sábado, 10 de outubro de 2015

Toque musical:5 dicas para você começar a cantar ou melhorar seu canto

Muito já expliquei por aqui como gravar, mixar, masterizar e produzir de forma independente
ou pelo menos como começar a fazer isso.
Confesso que estes assuntos andam diminuam exatamente porque quase não há novo para explicar pois em quase 7 anos de blog acho que coloquei o que eu pelo menos sei.
Porém há algo que já fiz aqui porém de maneira bem menos prática: colocar o meu conhecimento de músico.
E por isso a minha nova série de postagens chamada Toque Musical vai preencher essa lacuna vazia.
Claro que aqui não é regra é apenas uma das diversas teorias musicais possíveis que você pode encontrar tanto com um professor, profissional, em vídeos e postagens em sites sobre música da internet.
A maioria das coisas dessa sessão (como quase todo blog) são coisas minhas profissionais e pessoais.
Portanto como sempre digo: nunca fique preso num lugar só. estude e pesquise sempre!
Para começar essa série de postagens vou começar pelo instrumento mais importante da música moderna:A voz!

dica 1:você pode cantar em nem sabe que canta
Alguns cantores famosos tem algo em comum: nunca pensaram em ser cantores!
Alguns vieram de corais, outros cantavam apenas no chuveiro e de repente por tem um timbre legal um amigo convida o mesmo para
fazer um teste em sua banda, e outros fizeram aulas de canto para ter mais disciplina e acabaram seguindo o caminho da música, outros eram tão desafinados mas sabiam que podiam cantar se persistirem, etc...

Cantar exercita 3 coisas:
A auto estima, a sensibilidade (quem canta seus males espanta) e o controle da respiração.
Você não pode dizer a si mesmo que não canta (assim também para outro) porque a primeira vez coisa que vez que você cantar pode ser uma surpresa total ou uma decepção total. Na minha opinião é melhor você ter uma decepção porque muitas vezes com a surpresa de achar que você canta bem, na verdade está cantando muito ruim.
E como cantar é uma coisa muito sentimental na primeira crítica você pode desabar!
Para começar você deve fazer uma coisa muito simples como mostra esse vídeo. Não é cantar a sua música preferida e sim ver o seu alcance vocal e se você consegue alcançar as notas musicais. Esse vídeo eu achei (apesar da qualidade do som) bem legal para você entender, pois esse professor não possue "um baita timbre" mas canta todas as notas afinadas.




Aqui ele apenas expõe as notas "naturais" (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) em 2 oitavas (uma grave e outra aguda). Esse é o principio básico da aula de canto. Tente ver se você consegue imita-lo. Se conseguiu tente achar outro vídeo ou pegue um instrumento musical (violão, teclado ou piano) e
tente cantar as notas dele como foi mostrado.
Dica preciosa! Grave tudo o que faz!
Desde um solfejo a uma música normal, mesmo desafinado ou afinado.
A se ouvir!Veja abaixo outro vídeo (um pouco mais detalhado)






Dica 2:Cante minimamente afinado!
Principalmente numa época que cantar bem deixou de ser "requisito" para os produtores!
Isso é coisa mais comum do mundo. Você monta uma banda/dupla e aparece uma "penca de vocalistas". Todo mundo canta e não aceitam críticas sobre isso!
E por isso a gente vê essa "onda" na internet no you tube de pessoas cantando de qualquer jeito e nem faço questão de postar
porque os sites de humor já se encarregam disso e ainda pra ajudar
os piores (que sempre alvo de piadas) ganham mais "like" do que as pessoas que cantam de verdade justamente porque são um verdadeiro desastre!
Sério! Vão até para na TV! Basta ver os programas de domingo!
Como o jabá foi aprimorado demais, cantar o básico "minimamente afinado" deixou de ser requisito (veja quantos cantores que estão na mídia são desafinados) principalmente ao vivo (já que em estúdio dá pra maquiar a voz) pois como já comentei inúmeras vezes os produtores dizem que hoje em dia o importante é ter "Carisma" e "Atitude de palco".
Ou seja cantores como Freddie Mercury, Elis Regina, Joe Cocker, Tim Maia quem tinham carisma e atitude, hoje em dia suas vozes espetaculares seriam apenas coadjuvantes e segundo essa "teoria"!
Existem pessoas que não possui uma voz espetacular, mas cantam afinados (tanto ao vivo quanto estúdio) e mesmo assim são grandes músicos/artistas como Chico Buarque, Herbet Vianna,Samuel Rosa e Lenine. Sua música pode ser boa mas você tem mais chance de aparecer cantando afinado!
Essa diferença entre os videos do You Tube que tem "5 minutos de fama" e as pessoas com talento de verdade. Pra você entender melhor veja esse vídeo de alguns reprovados do "Ídolos" de 2012. Muitos deles realmente poderiam cantar muito bem.
Se houvesse orientação mais adequada.




Veja uma parte interessante desse vídeo:
Supla, Bochecha e Preta Gil não possuem uma voz "a la Adele" mas os três cantam afinados!

Dica 3:Você nunca gostará da sua própria voz Uma vez em um DVD de uma turne de uma banda famosa (cujo o nome me fugiu da cabeça) flagraram o vocalista ouvindo música em fones de ouvido. Perguntaram para ele.
- O que você está ouvindo?
- Uma tortura!
- Quem é o cantor?
- Eu mesmo!
Poucos cantores gostam da própria voz, porque a gente só ouve a voz "dentro da caixa craniana" e por fora ela é totalmente diferente (a voz que as pessoas ouvem) e por isso muita gente se decepciona quando grava e se ouve pois achavam que cantavam parecido com seu ídolo.
A voz é uma "impressão digital". Você ouve por exemplo Axl Rose (lá dos tempos do Use Your Illusion) e sabe que esse cara é ele!
Escuta Renato Russo fazendo um "côver" da Laura Pausini e sabe que esse cara é o Renato Russo!
Isso é um conselho pessoal você tem que ter cantores bons de inspiração!
Você pode até tocar um côver imitando seu cantor favorito e impressionar as pessoas. Mas quando gravar um material próprio procure cantar com sua voz! Deixe que as pessoas escutem sua música e falem de você! Tentar canta parecido com alguém numa gravação leva ao caminho do "pastiche", como a história abaixo:
Alguns anos uns amigos gravaram um CD por um selo de uma gravadora independente. O vocalista era muito fã de 2 irmãos(Rogério Flausino do Jquest e Wilson Sideral) e desde da primeira vez que ele ouviu sua voz gravada, não gostou e tentou imitar ambos cantores.
 O côver de Jquest da banda era perfeito! O Melhor que já vi e ouvi!
Quando eles gravaram esse CD (com ótimas músicas) e mostravam as pessoas ou fazia as músicas ao vivo, muitos
que não conheciam a banda diziam: é uma música nova do Jquest?Ainda não ouvi essa do Wilson Sideral! Agora para completar a história o guitarrista da banda (que foi um dos meus professores) era fã de Satrianni. Ele tinha uma Ibanez JS e um amplificador Line 6 Flextone com um banco de timbres próximos do famoso guitarrista e na hora de
gravar o CD usou esse banco.
Resultado:
as músicas do CD ficaram iguais de uma JAM em que o Jquest chamou o Satrianni para tocar junto ou vice-versa!

Como falei foi um excelente trabalho mas em termos de chamar atenção eles teriam mas chances se vendesse a idéia para o próprio Jquest!

dica 4:graças a tecnologia você não precisa ficar escravo de um instrumento
Porém isso é algo que todo mundo já sabe faz tempo.
Quando eu comecei se você queria ser um vocalista ou você arranhava um instrumento, cantava junto com a gravação ou tinha alguém que tocava para você! Hoje em dia com tantos playblacks reais rolando no You Tube (como o debaixo no fim do item) está muito mais fácil praticar sua voz.
Minha dica é sempre procurar videos com Karo kê pois elas dão o tempo exato de entrada saída da música. Outra dica é procure primeiro cantar com a música (aqueles videos que tem letra) e depois tentar cantar o vídeo karokê da mesma (sem a voz) e se conseguir gravar para ver como
você está em relação ao original, melhor ainda!Porém não apenas você cantar, é preciso um pouco (ou muita) técnica também que o item que veremos a seguir.

dica 5: procure saber como funciona a voz Esqueça o que você na tv ou na internet. A voz não funciona a base de álcool. Um Whisky antes de cantar pode até "ligar" as cordas vocais e
dar a sensação de você estar cantando bem, mas na verdade você está anestesiando as mesmas!!!
Desde os tempos de Mozart a voz de canto tem 4 chaves principais:

Respiração
Essa a base de todo canto. Respirar bem no tempo certo! Sabe aquelas "paradas e pausas" que ouvimos numa música? Isso se chama
"Pontos de Respiração" pois é a "pausa da respiração e a volta da inspiração". Veja esse vídeo que retrata esse assunto:




Meu conselho para aprender a cantar primeiro pesquise sobre canto lírico/coral. Afinal os melhores cantores saem deste meio.

Classificação da voz
Você canta grave, médio ou agudo? Você é Barítono ou Tenor? Você é Contra alto ou Soprano?
É importante a gente sabe o que cantamos. Muitas vezes a gente canta com uma voz igual ao do Robert Plant (Led Zeppelin) enquanto
estamos mais para Eddie Vedder (Pearl Jam). Outras cantamos como Renato Russo (Legião Urbano) quando na verdade parecemos com Jorge Vercilo!
Se você não sabe onde a sua voz encaixa será meio difícil saber onde você canta bem.
Essa vídeo aula (da Professora Natália Aurea a mesma do vídeo anterior) irá ter mostrar isso.




Sugiro você fazer o teste (sempre gravando) poderá se surpreender!

Corpo bem preparado
Não basta ensaiar e cantar, você também tem que cuidar. Eu poderia dizer ter cuidado com o corpo e começar a falar aquele papo de
dormir bem, malhar 2 horas por dia, se alimentar bem, tem uma vida regrada e blá,blá,blá...
Mas nos sabemos que isso não é bem assim porque Ed Motta não cuida do corpo, Zeca Pagodinho toma até fechar o bar e Cazuza tinha a mania
de emendar uma festa atrás da outra.
Porém um bom cuidado das cordas vocais também irá te ajudar a cantar muito bem assim como você aprender a respirar no tempo exato.
Apesar das estrepolias que você escuta de um(a) cantor(a) fazer, na hora de uma gravação eles costumam sempre estarem bem preparados.
Por isso procure sempre estar o melhor fisicamente disposto para cantar. Por exemplo, se você estiver muito cansado procure fazer pausas. Quando nós sentimos cansados geralmente respiramos errado e isso nos leva a ficar meio "tonto" quando cantarmos.
Abaixo temos uma vídeo aula sobre voz e postura corporal.




Crítica, Autocrítica e Canastrice
De todos os "Demônios Pessoais" que temos este é o pior de todos para qualquer coisa.
Quantas vezes já vi (e até aconteceu comigo)um cantor está num bar se apresentando bem e alguém (geralmente um invejoso, namorado ciumento ou bêbado)
Dizer bem alto: Esse/Essa não canta nada!
No primeiro momento aquilo é como um tapa na cara principalmente quando você acha que estava indo tão bem. Claro que o show não pode parar
Você continua com ele mas se sente mal com aquilo.
Isso foi uma crítica? Não! Foi um imbecil num ato de provar "que é melhor que você" que falou uma besteira.
Então o que é uma crítica?
Crítica a gente sempre lado da "ofensa pessoal" e não adianta dizer "eu não" porque se você é um brasileiro entre 35 e 15 anos sabe que nosso "sistema educacional" sempre nos incentiva a não aceitar críticas (é só ver a postura dos artistas da nova geração quando são criticados)
Você acha que canta mal? Então faça algo! Entre num coral, faça umas aulas de canto, entre para uma igreja. Quem tem "autocrítica"irá seguir esse caminho.
Porém muitos seguem o ato da "canastrice" e o que é isso?
É aquele/aquela que canta mal mas cria um "escudo" contra as críticas. Não importa se vier o Pharrell Williams e dizer que a pessoa canta mal pra caralho ele simplesmente vai ignorar!
Você que leva a coisa a sério acha que isso não funciona. Mas olhe muitos que fazem sucesso na mídia nacional/internacional hoje. Não há autotune que resolva! E eles/elas não melhoram por pura canastrice porque recurso para isso tem!
Existem as críticas positivas e as negativas.
Você deve classifica-las e continuar seguindo.
E não ache que se você levar um elogio da sua(seu)namorada(o) quer dizer que você canta bem, porque muitas pessoas não dizem a verdade Para não ofender a outra.
Só uma maneira de saber. Você cantar uma música, gravar e comparar com o cantor original. Daí pergunte a opinião para os outros e tire sua conclusão!

Por hoje é isso!!! Semana que vem mais dicas!!!
Ótimas gravações!!!

Nenhum comentário: