por ano. Logicamente que um domínio como por exemplo euartista.com.br é muito mais profissional e até mesmo chique. mas porém sites gratuitos como o Blogger.com e o Wordpress.com já possuem maneiras de registrar domínio próprio porém eles seguem a regra quevocê esteja hospedado num domínio (veja aqui) e o registro também será cobrado ao menos uma vez ao ano.
Mas quem quiser fazer isso de graça e acha que não tem importância do pessoal escrever euartista.blogspot.com ou euartista.wordpress.com eis umas dicas:

A)Crie seu blog/site de uma maneira que ache fácil no meio de tantos outros
(como foi citado no item 2)

B)Crie cadastro em nuvem ou sites de hospedagem gratuitos como www.4shared.com ou www.2shared.com e aponte os conteúdos (criar links) que você quer compartilhar
ou que o visitante possa baixar no mesmo.

C)Use os famosos "gadtes" (bugigangas e complementos de páginas) que o serviço de hospedagem oferece. Há muitos recursos como compartilhar conteúdos nas redes sociais, fãs e seguidores e links.

D)Procure não usar uma "interface gráfica" pesada.
Use uma leve e funcional que todo mundo possa acessar até mesmo com "rede móvel" (celular).

4. Planeje seus Lançamentos
Gravar uma música e em seguida postar "on line" geralmente é arriscado.
Você realmente tem que utilizar o seu tempo com sabedoria e planejar sua estratégia para o sucesso.
Este ano, faça uma promessa ao gravar uma nova música com várias versões e evitando que elas fiquem caindo na internet ao menos que você tenha muitos fãs! Mostre quando realmente estiverem prontas.

Opinião Palco KH
Uma coisa sobre a música independente desde do nível profissional até o amador o maior problema é a afobação. Não há no mundo quem não faça uma ótima música, saia para o estúdio gravar, mixa mais ou menos e já coloque a "prévia" para o pessoal ouvir!
Isso é um erro! Não pode haver prévias! Como diria o eterno Wander Taffo:
nunca se esqueça que você toca para as outras pessoas!
Não adianta você gravar uma música por mês se não conseguir gravar e mixar direito!
Contenha sua ansiedade! No final tenha certeza de que você irá alcançar o que quer!
E se não conseguir lembre-se que sempre há "a próxima faixa do álbum".

5.Monte seu próprio Show
Este ano é sobre como fazer chances para si mesmo e não esperar que alguém conceder-lhe uma oportunidade. Este ano, em vez de pagar para montar um mostruário ou depender de pessoas para fechar shows, encontre um local, faça o mostruário, venda os ingressos e crie seu próprio show.
Será extremamente gratificante e você vai aprender muito.

Opinião Palco KH
Sendo realista está dica em qualquer lugar do mundo está mais para quem já tem uma certa experiência e principalmente horas de palco. Claro que hoje em dia muita gente anda fazendo ao contrário: gravando um CD e depois ir pegar experiência de palco o que não é aconselhavél a menos claro que seja "fenômenos musicais" ou "músicos experientes".
Na minha opinião se hoje alguém me pedisse um conselho sobre isso eu iria dizer:
você já tem DVD?
Se a resposta fosse sim iria dizer "então vá fundo"!
Se não tem é uma ótima oportunidade de juntar a galera que segue numa rede social e promover
seu trabalho. Porém essa é a dica principal: pague primeiro todo mundo!
Que esteja envolvido no show! Não prometa pagamento após o show porque você nunca irá saber
se vai ser um "fracasso" ou um "sucesso"!
Para arrecadar o dinheiro primeiro você tem que mexer nas finanças!
Quanto custa o aluguel do local? O que eles fornecem? Quem irá tomar conta do Bar?Vou contratar "roadies" ou vou chamar amigos para ajudar? qual o cachê de cada músico? Vou colocar algo extra como dançarinas e fogos de artifício? Como vou fazer a divulgação? Quem vai ser o DJ? enfim a toda uma questão envolvida.
Você pode conseguir o dinheiro de patrocinadores, empréstimos ou até de uma eventual "poupança" se tiver. Você pode até guardar o dinheiro desse show para investir em promoção/produção ou para a "prensagem" do DVD/CD ou ainda para o próximo evento.
Agora se você irá "tomar as rédeas" da situação ou irá passar para outra pessoa de confiança daí é sua decisão.

6.Organize sua lista de contatos
Você tem uma planilha que contém todos os blogs, sites, produtores, empresários, DJs e pra quem que você pode enviar a sua música?
Se não, você está perdendo oportunidades. 
Antes de começar a promover a sua música, você deve saber quem você pode enviá-la para
e você deve ter um plano. Crie uma planilha usando o Google Docs ou Excel anote os nomes de seus contatos, seus e-mails, para quem enviou e suas redes sociais.
Isso vai lhe poupar uma enorme dor de cabeça.

Opinião Palco KH
Nunca mande uma música para um produtor, empresário, gravadora, dj ou alguém que trabalhe com isso sem registrar sua música!
Claro que por exemplo vamos supor que um deles copie sua música e a mesma não esteja registrada mas você tem os originais (desde a letra até a primeira gravação) tem um site ou um canal no You Tube que ela já estava lá antes deles registrarem isso torna muito difícil a "gravadora" não te indenizar! Mas como você não registrou formalmente poderá levar anos para receber ou nunca!
Irá apenas ficar com o "crédito" de feito a música!
Veja por exemplo a confusão em torno da música do Michel Teló Ai se te pego!(clique aqui) pois a verdadeiras autoras não registraram a música! No final até que elas se deram bem mas infelizmente principalmente se tratando de Brasil...iuiui... você pode não ter a mesma sorte!
Como cadastrar sua música? veja esse vídeo aqui!

7.Crie uma lista de endereços
Imagine receber em um instante 500-1000 visualizações sobre o seu novo vídeo na hora! Imagine-se vender o seu mais recente show na primeira semana? Imagine ganhar dinheiro suficiente para sustentar sua carreira musical? Tendo uma lista de endereços e envio o de novidades constantes para seus fãs é uma ótima maneira de conseguir isso.

Opinião Palco KH
Por mais que essa ideia de invadir as caixas de e-mail, mensagens nas redes sociais ou até mesmo envio de torpedos para seus seguidores possa parecer prática hoje dia já não é garantia de eficiência. Quando se recebe automaticamente muitos e-mail de uma mesma origem, automáticamente ele é classificado como "phising ou malware" pelo seu servidor de e-mail.
Se você manda direto mensagens nas redes sociais e ainda não tem um público fiel você será taxado automaticamente de "chato" e param de dar bola para suas mensagens ou ainda alguém pode até fazer uma  denúncia como "perfil falso".
Mensagem de celular nem se fala podem até te processar querendo saber como conseguiu o número da pessoa. Porém existe uns truques básicos que você pode usar que não encomodam ninguém e funcionam.

A)Crie um grupo de visualizações. 
Você e pelo menos 10 amigos podem visualizar seu vídeo todo dia já dá 10 visualizações por dia e 50 por semana. Se vocês forem por exemplo em 5 lugares diferentes (com IP diferente) você terá 50 visualizações por dia e te dará 250 por semana! E assim por diante. Essa é maneira "legal".
Porém existem outro truques como por exemplo criar uma "máquina virtual" cadastrar um IP diferente e visualizar pronto! Ao invés de uma visualização você terá duas!
Isso sem contar que há "sites" que fazem isso por você em troca de mensalidades e geralmente são estrangeiros (pelo o que eu li o site de onde o texto foi traduzido faz isso também).

B)Crie uma promoção!
A melhor maneira de fazer uma venda é criar uma promoção.
Basta você olhar as propagandas diárias na tv. Mas como fazer isso com sua música?
Simples primeiramente você tem que ter um site ou blog e pois eles tem medem o tráfego por hora de acesso ao mesmo. Segundo tenha um prêmio interessante para promoção. E o que pode ser? Você vai ter que pensar e ver quanto está disposto a gastar. Basicamente você sabe que o prêmio for um Iphone as chances do pessoal acessar são bem maiores! Principalmente as pessoas da suas cidade ou região. Agora se você não tem "cacife" pra isso pense algo atrativo como por exemplo:2 entradas VIP na casa de eventos do seu próximo show, um kit personalizado com CD/DVD e chocolates,
um tablet (aqueles mais simples você encontra até por R$200,00) enfim use a criatividade!
Peça ajuda! Terceiro coloque o link da promoção apontando para seu site e não para onde o vídeo hospedado (por exemplo no You Tube).
Isso porque ao assistir o vídeo direto do seu site você consegue visualizar se a postagem teve acesso e não se esqueça de verificar também se o número de visualizações e "likes" está aumentando no site onde foi hospedado. Você pode fazer isso também criando uma página da música numa rede social pois cada vez que alguém der um "like" nela automaticamente irá aparecer no perfil da pessoa.
por último quando a pessoa visualizar e gostar peça para mandar uma mensagem "in box" ou comentário no site/video para você ter o controle.
Quando sortear divulgue o nome, perfil e e-mail do ganhador no site ou na página. Não seja falso! Não crie "promoções fantasma" porque isso pode funcionar até uma vez
Já na segunda vez você pode perder todo o trabalho que investiu até aqui!

C)Mantenha sempre seu site/blog atualizado!
Nem que seja para escrever uma frase e colocar uma foto! Mantenha atualizado diariamente! Seus seguidores irão gostar! Não esqueça também de criar um e-mail para se corresponder com seus contatos e fãs. Esse e-mail deve conter (quando você escrever, responder ou encaminhar)
assinatura (digital) e contato em redes sociais (telefone é opcional).

8.Elimine toda a música on-line mal feita!
As primeiras impressões são duradouras impressões. Se a sua música está acabada pela metade e nem mesmo é a mixagem/master final. Ela não precisar estar num site como o Soundcloud. 2016 é longo, então elimine tudo o que você tem on-line que não irá dar às pessoas uma primeira boa impressão de que você. A última coisa que você quer é fazer uma má impressão por isso evite disponibilizar a música "on-line" antes de estar pronta!

Opinião Palco KH
Isso é uma coisa bem verdadeira como foi comentada no item 4.
Eu por exemplo, há 7 anos atrás coloquei algumas músicas para
encher linguiça no meu canal do You Tube. Algumas estão boas e outras ruins. O problema é que eu perdi a senha do usuário e com tempo ele foi eliminado da conta do Google.
Resultado:agora para tirar os vídeos só se eu mandar um e-mail para o "Google" e responder um monte de questões burocráticas!
Por outro lado eu uso elas de exemplos em postagens do blog mas seu eu tivesse tocando direto e promovendo meu trabalho, possivelmente elas poderiam me atrapalhar pelo menos que não estão boas. Não deixe no ar trabalhos maus mixados ou mal gravados! Se você tem apenas 1 trabalho bom e 9 ruins, deixe apenas 1 trabalho! E mexa com calma nos outros!
Não se preocupe com a quantidade e sim com a qualidade, afinal muita gente já fez sucesso apenas com vídeo bom na internet e até mesmo sem querer!

9.Crie uma assinatura de e-mail com as suas ligações
Sabe quantos e-mails que recebo se é para negócios ou apresentações de música que não têm quaisquer links ou informações de contato? TONELADAS!
A fim de evitar isso em 2016, eu sugiro que você crie uma assinatura de e-mail (você pode fazer isso em suas configurações de e-mail) que contém suas informações de contato e links de mídia social, de que maneira você não tem que se preocupar com isso.

Opinião Palco KH
Não é muito diferente do que foi comentado no item 7.
O autor da postagem deixou mais a critério se você quiser falar com ele.

10.Faça um voto de não spam para ninguém este ano em tudo
E o que isso significa, exatamente?
NÃO enviar um link para a sua música para QUALQUER UM QUE VOCÊ NÃO SABE QUEM É!
Uma promoção eficaz envolve as pessoas,spam é uma maneira "agressiva". A melhor maneira de alcançar novas pessoas é fazer com que as pessoas que já estão em sintonia com você promovam para você. Se você não consegue fazer 10 de seus amigos compartilhar a sua música para os outros, você tem que se perguntar se ela é realmente boa. Resista ao impulso de mandar e-mail para qualquer um.
Em vez disso, se envolva com eles.Junte-se em suas conversas.
Pergunte se eles querem ouvir sua música.
E-mail para o autor: brianna@exclusivepublic.com ou brianna@BreezyB215.com

Opinião Palco KH
Só foi reforçado o que se disse no item 7.
Você não é famoso ainda suficiente para as pessoas te ouvirem a melhor coisa é dialogar com as mesmas. Você não precisa se humilhar e pedir que elas te ouçam pois não basta somente gostar, elas tem que te divulgar. A chave aqui envolve um "misto de popularidade real com virtual" onde muitas vezes nem é a qualidade da música que importa e sim quantos elementos visuais há no vídeo.
A maioria das pessoas nem escuta mais as músicas novas com o ouvido e sim com os olhos.
Não entendeu? Então imagine esse cenário:
Imagine uma banda feita com músicos que já se foram.
Na bateria temos John Bonham (Led Zepelin), no baixo Jaco Pastorius, nos teclados Jon Lord (Deep Purple), na primeira guitarra Jimi Hendrix e na segunda guitarra Wander Taffo (Rádio Táxi), no vocal principal Freddie Mercury (Queen) nos backing vocals Elis Regina, Janis Joplin e Tim Maia.
Todos eles reencarnados mas com mesmo talento e por "divino acaso" se encontraram nessa nova encarnação e acabaram de gravar uma música num estúdio e fizeram um vídeo bem simples mostrando um show da banda. Tudo isso hoje, 2016.

No mesmo dia surge o vídeo do "MC Cabeça de Loça" cujo adora cantar com um "penico na cabeça" usando uma capa de toalha de mesa, de chinelo estilo Havaianas e cuecão por cima da bermuda. Sua música inteira se resume em:
gostosa vem tocar no meu penico! Ico!Ico! As novinha pirâ no penico!Ico!Ico!.
O cara canta como uma "araponga sendo estrupada" porém sua música tem uma batida legal
e ainda quatro gostosas dançando "a-la-Anitta" umas de fio dental outras de calçãozinho curto.
Os dois videos caem hoje nas redes sociais? Qual será o mais visto?
Pode ter certeza que que vai ser o "do Penico" porquê que ninguém escuta a  música só olha para ver as gostosas e quem não vê pelas gostosas irá ver porque o cara é muito "ridículo".
Entendeu? Não é a música que pode determinar a quantidade de visualização e sim o que chama a atenção das pessoas.
Agora vamos supor que a banda  faça a mesma coisa, qual dos dois terá mais "views"?
Claro que vai ser a banda! E no primeiro momento pode até ser pelas gostosas dançando, mas depois o público notará que a música deles está acima da qualidade atual. E nem precisa ser essa banda já há muitas assim.

Por hoje é só pessoal! Semana que vem temos a segunda parte! Abraços!

Postado por:
Rafael o KH
Autor dos Blogs Palco KH Home Estudio e Curto +Música
Instrumentista, vocalista e produtor como profissão e Técnico em T.I como passatempo!
contato: palcokh@yahoo.com.br

Nenhum comentário: